SóProvas


ID
2679901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca dos conceitos de teoria econômica, julgue o item subsequente.


Segundo a abordagem keynesiana, a política macroeconômica não pode desempenhar papel na estabilização do ciclo econômico: o motivo dessa impossibilidade é a rigidez dos salários, que é uma consequência dos acordos coletivos de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A teoria da rigidez dos salários explica, na verdade, a relação positiva entre Preço e Valor Agregado da Oferta Agregada
  • Resumidamente: - Clássicos: salários (reais e nominais) e preços flexíveis. Economia em equilíbrio com pleno emprego. Eventuais desequilíbrios seriam ajustados pela “mão invisível”. Lei de Say: A oferta gera a demanda. - - A crise de 1929 deixou claro que o modelo de autorregulação dos clássicos era insuficiente para resolver a depressao. Alguns anos depois, Keynes mostrou que a lei de Say estava errada. A demanda que gera a oferta. Os salários nominais seriam rígidos e os salários reais flexíveis. Os preços também seriam rígidos. É possível equilíbrio mesmo com desemprego. O governo deve agir para impulsionar a economia. Como y(DA)= C+G+I+X-M, um aumento dos gastos do governo impulsionaria a demanda agregada e consequentemente a renda, com geração de empregos.
  • Errado. É exatamente o contrário.

    Para Keynes, o ciclo negativo criado pelo modelo de economia clássico, vivido pela economia mundial até a quebra da Bolsa em 1929, poderia ser evitado com políticas anti-cíclicas mediante o aumento dos gastos do governo, gerando maior renda, que gera maior consumo, que por sua vez aumenta a renda e inicia um ciclo virtuoso na economia.

  • Proposição sobre macroeconomia, tema das contribuições de Keynes para a análise econômica.

    Vamos elucidar a assertiva por partes:

    Segundo a abordagem keynesiana, a política macroeconômica NÃO pode desempenhar papel na estabilização do ciclo econômico:

    Muito pelo contrário, a principal contribuição prática de Keynes é que o governo pode atuar para eliminar ou minimizar flutuações bruscas indesejadas do ciclo econômico, dessa forma o governo lançaria mão de políticas macroeconômicas de estabilização, como a fiscal e/ou monetária.

    o motivo dessa impossibilidade é a rigidez dos salários, que é uma consequência dos acordos coletivos de trabalho.

    Essa parte está correta, Keynes, de fato, defendeu a ideia da rigidez nominal dos salários e da importância dos sindicatos no processo econômico, diferentemente dos "clássicos" que acreditavam na existência de salários totalmente flexíveis. Porém, isso não está relacionado diretamente à capacidade de estabilização da política macroeconômica e sim à proposição da existência de equilíbrio com desemprego.


    Gabarito do Professor: ERRADO.