SóProvas


ID
2678968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a legislação societária e os pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, julgue o item a seguir.


Na mensuração de estoque, o valor realizável líquido refere-se à quantia pela qual um ativo pode ser trocado entre compradores e vendedores dispostos a isso, conhecedores do negócio e independentes entre si.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Esse seria o valor Justo!

     

    Valor realizável líquido: é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios (...), ou seja, é um valor específico para a entidade.

    -->Venda de forma ordenada

    Para quem precisa de uma ajuda na preparação, segue no instagram a página @lt.concursos

    Dicas que me levaram ao 1º lugar na PF!

  • Comentário que vi da DANIELA RFB 

     

    RESUMO: (OBS: TEM QUE SABER!! CAI MAIS QUE NEYMAR.)

     

    - Custo corrente: Valor na data das demonstrações contábeis

     

    - Valor realizável: Valor de venda específico para a entidade .

     

    - Valor justo: Transação sem influências. É uma transação sem favorecimentos.

  • De acordo com o CPC 16:

    Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.

    Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.

    A questão inverte os conceitos. Gabarito E

  • Valor Realizável Líquido é uma das formas previstas pelas Normas Internacionais de Contabilidade para mensuração do valor dos ativos de uma entidade. É definido como o preço de venda estimado no decurso ordinário da actividade empresarial menos os custos estimados para o concluir e os custos estimados necessários para efectuar a venda. O valor realizável líquido refere-se portanto à quantia líquida que uma entidade espera realizar com a venda do ativo no decurso ordinário dos seus negócios. Dito de uma forma mais simples, corresponde ao valor monetário (de caixa ou seus equivalentes) líquido que seria obtido caso fosse vendido no mercado a compradores interessados e esclarecidos.

    Assim definido, o Valor Realizado Líquido é um valor específico para a entidade. Distingue-se, portanto, do conceito de , o qual reflecte a quantia pela qual o mesmo ativo podia ser trocado entre compradores e vendedores conhecedores e dispostos a isso. Por este motivo, nem sempre o valor realizável líquido dos ativos é equivalente ao  menos os custos de vender.

  • Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.

    Valor justo é aquele pelo qual um ativo pode ser trocado ou um passivo liquidado entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.

     O Cespe inverteu os conceitos de Valor Realizável Líquido e Valor Justo.

    GABARITO: ERRADO.

  • O VALOR REALIZÁVEL LÍQUIDO refere-se à quantia líquida que a entidade espera realizar com a venda do estoque no curso normal dos negócios. O VALOR JUSTO reflete a quantia pela qual o mesmo estoque pode ser trocado entre compradores e vendedores conhecedores e dispostos a isso. O primeiro é um valor específico para a entidade, ao passo que o segundo já não é. Por isso, o valor realizável líquido dos estoques pode não ser equivalente ao valor justo deduzido dos gastos necessários para a respectiva venda. 

  • VALOR REALIZÁVEL LÍQUIDO = Refere-se à quantia líquida que a entidade espera realizar com a venda do estoque no curso normal dos negócios.

    VALOR JUSTO = Reflete a quantia pela qual o mesmo estoque pode ser trocado entre compradores e vendedores conhecedores e dispostos a isso.

  • Valor realizável líquido: valor que a entidade espera receber pela venda do estoque; - VALOR DE SAÍDA

    Valor Justo: preço pelo qual ocorreria a venda do estoque no mercado. - VALOR DE SAÍDA

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte:  CPC 16 / Gilmar Possati - Estratégia

    A questão exige conhecimentos das definições presentes no CPC 16: 

    6. Os seguintes termos são usados neste Pronunciamento, com os significados especificados: 

    Estoques são ativos: 

    • (a) mantidos para venda no curso normal dos negócios; 
    • (b) em processo de produção para venda; ou 
    • (c) na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços. 

    Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda

    Valor justo é aquele pelo qual um ativo pode ser trocado ou um passivo liquidado entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória. 

    7. O VALOR REALIZÁVEL LÍQUIDO refere-se à quantia líquida que a entidade espera realizar com a venda do estoque no curso normal dos negócios.  O VALOR JUSTO reflete a quantia pela qual o mesmo estoque pode ser trocado entre compradores e vendedores conhecedores e dispostos a isso. O primeiro é um valor específico para a entidade, ao passo que o segundo já não é. Por isso, o valor realizável líquido dos estoques pode não ser equivalente ao valor justo deduzido dos gastos necessários para a respectiva venda. 

    Observe que a banca inverteu os conceitos de Valor Realizável Líquido e Valor Justo, fato que tornou o item incorreto. Mais uma vez a banca utiliza uma velha estratégia (inversão de conceitos) para tentar confundir o candidato. Portanto, fique atento com possíveis inversões de conceitos.