SóProvas


ID
2679889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item subsequente, acerca de conceitos de macroeconomia. Nesse sentido, considere que a sigla PNB, sempre que empregada, se refere a produto nacional bruto.


A existência de um hiato do PNB indica que a economia está no interior da fronteira de possibilidades de produção; um pequeno hiato indica que há evolução decrescente de produção e, nesse caso, tem-se uma recessão.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    A diferença entre o PIB potencial e o PIB efetivo está na intensidade com a qual os fatores de produção disponíveis são utilizados, e essa diferença é conhecida como hiato do produto. O hiato do produto é definido pela diferença entre o PIB efetivo e o PIB potencial, segundo a seguinte expressão: ht = PIBef - PIBpt. Se o hiato for positivo, a demanda agregada (PIB efetivo) estará acima da oferta agregada (PIB potencial) e haverá pressão sobre o nível de preços da economia; se negativo, a demanda estará abaixo da oferta e haverá fatores produtivos ociosos, o que tende a gerar queda nos preços.

    O PIB efetivo é o que realmente se produz em dado período de tempo. O PIB efetivo mostra as oscilações do PIB real no curto prazo. Tais oscilações indicam que, no curto prazo, o objetivo do crescimento pode ter sido sacrificado por restrições de natureza interna (combate à inflação) e/ou externa (ajuste do balanço de pagamentos). O PIB efetivo apresenta trajetória cíclica e flutua irregularmente em torno do PIB potencial, oscilando entre um período de pico (expansão econômica) e um período de queda (recessão econômica).

  • Ajuda, Luciano: Não precisaria diferenciar se o hiato é negativo ou positivo?

  • Eu não entendi o gabarito.

     

    1 - A existência de um hiato no PNB indica que há uma diferença entre o PNB efetivo e o PNB potencial. Essa diferença pode ser positiva ou negativa. Se PNBef > PNBpt a economia estará acima da Fronteira de Possbilidades de Produção.

    2 - Considerando que há um hiato deflacionário (PNBef < PNBpt), há uma recessão. No entanto, a depender da inclinação da curva, a evolução pode ser crescente ou decrescente.

     

    Agradeço caso alguem esclareça o enunciado.

  • Pelo que já estudei, na Cespe, questão incompleta não é questão errada. O fato de omitir se o hiato é positivo ou negativo não invalida a questão.


    A existência de um hiato do PNB PODE SIM INDICAR que a economia está no interior da fronteira de possibilidades de produção; E CONSEQUENTEMENTE um pequeno hiato indica que há evolução decrescente de produção e, nesse caso, tem-se uma recessão.

  • A existência de um hiato do PNB indica que a economia está no interior da fronteira de possibilidades de produção: o HIATO do PNB mede o quanto o PIB efetivo (bens e serviços finais produzidos por uma economia em um determinado período de tempo) excede o PIB potencial (o quanto a economia poderia produzir utilizando altas taxas de recursos). A economia, portanto, está no interior da fronteira de possibilidade de produção (FPP) porque a demanda supera a capacidade ofertada do produto.

    Um pequeno hiato indica que há evolução decrescente de produção e, nesse caso, tem-se uma recessão: a evolução decrescente analisada pela existência do hiato introduz à Lei dos Rendimentos Decrescentes, uma vez em que a unidade de trabalho acrescentada diminui a produção marginal.


    CERTO.

  • CERTO!

    Pequeno hiato, nesse caso, significa que o PIB efetivo está próximo do PIB potencial.

    Então quanto mais perto de atingir o PIB potencial a tendência é que a produção diminua (já que ele estará chegando ao seu máximo) e tudo o que produzir a partir daí não será vantajoso.

    Por isso há evolução decrescente de produção.

  • GABARITO INFELIZ

    A existência de um hiato do PNB indica que a economia está no interior da fronteira de possibilidades de produção; um pequeno hiato indica que há evolução decrescente de produção e, nesse caso, tem-se uma recessão.

    O hiato é a diferença do PIB efetivo e do PIB potencial .

    Apesar de poder ser considerado um INDÍCIO, não se pode afirmar categoricamente que INDICA. Bem como não se pode afirmar que tem um RECESSÃO.

    Na curva de possibilidade de produção, estar no interior dela não há pleno emprego e a produção efetiva será menor que a potencial. Mas, caso em anos anteriores a produção estivesse ainda menor que a verificada no ano presente, não haveria RECESSÃO, mas sim, aumento na produção, apesar de não estar no produção potencial ainda.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre PNB.

    Se há um hiato no PNB isso significa que a economia não está produzindo o tanto que deveria. Isso significa, portanto, que a economia não está utilizando todos os seus potenciais produtivos.

    Podemos visualizar isso por uma fronteira de possibilidades de produção (FPP), no gráfico abaixo. Olhe só:


    Tudo o que está na linha laranja (pontos A, B, C, D e E) são pontos que estão sobre a FPP. Pontos sobre a FPP indicam que a economia produzindo o máximo que pode. Já o ponto F é um ponto que está no interior da FPP. O ponto F representa um ponto onde a economia não está produzindo tudo o que pode. Por isso, existe aqui um hiato.

    Se em um ano a economia produz no ponto C e, no ano seguinte ela produz no ponto F, isso significa que de um ano para outro ela produziu menos, o que caracteriza um decréscimo na produção e, portanto, uma recessão.


    Gabarito do Professor: CERTO.