-
ERRADO.
A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos (quantidade de produtos produzidos). Os fatores de produção são definidos como sejam pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por fatores utilizados maior é a produtividade. (Wikipédia). Em relação aos rendimentos crescentes de escala (ou economias de escala), define-se da seguinte forma: se a produção cresce mais do que o dobro quando se dobram todos os insumos (fatores de produção), então há rendimentos crescentes de escala. Neste caso, vale a pena aumentar a quantidade dos fatores de produção e operar em escala maior (isto é, operar com grande quantidade de fatores de produção – grandes empresas). Quando temos rendimentos crescentes de escala, é mais vantajoso ter uma grande empresa produzindo do que ter muitas empresas pequenas. É o caso da prestação de serviços de utilidade pública, por exemplo (companhias de energia elétrica, gás, saneamento, etc). (Prof. Heber Carvalho). Portanto, seria correto afirmar que: “a produtividade aumenta quando se aumenta a escala de fatores produtivos no caso de se estar diante de rendimentos crescentes”.
-
A questão está errada por afirmar que a produtividade diminui quando se aumentam o fatores de produção (Capital;Trabalho) num caso de rendimentos crescentes de escala e na verdade o que ocorre é o inverso. Em um caso de rendimentos crescentes de escala, a produção total aumenta porporcionalmente mais do os fatores de produção quando estes são acrescidos e, consequentemente, a produtividade também aumenta..
-
Produtividade: quantidade de bens e serviços que um trabalhador pode produzir a cada hora de trabalho.
Rendimento crescente de escala: aumento fatores de produção em determinada proporção e a produção final cresce em proporção maior.
Parte 1 - A razão entre produção total e (média - errado) dos fatores produtivos DE PRODUÇÃO, denominada produtividade,
Parte 2 - diminui (AUMENTA) quando se aumenta a escala de fatores produtivos no caso de se estar diante de rendimentos crescentes.
-
A razão entre produção total e média dos fatores produtivos, denominada produtividade, AUMENTA quando aumenta a escala de fatores produtivos no caso de se estar diante de rendimentos crescentes.
-
Não mesmo!
Quando há rendimentos crescentes, a elevação de X% na quantidade dos fatores de produção gera um aumento superior a X% no total produzido!
Se a função em questão for Cobb-Douglas, vale lembrar que:
Ø Se a+b for maior que 1, temos retornos crescentes à escala (dobramos os insumos, mais que dobra a produção)
Ø Se a+b = 1, temos retornos constantes à escala (dobramos os insumos, dobra a produção)
Ø Se a+b for menor que 1, temos retornos decrescentes à escala (dobramos os insumos, menos que dobra a produção)
Resposta: E
-
Em rendimentos crescentes, a produção aumenta em maior proporção do que o aumento dos insumos. Ora, a questão afirma o contrário: que em um cenário de rendimentos crescentes, a produtividade diminui quando se aumenta os insumos.
Errado.
-
Meu erro foi me ater à "fórmula" dada na questão. Se o candidato ler, com atenção, a partir de "denominada produtividade", perceberá q não faz sentido a produtividade diminuir à medida que os fatores produtivos cresçam - trabalho, capital etc.
Gabarito: Errado
Espero ter ajudado
-
GAB: ERRADO
Complementando!
Fonte: Celso Natale - Estratégia
O que a questão está afirmando é simplesmente que ao aumentar a quantidade dos dois insumos, a produção média é reduzida. (ERRADO)
Isso seria compatível com rendimentos decrescentes de escala, ou seja, o contrário do que se afirma no enunciado.
Rendimento crescentes de escala estão presentes sempre que ao aumentar a escala há aumento da produtividade, de forma que a produção aumenta em proporção maior do que o aumento da quantidade de fatores utilizados.
=-=-=
INDO MAIS FUNDO!
- Rendimentos crescentes de escala: A produção mais do que dobra. Esse comportamento é compatível com a especialização, que permite à empresa, por exemplo, implementar linhas de montagem especializadas quando aumenta sua escala.
- Rendimentos constantes de escala: A produção também dobra.
- Rendimentos decrescentes de escala: A produção menos do que dobra. Ao contrário da especialização, empresas muito grandes têm maiores dificuldade de administrar seus recursos, tendo de alocar cada vez mais capital e trabalho em atividades de gestão que não acrescentam, necessariamente, mais produção.