-
Gabarito: Certo
A nova administração pública, baseada no modelo de administração gerencial, preocupa-se com o controle dos resultados (controle a posteriori). Deve-se ressaltar, visando a evitar confusões, que o modelo burocrático preocupa-se com o controle preventivo (controle a priori), verificando se a atividade a ser cumprida segue as normas anteriormente definidas. Caso a atividade esteja em conformidade com as regras da organização, a sua execução será realizada.
A administração pública gerencial é aquela onde suponhamos que o Estado funcione como uma empresa, cujos serviços são destinados aos cidadãos e que possui como principais característícas a eficiência no serviços, a avaliação de desempenho e o controle dos resultados.
Fonte: http://www.portal-administracao.com/2014/05/administracao-publica-gerencial.html
-
Certo
Administração gerencial implica que a administração pública deve focar nas demandas da sociedade, deve atuar de modo a buscar resultados. A partir do pressuposto de que práticas do setor privado podem ser aplicadas ao setor público tem-se a adoçao da avaliação de desempenho em lugar da "estabilidade" que a burocracia oferecia, e controle dos resultados.
Avaliação do desempeho:
É um processo que serve para julgar ou sistematizar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa, sobretudo, qual é a sua contribuição para a organização.
Controle dos resultados:
Visa poder saber se a atuação administrativa está, de fato, cumprindo seu papel ou se há a necessidade de correções às ações tomadas, pensando sempre em trazer o melhor resultado ao cliente-cidadão.
-
Gabarito: Certo.
As estratégias da administração pública gerencial são voltadas:
a) para a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade;
b) para a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados;
c) para o controle posterior dos resultados;
-
Nova Administração = Gerencial
Ênfase = Resultado
-
Ênfase:
PROCESSOS (a priori) => burocracia
RESULTADOS (a posteriori) => gerencialismo
-
Certo.
Acrescentando...
Indicadores de desempenho: eficiência, eficácia, efetividade, economicidade...
-
SOMENTE NA TEORIA, POIS, NA PRÁTICA.....
-
Indicadores de RESULTADOS - 3 EF
EFciência - recursos
EFicácia - atingir os objetivos
EFetividade - Impacto dos resultados atingidos.
Indicadores de ESFORÇO - 2 EX e 1 EC
EXcelência - conformidade com os padrões
EXecução - realização conforme o estabelecido.
EConomicidade - menor custo possível
-
Perfeito.
Na Administração Gerencial, a administração pública deve focar nas necessidades da sociedade, atuando de modo a buscar resultados. Nesta nova administração, preocupa-se com o controle dos resultados (controle a posteriori), diferentemente do modelo burocrático cujo controle era a priori. A administração pública gerencial é aquela onde o Estado funciona como uma empresa, cujos serviços são destinados aos cidadãos e que possui como principais características a eficiência, a avaliação de desempenho e o controle dos resultados.
Fonte: anotações do QC.
-
CERTO
A administração pública gerencial é aquela onde suponhamos que o Estado funcione como uma empresa, cujos serviços são destinados aos cidadãos e que possui como principais característícas a eficiência no serviços, a avaliação de desempenho e o controle dos resultados.
-
CERTO
Burocracia → Controle dos processos (meio)
Adm. Gerencial → Controle dos resultados (fins)
-
Características presentes, de fato, na Administração gerencial. Embora, na prática é como se não existisse o "controle de resultados" rs
Bons estudos
-
CERTO
VEJAM OUTRA PARECIDA:
Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-AL Prova: Técnico Judiciário.
A administração pública gerencial é multifuncional, define indicadores, mede e analisa resultados, foca no cidadão e procura flexibilizar as relações de trabalho. (CERTO)
'' Bons estudos !!!!!!!!!!! ''
-
Quando eu tenho como Caracteristica a : COMPETITIVIDADE
Eu preciso ter Mecanismos de Controle , como :
- Indicador de Desempenho .
- E Controle de Resultados .
-
Além dessas características, vale citar que a NÃO não objetiva extinguir com as práticas burócraticas e sim com as suas disfunções
-
cespe já cobrou q indicadores de desempenho nasceram na burocracia... cuidado
-
GABARITO C
Diferença entre os modelos BUROCRÁTICOS e de GERENCIAL é a função de controle. Deixa de ser efetuado em relação PROCESSO/PROCEDIMENTOS "a priori" ou "ex-ante", e passar a ser efetuado com base nos RESULTADOS, "a posteriori" ou ex-post"
Espero ter ajudado!
-
Administração Burocrática -> foco no controle dos processos (meios) ou "a priori"
Nova Gestão Pública -> foco na finalidade, no resultado ou "a posteriori"
-
Dentro do modelo gerencial temos um controle baseado nos resultados. Para tanto, são utilizados indicadores de desempenho.
Resposta: CERTO
-
-
Indicadores de desempenho : Eficiência , eficaz e efetividade .
-
CERTO