-
O planejamento operacional está focado na eficiência (ênfase nos meios), enquanto que os planejamentos estratégicos e táticos estão focados na eficácia (ênfase nos fins).
Mas cuidado! Na questão Q629883, de 2016, a FCC considerou correto a seguinte assertiva: O planejamento operacional decide “o que fazer” e “como fazer”.
-
ridícula.
-
Estratégico - médio prazo, enfasê nos fins, eficácia (visão de futuro)
Tático - curto prazo, enfasê nos fins, eficácia (caminhos exequíveis)
Operacional - curto prazo, enfasê nos meios, eficiência(otimização na aplicação dos recursos disponivéis)
-
Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).
-
É forçar demais a barra afirmar que deve focar aspectos de eficiência e não de eficácia, mesmo em se tratando de planos operacionais...vida que segue!
-
Como que os planos operacionais não visão resultado????
-
De acordo com Chiavenato, "Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da organização".
gab: c
-
#PLANEJAMENTO OPERACIONAL#
~ Tarefas específicas,detalhadas,minuciosas
~ Ex:Cronograma,fluxograma
~ Procedimentos
~ Habilidades técnicas
~ Feitas para o curto prazo
~ Contato direto com o cliente
~ Atividades + voltadas para a eficiência
~ Nesse nível trabalham:> Supervisores > Coordenador > Gerente de primeira linha
Prof. Giovanna Carranza
-
eficácia --> foco nos resultados. Está relacionada aos níveis estratégico e tático
eficiência --> foco nos meios. Está relacionada ao nível operacional
-
Pessoal, em primeira análise a questão da parece absurda, ao afirmar que os planos operacionais são voltados para a eficiência e não para a eficácia. Há que se ponderar, para responder essa questão, o seguinte:
1) Quando a questão classifica os planos operacionais em 4 (procedimentos, orçamentos, programas e regulamentos), de cara, identificamos que a literatura utilizada é a do autor Chiavenato. Como bem disse outro colega, o Chiavenato traz em seu livro a seguinte afirmativa: "Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da organização". Em resumo, a banca pegou a afirmativa do Chiavenato e jogou ela na questão. Daí a importância de conhecer a literatura utilizada pelas bancas e focar nessas.
2) Por fim, há que se considerar que de fato que os planos operacionais são voltados para a eficiência, uma vez que os planos estratégico e tático é que estipulam os resultados pretendidos por meio de objetivos e metas. Como base nesses objetivos e metas (resultados pretendidos), o nível operacional definirá os meios para se atingi-los.
Bons estudos.
-
Sou formado em ADM, e apesar dessa diferença, não consigo entender como os procedimentos do nível operacional visam apenas a eficiência, e desconsideram a eficácia, uma vez que a estratégia é de cima para baixo. Os procedimentos operacionais são meios para atingir os resultados, que passam pela eficácia.
Enfim, o negócio é acertar a questão, e se os teóricos da Adm assim dividem...
-
CORRETO!
planos operacionais - programas, orçamentos, regulamentos e procedimentos. curto prazo. foco na eficiência (meios)