-
orçamento-programa está diretamente relacionado ao planejamento e aos objetivos que o governo pretende alcançar. É expresso por um conjunto de ações a serem realizadas e pela identificação dos recursos necessários.
-
Gabarito EXTRAOFICIAL preliminar: ERRADA
O conceito tradicional/clássico de orçamento destaca a lei orçamentária como a lei que abrange a previsão da receita e a fixação de despesa para determinado período de tempo. Nesse conceito, não há preocupação com o planejamento, com a intervenção na economia ou com as necessidades da população - o orçamento é apenas um ato que aprova previamente as receitas e despesas públicas. Numa visão moderna, o orçamento é um programa de governo proposto pelo Executivo à aprovação do Legislativo. É um plano político de ação governamental para o exercício seguinte. É um espaço de debate e decisão em que os atores envolvidos revelam seu poder, suas preferências, definem as realizações pretendidas e reservam os recursos para a execução. Quem se preocupava em demonstrar a natureza do gasto eram as técnicas tradicionais (orçamento tradicional), que era um documento de previsão de receitas e autorização de despesas com ênfase no gasto, no que se comprava. É um processo orçamentário em que apenas uma dimensão do orçamento é explicitada, qual seja, o objeto de gasto (natureza do gasto). Esse orçamento refletia apenas os meios que o Estado dispunha para executar suas tarefas. O Orçamento Programa representa uma evolução do Orçamento Tradicional e de desempenho, vinculando-o ao planejamento. Possibilita melhor controle da execução dos programas de trabalho, identificação dos gastos, das funções, da situação, das soluções, dos objetivos, recursos etc.
-
Orçamento programa (ou moderno)
Consiste em um método de orçamentação por meio do qual as despesas públicas são fixadas a partir da previsão das receitas e da identificação das necessidades públicas. Essas necessidades (despesas) são realizadas por meio de ações do governo (gastos planejados em projetos, atividades ou operações esoeciais). As ações são postas dentro se um programa (Campo em que se desenvolvem ações homogêneas que visam ao mesmo resultado/objetivo).
Fonte: Apostila Anderson Ferreira - IMP
-
Gab. (Errado)
Essa é a definição do Orçamento Clássico ou Tradicional, que era como que um documento de previsão de receita e autorização de despesas, cujo enfoque principal era o gasto. Também conhecido por “lei de meios”, já que não observava o planejamento e às reais necessidades da população, ou seja, é um mero inventário de “meios” com o qual a administração realizaria suas tarefas, daí a denominação de “Lei de meios” para o orçamento tradicional.
bons estudos
-
ERRADA (VALE A PENA APRENDER)
ENTENDAM (...)
O orçamento clássico ou tradicional tinha como principal objetivo a ideia de accountabily, ou seja, dever de prestar contas a sociedade. Essa arquitetura vigeu com mais latência até o final do século XIX.
A principal preocupação do modelo clássico era mostrar como, e com o que está sendo gasto os recursos públicos.
Por sua vez...
O orçamento-programa ou moderno tem uma visão distina, ele chega no final do século supracitado, e tem como principal objetivo o PLANEJAMENTO, POR MAIS QUE SIRVA PARA PRESTAR CONTAS, ESTE NÃO É SEU PRINCIPAL OBJETIVO.
FAZ-SE MISTER ESCLARECER QUE O PENSAMENTO DO ORÇAMENTO TRADICIONAL NÃO FOI ELIMINADO POR COMPLETO, UM EXEMPLO CLÁSSICO SÃO AS DESPESAS DE PESSOAL. ESSE TIPO DE ORÇAMENTO SE PRENDE AO PASSADO PARA PODER TER UMA VISÃO DE FUTURO.
AVANTE GUERREIROS!
-
Gab: errado.
orçamento programa:
1) integração planejamento e orçamento;
2) acompanhamento físico- financeiro;
3) avaliação de resultados e gerencia por objetivos;
4) quantificação de objetivos e metas;
fonte: meus resumos. bons estudos!
-
O objetivo principal do orçamento TRADICIONAL é mostrar à sociedade a natureza do gasto governamental.
-
O "orçamento desempenho/funcional" é uma das priemiras modalidades de orçamentação moderna (comparando com o tradicional), porém não havia vincunlo com o planejamento. Já o orçamento programa contém vinculo com os intrumentos de planejamento (PPA, LDO e LOA).
Caracteristicas comuns: Enfâse naquilo que se faz (Realização/Função) e Foco nos objetivos (fim).
-
Tipos de orçamento
1. Orçamento Programa
· Ênfase voltada mais às realizações de um governo do que às suas aquisições;
· O orçamento-programa detalha as despesas e as atividades programáticas de um ente estatal, incluindo minimamente os objetivos e propósitos da instituição em questão, os programas necessários para o atingimento desses objetivos, os custos programáticos e as medidas de desempenho.
2. Orçamento Tradicional
· Falta de planejamento da ação governamental;
· Baseia-se no orçamento do exercício anterior;
· Demonstra uma despreocupação do gestor público com o atendimento das necessidades da população;
· Importa-se apenas com as necessidades financeiras dos órgãos públicos para realização das suas tarefas, sem questionamentos sobre objetivos e metas.
· Ênfase nos aspectos contábeis;
· documento de previsão de receita e autorização de despesas com ênfase no gasto (Augustino Paludo);
· Ênfase nas unidades administrativas;
3. Orçamento base zero
* Exige que todas as despesas de cada repartição pública sejam justificadas detalhadamente como se cada item programático se tratasse de uma nova iniciativa.
* Todo o conhecimento prévio acerca das execuções em exercícios anteriores seria desconsiderado.
* Não gera direito adquirido sobre despesas anteriormente autorizadas.
* Envolve um processo moroso e oneroso.
* Desvinculado de Planejamento.
* Decisões voltadas para a maximização da eficiência na alocação dos recursos públicos.
* Avaliação e a Tomada de decisão ocupam papel primário
* Formato (apresentação e organização) ocupa papel secundário.
-
"De acordo com Abrúcio e Loureiro, “o orçamento é um instrumento
fundamental de governo, seu principal documento de políticas públicas.
Através dele os governantes selecionam prioridades, decidindo como gastar os
recursos extraídos da sociedade e como distribuí-los entre diferentes grupos
sociais, conforme seu peso ou força política. Portanto, nas decisões
orçamentárias os problemas centrais de uma ordem democrática como
representação e accountability estão presentes. (...)"
Fonte: Prof. Sérgio Mendes - Curso Estratégia
-
Segundo conceituação das Organizações das Nações Unidas (ONU – 1959), o Orçamento-programa é um sistema que enfoca com maior atenção aquilo que o governo realiza em relação ao que o governo adquire. Assinale a alternativa que não corresponde a uma característica do orçamento-programa.
e) A alocação dos recursos visa à aquisição dos meios que o governo emprega para o cumprimento de suas funções.
Segundo James Giacomoni, são elementos essenciais do orçamento-programa:
a) os objetivos e propósitos perseguidos pela instituição e para cuja consecução são utilizados os recursos orçamentários; b) os programas, isto é, os instrumentos de integração dos esforços governamentais no sentido da concretização dos objetivos; c) os custos dos programas medidos através da identificação dos meios ou insumos (pessoal, material, equipamentos, serviços etc.) necessários para a obtenção dos resultados; e d) medidas de desempenho com a finalidade de medir as realizações(produto final) e os esforços despendidos na execução dos programas.
Segundo Valdecir Pascoal (2002, p.15), a palavra programa revela uma qualidade do orçamento moderno, pois, trata-se de instrumento do planejamento que permite identificar os programas, os projetos e as atividades a serem realizadas pelo governo, dispondo ainda sobre o estabelecimento de objetivos, metas, custos e resultados esperados, oferecendo maior transparência na execução dos gastos públicos.
Cabe salientar a sensível diferença expressa pelo autor Giacomoni nos custos dos programas e com o gabarito de alocação dos recursos dos meios.
-
Errado. O objetivo principal do orçamento público é estimar RECEITAS e fixar DESPESAS. Estabelecendo desta forma as ações prioritárias para o atendimento das demandas da sociedade, devido a escassez de recursos. Ou seja, nessa lei, o governo procede a previsão de quanto vai receber e define quanto vai gastar. O orçamento público é uma ferramenta de planejamento e evitar que o governo gaste mais do que recebe.
-
O Orçamento público é o instrumento de gestão de maior relevância e provavelmente o mais antigo da administração pública. É um instrumento que os governos usam para organizar os seus recursos financeiros. Partindo da intenção inicial de controle, o orçamento público tem evoluído e vem incorporando novas instrumentalidades.
Fonte:http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2170/1/Or%C3%A7amento%20P%C3%BAblico%20Conceitos%20B%C3%A1sicos%20-%20M%C3%B3dulo%20%20%281%29.pdf
-
o orçamento-programa visa mostrar a finalidade do gasto , não de onde vem o gasto.
-
Errado.
O orçamento moderno se preocupa com o que o Governo realiza, não com o que compra, e pode ser entendido como um plano de trabalho, um instrumento de planejamento da ação do governo, através da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, além do estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previsão dos custos relacionados.
-
Isso é característica do tradicional.
Orçamento tradicional/clássico:
- apenas uma dimensão é explicitada, o objeto do gasto
- origem na Inglaterra no ano de 1822, surgiu como uma forma de controle político
- dissolução entre planejamento/orçamento;
- funções alocativas, distributivas e estabilizadora tinham funções secundárias;
- visa à aquisição de meios;
- necessidades financeiras das unidades;
- ênfase nos aspectos contábeis;
- classificação por unidades administrativas e por objetos/item de despesa
- controle da legalidade e honestidade do gestor público;
- peça contábil financeira
** predomina o incrementalismo.
orçamento-programa (final da década de 50 nos EUA):
- sob a denominação de PBS (planning programming budgeting system)
- ficou explícito no DEC 200/67; realidade decreto 2829/98;
- integração entre planejamento e orçamento;
- quantificação de objetivos e fixação de metas;
- relação insumo-produto;
- alternativas programáticas.
- acompanhamento físico-financeiro;
- classificação FUNCIONAL E PROGRAMÁTICA – programas, ações e subtítulos;
- indicadores para acompanhamento e aferição de resultados;
- visa EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE.
- gerência por objetivos.
GAB ERRADO.
-
Acerca dos conceitos básicos de orçamento público, julgue o item a seguir.
O objetivo principal dos orçamentos públicos modernos é mostrar à sociedade a natureza do gasto governamental.
AFIRMATIVA INCORRETA, ERRADA.
Na verdade os orçamentos públicos modernos têm vários outros objetivos mais importantes do que simplemente mostrar a natureza do gasto governamental, nos orçamentos modernos não se relega o orçamento a mera peça contábil, mas diz-se que sua importância (importância dos orçamentos públicos modernos) reside em ser um verdadeiro orçamento programa em que há o estabelecimento de objetivos e metas a serem perseguidos pela administração pública, destaca-se ainda o forte elo entre o planejamento e o orçamento.
Segue lá @juniortelesoficial
-
O objetivo principal do orçamento público é estimar RECEITAS e fixar DESPESAS.
-
Errada!
Orçamento TRADICIONAL: Mostra a natureza dos gastos, era um mero instrumento contábil.
Orçamento Programa:(utilizado hoje/moderno): Foco no planejamento, estratégico, mostra os RESULTADOS.
-
Orçamento-programa tem sua ênfase nas realizações e avaliação dos resultados,abrange a eficácia (alcance das metas) e a efetividade (análise do impacto).
Visão moderna
Visão ampla
Entendido como um plano de trablaho
Instrumento de planejamento da ação do governo...
-
Gabarito: ERRADO
Em um sentido instrumental, pode - se definir orçamento público como um instrumento pelo qual o Governo elabora, expressa, executa, controla e avalia o cumprimento de suas atividades em cada período de gestão, refletindo as escolhas ideológicas feitas pelo partido polítco ou pelo grupo político que se encontra no poder.
Um dos principais objetivos do orçamento público é colaborar com atendimento das necessidades da sociedade e a melhora da satisfação popular.
Além disso, o Governo talves não consiga realizar tudo que planejou, mas não poderá fazer o que não planejou.
Prof. Marcelo Adriano (Focus Concursos)
-
Um dos objetivos do orçamento moderno é realmente a transparência da gestão. No entanto, o orçamento está muito complexo para ter como objetivo principal a transparência da arrecadação da receita e realização de despesas.
Irei citar alguns objetivos do orçamento moderno:
(a) planejamento e programação (plano de governo);
(b) instrumento de participação democrática nas decisões de governo;
(c) ordenação e coordenação dos meios (receitas e despesas);
(d) instrumento hábil para influir na economia e na sociedade;
(e) permite o controle e a fiscalização no uso dos recursos;
Gabarito, portanto, ERRADA
-
ERRADO.
O objetivo principal é o planejamento.
-
Orçamento Clássico/Tradicional: apenas se preocupa com aspecto jurídico para controle político, prevendo receitas e fixando despesas. Sua principal preocupação era mostrar como e com o que está sendo gasto os recursos públicos.
Orçamento-Programa/Moderno: Instrumento de planejamento do governo. Ênfase nas realizações, portanto na efetividade. Elo entre planejamento, orçamento e gestão. Objetiva o planejamento e por mais que sirva para prestar contas, este não é o seu objetivo.
Orçamento Base Zero: ênfase na eficiência - considerando que as despesas são novas a cada ano, tendo todas elas que ser justificadas e exigindo, assim, maior comprometimento e chances em atingir objetivos e metas. Parte-se do zero a cada ano.
Orçamento Funcional/Desempenho: ênfase na eficácia pois considera duas dimensões do orçamento: objeto gasto e ações desenvolvidas. Considerado instrumento de gerenciamento.
Orçamento Incremental: Aumenta o percentual a cada ano, sem considerar soluções alternativas. Foca nos itens de despesa. Esse modelo adota os valores anteriores e incrementa novos. Ainda é utilizado no Brasil.
Orçamento Participativo: Participação real da população nos processos, democratizando a relação Estado e Sociedade; ocorre perda de flexibilidade. Maior rigidez na programação de investimentos. A legalidade e o Legislativo não deixam de ter sua participação.
-
Gabarito: ERRADO
Objetivo do orçamento público
O Orçamento Público pode ser definido como o ato legal que estabelece um conjunto de ações a serem realizadas durante um período de tempo determinado, estimando o montante de recursos a serem arrecadados e fixando o montante dos recursos a serem aplicados a fim de manter ou ampliar os serviços públicos e a realização de obras que atendam às necessidades da população.
Programas temáticos: retratam no PPA a agenda de governo organizada pelos Temas das Políticas Públicas e orienta a ação governamental. Sua abrangência deve ser a necessária para representar os desafios e organizar a gestão, o monitoramento, a avaliação, as transversalidades, as multissetorialidades e a territorialidade. O programa temático se desdobra em objetivos e iniciativas.
1) Objetivos: expressam o que deve ser feito, refletindo as situações a serem alteradas pela implementação de um conjunto de iniciativas, com desdobramento no território.
2) Iniciativas: declaram as entregas à sociedade de bens e serviços, resultantes da coordenação de ações orçamentárias e outras: ações institucionais e normativas, bem como da pactuação entre entes federados, entre Estado e sociedade e da integração de políticas públicas.
No caso da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscal e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas e autarquias.
-
Complementando
Orçamento Tradicional
Processo orçamentário em que apenas uma dimensão do orçamento é explicitada, qual seja, o objeto de gasto. Também é conhecido como Orçamento Clássico.
Orçamento de Desempenho
Processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas. Toda a ênfase reside no desempenho organizacional, sendo também conhecido como orçamento funcional.
Orçamento Programa
Originalmente, sistema de planejamento, programação e orçamentação, introduzido nos Estados Unidos da América , no final da década de 50, sob a denominação de PPBS ( Planning Programning Budgeting System). Principais características: integração, planejamento, orçamento; quantificação de objetivos e fixação de metas; relações insumo-produto; alternativas programáticas; acompanhamento físico-financeiro; avaliação de resultados; e gerência por objetivos.
Orçamento Base-Zero
Abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., durante o ano de 1969. Foi adotada pelo estado de Geórgia (gov. Jimmy Carter) com vistas ao ano fiscal de 1973. Principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.
Orçamento Incremental
Orçamento feito através de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa.
Fonte: http://www.tesouro.gov.br/pt/-/glossario
-
Segue outra:
QUESTÃO CERTA: A adoção do orçamento moderno está associada à concepção do modelo de Estado que, desde antes do final do século XIX, deixa de caracterizar-se por mera postura de neutralidade, própria do laissez-faire, e passa a ser mais intervencionista, no sentido de corrigir as imperfeições do mercado e promover o desenvolvimento econômico.
Resposta: Errado.
-
O orçamento moderno tem como objetivo principal o PLANEJAMENTO.
-
O objetivo principal dos orçamentos públicos modernos é mostrar à sociedade a natureza do gasto governamental.
Errado, o objetivo principal do orçamento público moderno (=orçamento programa) não é demonstrar a natureza do gasto, mas sim a qualidade do gasto que é especificada no elemento da despesa, este por sua vez indica o objeto do gasto.
-
orçamentos modernos: visa mostrar os programas de governo e ter transparência com a sociedade
-
2018
A modalidade orçamentária atualmente em uso pelos entes públicos brasileiros é uma evolução do orçamento de desempenho.
certa
2013
O orçamento-programa
deve expressar o produto final que, quantificado como meta, representa o objetivo da ação pública, ainda que a perspectiva do programa seja
plurianual.
Errada
-
O objetivo principal do orçamento público é a viabilização do planejamento governamental e a realização de políticas públicas organizadas em programas.
-
Objetivo do Orçamento é OPERACIONALIZAR a atividade financeira do Estado, via percepção de receitas e aplicação das mesmas de modo a arcar com despesas publicas
-
Objetivo do Orçamento é OPERACIONALIZAR a atividade financeira do Estado, via percepção de receitas e aplicação das mesmas de modo a arcar com despesas publicas
-
Orçamento-programa: Uma das suas principais diferenças em relação às outras concepções orçamentárias está no fato de o orçamento programa se configurar como um efetivo elo entre o planejamento e as ações executivas da Administração Pública, cuja ênfase é a consecução de objetivos e metas onde são considerados os custos dos programas de ação e classificados a partir do ponto de vista funcional-programático.
Uma das principais características do orçamento-programa, em em contraposição com os orçamentos tradicionais, é a ênfase no objetivo, e não no objeto do gasto.
FONTE: Livro de Administração Financeira e Orçamentária para os concursos de técnico e analista.
-
-
O OBJETIVO É O PLANEJAMENTO.
-
ORÇAMENTO TRADICIONAL:
No orçamento TRADICIONAL, o aspecto jurídico do orçamento sobrepõe-se ao aspecto econômico.
=> VISA À AQUISIÇÃO DE MEIOS;
=> CONSIDERAM-SE AS NECESSIDADES FINANCEIRAS DAS UNIDADES;
=> ÊNFASE NOS ASPECTOS CONTÁBEIS;
=> CLASSIFICAÇÃO PRINCIPAL POR UNIDADES ADMINISTRATIVAS E ELEMENTOS;
=> ACOMPANHAMENTO E AFERIÇÃO DE RESULTADOS PRATICAMENTE INEXISTENTES;
=> CONTROLE DA LEGALIDADE E HONESTIDADE DO GESTOR PÚBLICO;
=> DISSOCIAÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO.
ORÇAMENTO DE DESEMPENHO(POR REALIZAÇÕES):
=> ENFATIZA O RESULTADO DOS GASTOS E NÃO APENAS OS GASTOS EM SI;
=> HÁ DOIS QUESITOS: O OBJETO DO GASTO (SECUNDÁRIO) E UM PROGRAMA DE TRABALHO CONTENDO AS AÇÕES DESENVOLVIDAS;
=> DEFICIÊNCIA: DESVINCULAÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO.
ORÇAMENTO POR ESTRATÉGIA( DE BASE ZERO):
=> DETERMINA O DETALHAMENTO JUSTIFICADO DE TODAS AS DESPESAS PÚBLICAS A CADA ANO, COMO SE CADA ITEM DA DESPESA FOSSE UMA NOVA INICIATIVA DO GOVERNO;
=> No orçamento base zero tudo é zerado, não se leva em consideração os gastos do exercício anterior, sem exceções.
=> AS AÇÕES DEVEM SER IDENTIFICADAS E CLASSIFICADAS EM ORDEM DE IMPORTÂNCIA POR MEIO DE UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA PARA QUE OS PACOTES DE DECISÃO SEJAM PREPARADOS;
=> PODE SER CONSIDERADO UMA TÉCNICA DO ORÇAMENTO PROGRAMA;
=> TEM POR DESVANTAGENS A DIFICULDADE, A LENTIDÃO E O ALTO CUSTO DA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO.
ORÇAMENTO PROGRAMA:
=> INTEGRAÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO;
=> VISA A OBJETIVOS E METAS;
=> CONSIDERAM-SE AS ANÁLISES DAS ALTERNATIVAS DISPONÍVEIS E TODOS OS CUSTOS;
=> ÊNFASE NOS ASPECTOS ADMINISTRATIVOS E DE PLANEJAMENTO;
=> CLASSIFICAÇÕES PRINCIPAIS: FUNCIONAL E PROGRAMÁTICA;
=> UTILIZAÇÃO SISTEMÁTICA DE INDICADORES PARA ACOMPANHAMENTO E AFERIÇÃO DOS RESULTADOS;
=> O CONTROLE VISA A EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO:
=> OBJETIVA A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NA ALOCAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS;
=> NÃO SE OPÕE AO ORÇAMENTO PROGRAMA E NÃO POSSUI UMA METODOLOGIA ÚNICA;
=> NÃO HÁ PERDA DE PARTICIPAÇÃO DO LEGISLATIVO E NEM DIRETAMENTE DE LEGITIMIDADE;
=> SEGUNDO A LRF, DEVE SER INCENTIVADA A PARTICIPAÇÃO POPULAR E A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DURANTE OS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS;
=> SEGUNDA A CFRB/88, A INICIATIVA DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS PERTENCE AO PODER EXECUTIVO;
=> DESVANTAGENS: PERDA DA FLEXIBILIDADE E MAIOR RIGIDEZ NA PROGRAMAÇÃO DE INVESTIMENTOS.
-
O principal objetivo orçamento moderno é mostrar a natureza do gasto governamental? Simplesmente mostrar com que o dinheiro público foi gasto?
Claro que não! Esse é o objetivo do orçamento tradicional, cuja ênfase era nos meios (no que se compra) e utilizava a classificação por unidades administrativas e por elementos de despesa (objeto do gasto). Por isso, a questão ficou errada.
O orçamento evoluiu, de forma que o orçamento moderno é muito mais do que uma simples previsão da receita ou estimativa de despesa. O orçamento moderno é um instrumento da Administração Pública, um instrumento de planejamento das ações governamentais.
Gabarito: Errado
-
O objetivo principal do orçamento público é estimar RECEITAS e fixar DESPESAS. Estabelecendo desta forma as ações prioritárias para o atendimento das demandas da sociedade, devido a escassez de recursos. Ou seja, nessa lei, o governo procede a previsão de quanto vai receber e define quanto vai gastar. O orçamento público é uma ferramenta de planejamento e evitar que o governo gaste mais do que recebe.
-
a partir de 2012, o PPA ficou mais estratégico.
-
O objetivo principal do (orçamento tradicional) é mostrar à sociedade a natureza do gasto governamental.
-
Gab: ERRADO
O principal objetivo do Orçamento Moderno é o planejamento, por outro lado, o do Tradicional, é a prestação de contas.
Entretanto, isso não quer dizer que o orçamento moderno não tenha como objetivo a prestação de contas, tem sim, mas o principal é elaborar uma política planejada, responsável, clara e com resultados. Dentre outros...
-
O Orçamento Programa é um plano de trabalho que integra – numa concepção gerencial –
planejamento e orçamento com objetivos e metas a alcançar. A ênfase do orçamento programa é nas realizações e a avaliação de resultados abrange a eficácia (alcance das
metas) e a efetividade (análise do impacto final das ações).
-
Tem horas que Prof Barata deixa a gente desbaratinada com sua explicões !!!
-
Orçamento tradicional
No orçamento tradicional/clássico as projeções de gastos eram estabelecidas considerando-se os orçamentos dos anos anteriores, isto é, baseia-se em dados históricos, sendo essa uma disfunção que pode perpetuar os erros do passado. Esse tipo de orçamento tem como ênfase o que a instituição gasta, e não no que realiza.
Nesse modelo de orçamento, há uma preocupação exagerada com o controle contábil do gasto, refletida no obsessivo detalhamento da despesa. Outra característica dessa técnica é a elaboração orçamentária com viés inercial (ou incremental), preocupando-se a fazer apenas pequenos ajustes nas receitas e despesas a cada exercício, sem a preocupação de exercer as funções clássicas do orçamento moderno, quais sejam alocativa, distributiva e estabilizadora.
Vamos fixar isso!
1. (CESPE/ANALISTA/SAD-PE/2010) O orçamento clássico ou tradicional tem ênfase naquilo que a instituição realiza, não no que ela gasta.
Comentários:
É exatamente o contrário, como dissemos o orçamento clássico ou tradicional tem ênfase naquilo que a instituição gasta, não no que realiza. ERRADO
2. (CESPE/OFICIAL/ABIN/2010) De acordo com a concepção tradicional, o orçamento público é caracterizado como mero inventário dos meios com os quais o Estado conta para cumprir suas tarefas, sendo as funções de alocação, distribuição e estabilização relegadas a segundo plano.
Comentários:
O orçamento clássico era uma peça simples e modesta sem a preocupação de exercer as funções clássicas do orçamento moderno, quais sejam, alocação, distribuição e estabilização da economia. CERTO
3. (CESPE/CONTADOR/DPU/2010) O orçamento tradicional tinha como foco o controle, para que o Poder Legislativo não extrapolasse a proposta do Poder Executivo.
Comentários:
Cuidado! Tem uma pegadinha nessa questão. A questão está certa quando afirma que o orçamento tradicional tinha como foco o controle, pois isso ocorre desde os primórdios, pois o orçamento surgiu como forma de controle do parlamento sobre o executivo patrimonialista. O erro está no controle sobre o Poder Legislativo (parlamento). ERRADO.
4. (CESPE/TÉCNICO/MPU/2010) O orçamento tradicional tinha como função principal a de possibilitar ao parlamento discutir com o órgão de execução as formas de planejamento relacionadas aos programas de governo, visando ao melhor aproveitamento dos recursos, com base nos aspectos relativos a custo/benefício.
Comentários:
Como já expomos, o orçamento clássico ou tradicional era uma peça simples e modesta sem a preocupação de exercer as funções clássicas do orçamento moderno, relacionadas ao planejamento e aos programas de governo. ERRADO
5. (CESPE/CONTADOR/DPU/2010) Uma das virtudes do orçamento tradicional era a de se programar excedentes orçamentários para o financiamento dos investimentos pretendidos.
Comentários:
O orçamento clássico ou tradicional não tinha qualquer perfil de programação para investimentos. ERRADO
-
GAB: ERRADO
Complementando!
Fonte: Sérgio Mendes - Estratégia
Um dos objetivos principais dos orçamentos públicos modernos é mostrar à sociedade a finalidade do gasto governamental. A natureza, com o foco no objeto do gasto, era um dos objetivos do orçamento clássico.
-
Sérgio Machado | Direção Concursos
12/12/2019 às 14:49
O principal objetivo orçamento moderno é mostrar a natureza do gasto governamental? Simplesmente mostrar com que o dinheiro público foi gasto?
Claro que não! Esse é o objetivo do orçamento tradicional, cuja ênfase era nos meios (no que se compra) e utilizava a classificação por unidades administrativas e por elementos de despesa (objeto do gasto). Por isso, a questão ficou errada.
O orçamento evoluiu, de forma que o orçamento moderno é muito mais do que uma simples previsão da receita ou estimativa de despesa. O orçamento moderno é um instrumento da Administração Pública, um instrumento de planejamento das ações governamentais.
Gabarito: Errado