-
CERTO.
Uma situação econômica é ótima no sentido de Pareto se não for possível melhorar a situação, ou, mais genericamente, a utilidade de um agente, sem degradar a situação ou utilidade de qualquer outro agente econômico. Existem três condições que necessitam ser preenchidas para que uma economia possa ser considerada Pareto Eficiente:
(i) eficiência nas trocas – o que é produzido na economia é distribuído de forma eficiente pelos agentes econômicos, possibilitando que não sejam necessárias mais trocas entre indivíduos, isto é a taxa marginal de substituição é mesma para todos os indivíduos, isto é, quando a economia se encontra sobre a sua curva de possibilidades de utilidade;
(ii) eficiência na produção – quando é possível produzir mais de um bem sem reduzir a produção de outros, isto é, quando a economia se encontra sobre a sua curva de possibilidades de produção;
(iii) eficiência no mix de produtos – quando os bens produzidos na economia refletem as preferências dos agentes econômicos. A taxa marginal de substituição deve ser igual à taxa marginal de transformação. Um sistema de preços de concorrência perfeita permite satisfazer a esta condição. (Wikipédia).
-
Perfeito!
Se você está considerando produção e consumo de forma conjunta, o ótimo de Pareto está aí mesmo!
Quando se está ao mesmo tempo em cima das possibilidades de produção e de utilidade, não será possível melhorar as eficiências produtiva e alocativa.
Resposta: C
-
Um bom resumo sobre o ótimo de Pareto!
-
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui,
para comentar esta questão sobre Equilíbrio Geral!
Bom, esta questão se refere ao equilíbrio geral, matéria bem pouco cobrada em Economia.
Quando estamos no ótimo de Pareto, temos uma situação de eficiência econômica. Neste caso, a economia produz o máximo possível e os preços são iguais aos custos marginais.
Isso significa que a economia emprega todos os recursos (está na fronteira de possibilidades de produção) e que, ao mesmo tempo, os consumidores da economia, por estarem em posição de vantagem (pois pagam P = Cmg, sem nenhum poder de mercado das empresas) retiram dali sua utilidade. Dessa forma, além da FPP, a economia também está na FPU.
Se os preços estiverem maiores que o custo marginal, isso significa que as empresas irão ofertar mais (sinal de escassez) até o ponto em que o preço, pela maior oferta, volte ao equilíbrio inicial P = Cmg.
Gabarito do Professor: CERTO.