-
A curva de Phillips tem uma correlação negativa entre desemprego e inflação, ou seja, se aumenta o desemprego, diminui a inflação e vice-versa.
A questão está ERRADA, pois se a taxa de desemprego reduziu, a taxa de inflação deveria aumentar.
-
"Versão aceleracionista da curva de phillips"
Governo quer manter a U (tx de desemprego efetiva) abaixo da Un (tx natural), isso irá requerer taxa de inflação crescente.
-
ERRADO
O único caminho para que o desemprego fique abaixo da sua taxa natural é se a inflação vigente estiver acima da inflação esperada.
-
Essa questão é engraçada.
A banca dá as taxas natural de desemprego e de inflação, mas faz uma conclusão nada a ver, ainda jogando um percentual objetivo e citando o caso brasileiro!!!
É aquela coisa: erra, e erra com estilo! Kkkk
Se a taxa de desemprego está abaixo da taxa natural, é porque a economia está empregando muitos recursos, ou seja, produzindo muito. Se o normal é termos, por exemplo, 10.00 máquinas paradas e temos 5.000 máquinas paradas (menos que o natural, portanto) é porque estamos produzindo demais.
Maior produção acarreta maiores custos. Ai, como estamos produzindo tanto que isso está além do normal, além do natural, temos que os custos da produção também estão aumentando. Com maiores custos das empresas, teremos uma inflação MAIOR.
Portanto, reduzir a inflação, nem pensar! Ainda mais para 4%! Viagem.
Resposta: E
-
Questão de macroeconomia, tratando do tema da curva de Phillips.
Vamos analisar:
A curva de Phillips relaciona negativamente desemprego e inflação no curto prazo, isto é, maiores taxas de desemprego acarretam em menores taxas de inflação, da mesma forma menores taxas de desemprego implicam em maiores taxas de inflação.
O enunciado propõe que a taxa de desemprego fique abaixo da taxa natural (em um patamar mais baixo portanto) e a consequência disso será um ACRÉSCIMO da inflação pelo modelo da curva de Phillips. Os valores nessa questão são supérfluos e tentam apenas confundir ou dar uma aparência de questão difícil, tendo em vista que basta saber que o descrito implicará em aceleração inflacionária e não em "redução da taxa de inflação para 4%".
Gabarito do Professor: ERRADO.