-
CERTO.
Quando existe um pequeno número de firmas, característica de um oligopólio, as empresas têm de escolher se adotam um comportamento cooperativo (colusivo) ou não-cooperativo. As empresas agem de forma colusiva quando tentam minimizar a concorrência entre elas. Quando as empresas de um oligopólio estão organizadas sob um cartel, ou quando realizam conluio para maximizar seus lucros em conjunto, levando em conta sua dependência mútua, eles produzirão quantidade e preço de monopólio, e obterão lucro de monopólio. Assim, na prática, quando firmas oligopolistas entram em conluio, em um cartel, na verdade, elas tomam suas decisões de produção como se fossem uma só firma, monopolista do mercado. Desta forma, podemos entender que um cartel nada mais é que um grupo de empresas que se juntam em conluio para se comportar como um monopolista e maximizar o lucro de todas elas, em conjunto. Igualmente correto afirmar que na concorrência perfeita o produto é homogêneo, principalmente, pelo fato dos produtores serem tomadores de preço. (Prof. Heber Carvalho).
-
RESPOSTA CERTO
Na economia, Oligopólio é uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de organizações ou governos promovem o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços. Wikipédia
-
O oligopólio decorrente do conluio de empresas que estabelecem preços e repartem mercado tem algumas características próximas ao monopólio e distantes da concorrência perfeita, na qual várias empresas produzem um bem idêntico.
Além da explicação dos colegas abaixo, gostaria de explicar essa parte. Na concorrência perfeita os bens são homogêneos.
Gab: certo.
-
Correto!
Um conluio entre oligopolistas traz os efeitos práticos de um monopólio para o mercado.
Imagine um mercado dividido por três empresas que produzem um bem homogêneo.
Se eles concorrerem entre si, o preço tende a cair.
Mas caso combinem de produzir uma quantidade total como se fossem uma única empresa, podem extrair o lucro que um monopólio obteria neste mercado e dividir entre si.
Resposta: C