Errado. É exatamente o contrário.
Para Keynes, o ciclo negativo criado pelo modelo de economia clássico, vivido pela economia mundial até a quebra da Bolsa em 1929, poderia ser evitado com políticas anti-cíclicas mediante o aumento dos gastos do governo, gerando maior renda, que gera maior consumo, que por sua vez aumenta a renda e inicia um ciclo virtuoso na economia.
Proposição sobre macroeconomia, tema das contribuições de Keynes para a análise econômica.
Vamos elucidar a assertiva por partes:
Segundo a abordagem keynesiana, a política macroeconômica NÃO pode desempenhar papel na estabilização do ciclo
econômico:
Muito pelo contrário, a principal contribuição prática de Keynes é que o governo pode atuar para eliminar ou minimizar flutuações bruscas indesejadas do ciclo econômico, dessa forma o governo lançaria mão de políticas macroeconômicas de estabilização, como a fiscal e/ou monetária.
o motivo dessa impossibilidade é a rigidez dos
salários, que é uma consequência dos acordos coletivos de
trabalho.
Essa parte está correta, Keynes, de fato, defendeu a ideia da rigidez nominal dos salários e da importância dos sindicatos no processo econômico, diferentemente dos "clássicos" que acreditavam na existência de salários totalmente flexíveis. Porém, isso não está relacionado diretamente à capacidade de estabilização da política macroeconômica e sim à proposição da existência de equilíbrio com desemprego.
Gabarito do Professor: ERRADO.