SóProvas


ID
2677957
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Garça - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho da entrevista da professora Magda Soares à Pesquisa Fapesp para responder a questão abaixo.

    O sociólogo Pierre Bourdieu foi meu grande guru. Ele mostrou como a linguagem é usada como instrumento de poder na sociedade. Portanto, é importante dar às pessoas esse instrumento. As camadas populares têm que lutar muito contra a discriminação e a injustiça, e a linguagem é um instrumento fundamental. Alfabetização e letramento têm esse objetivo: dar às pessoas o domínio da língua como instrumento de inserção na sociedade e de luta por direitos fundamentais. Em relação à língua escrita, a criança tem que aprender duas coisas. Uma é o sistema de representação, que é o sistema alfabético. Esse é um processo que trabalha determinadas operações cognitivas e tem que levar em conta as características do sistema alfabético, é saber decodificar o que está escrito, ou codificar o que deseja escrever. Mas isso deve ser feito em contexto de letramento, com textos reais, não com o clássico exemplo “Eva viu a uva”. Que Eva? Que uva? Tradicionalmente a alfabetização se resumia a codificar e decodificar, porque o foco era a criança aprender apenas o código. Mas a questão é que a criança precisa aprender o código sabendo para o que ele serve.
    A escrita é uma tecnologia como outras. É importante aprender a escrever, conhecer a relação fonema-letra, saber que se escreve de cima para baixo, da esquerda para a direita, aprender as convenções da escrita. Mas essa tecnologia, como toda tecnologia, só tem sentido para ser usada: para saber interpretar textos, fazer inferências, ler diferentes gêneros, o que significa outra coisa e exige outras habilidades e competências. Aprender o sistema de escrita é alfabetização. Aprender os usos sociais do sistema de escrita é letramento.

(http://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado)

Assinale a alternativa em que as conjunções destacadas nas passagens do primeiro parágrafo - “Portanto, é importante dar às pessoas esse instrumento." e “Tradicionalmente a alfabetização se resumia a codificar e decodificar, porque o foco era a criança aprender apenas o código.” - têm, pela ordem, o substituto adequado e o sentido correto indicado entre parênteses.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B - Conclusão e Causa.

    Bons estudos!

  • O porque como causa não aceitei,

    então fui na errada e me lasquei.

     

     

  • Gabarito: B

     

    Questão: “Portanto, é importante dar às pessoas esse instrumento."  e “Tradicionalmente a alfabetização se resumia a codificar e decodificar, porque o foco era a criança aprender apenas o código.” 

     

     

    Orações Coordenativas Sindéticas Conclusivas:

    Desse modo, Assim, De modo que, Em vista disso então, Logo, Pois (depois do verbo), Por consequinte, Por isso, Portanto, Destarde

     

    Orações Subordinativas Adverbiais Causais

    Como, Já que, Porquanto, Porque, Posto que, Uma vez que, Visto que

     

     

  • Só eu enxerguei o "porque" como conjunção explicativa?
  • Só eu enxerguei o "porque" como conjunção explicativa?

     

  • O “porque” junto é uma conjunção que indica causa

  • Tanto o "porque" quanto o "pois" podem ser causais e, também, explicativas.

    Tudo vai depender do contexto. 

  • Quando for coordenativa causal troquem o "porque" por "já que".

    EX: “Tradicionalmente a alfabetização se resumia a codificar e decodificar, "já que" o foco era a criança aprender apenas o código.”

     

     

  • CONCLUSIVAS:

    EXPRIMEM IDEIA DE CONCLUSÃO.

    LOGO, PORTANTO, POIS, POR CONSEGUINTE, EM VISTA DISSO, ASSIM, POR ISSO, ENTÃO.

    CAUSAS:

    CONECTAM UMA ORAÇÃO QUE É A CAUSA DA ORAÇÃO PRINCIPAL.

    QUE, PORQUE, PORQUANTO, POIS, COMO, DADO QUE, VISTO QUE, NA MEDIDA EM QUE, POIS QUE, VISTO QUE, JA QUE, UMA VEZ QUE.

  • Para o porque ser explicativo tem que ter um modo imperatico antes dele 

    Vamos almoçar, porque estou com fome 

  • "uma vez que" é causal

  • Vale ressaltar que entretanto é adversativo

  • Para saber se é causal, basta substituir o "porque" por "JÁ QUE..."

  • Na letra C, o Portanto (é uma conjunção conclusiva e não explicativa), daí já daria pra eliminar esta alternativa.

  • "Logo (conclusão); uma vez que (causa)."

    Vejamos - PORTANTO é uma conclusiva e sempre será conclusiva, então não há o que questionar sobre ela. Basta buscar por outra conclusiva. LOGO é a única conclusiva da lista, porque entretanto é adversativa.

    UMA VEZ VEZ - pode ser substituída por JÁ QUE, DESDE QUE, VISTO QUE, VISTO COMO, DE MODO QUE .... e será causal.

    Faltou pra galera que errou um pouquinho mais de afinidade com a decoreba e interpretação do assunto.

  • Primeiramente, em relação aos termos destacados no trecho de enunciado, é imperioso ressaltar que a conjunção PORTANTO tem valor conclusivo e equivalentes LOGO, POR ISSO, ENTÃO etc; bem assim a conjunção PORQUE tem valor causal e equivalentes JÁ QUE, UMA VEZ QUE, PORQUANTO, VISTO QUE, POIS QUE etc.

    ALTERNATIVA A: OPÇÃO INCORRETA. “No entanto (causa)” – em vez de “causa”, oposição, ressaltando que a questão indica “conclusão”.

    ALTERNATIVA B: OPÇÃO CORRETA. Logo (conclusão); uma vez que (causa). Justificativa já posta nos comentários. Substituição adequada.

    ALTERNATIVA C: OPÇÃO INCORRETA.Entretanto (conclusão); portanto (explicação). ERROS: entretanto = OPOSIÇÃO; portanto = CONCLUSÃO.

    ALTERNATIVA D: OPÇÃO INCORRETA. “Assim (modo); desde que (condição). As ideias-valores estão corretas, mas não há adequação na substituição, conforme já se explicou nos comentários no início.

    ALTERNATIVA E: OPÇÃO INCORRETA. “Contanto que (condição); porquanto (causa).”

    As ideias-valores estão corretas, mas não há adequação na substituição, conforme já se explicou nos comentários no início.

  • Dica de quando o "porque" é explicativo: possue vírgula.

  • GAB. D

    Logo (conclusão); uma vez que (causa).