-
Correto!
É aquilo que fizemos questão de frisar durante a aula.
No Brasil, o efeito Tanzi se deu ao contrário: a inflação corroía mais fortemente o valor real das despesas do que das receitas públicas.
Assim, na prática, o governo se via ajudado pela inflação na execução de seu orçamento, de forma que as altas taxas de inflação colaboravam para uma melhora do resultado operacional do setor público, ou seja, para uma redução das necessidades de financiamento do setor público.
Resposta: Certo
-
Efeito Tanzi às avessas (das despesas).
-
Efeito Tanzi as Avessas
Receitas --> Arrecadação estava indexa à Inflação (Correção Monetária/Cambial) ---> Logo, esta crescia junto com a inflação
Despesas --> Não indexadas, isto é, eram apresentadas em seu valor Nominal. ---> Logo, não crescia junto com a inflação.
Perceba que, em um ambiente inflacionário, em regra teríamos a Redução de Receitas (Efeito Tanzi) e a Reduçao de Despesas, dado o intervalo de tempo entre Lançar e Recolher, e entre Contratar e Pagar, respectivamente. O efeito, depende de como esses dois efeitos juntos se comportariam.
No Brasil, dada a indexação das receitas, de cara o Governo já saiu "ganhando", ou seja, teve o "Efeito Tanzi as Avessas".
Comparando com o enunciado, temos que:
NFSP = (1) DPprim + (2) Juros Real + (3) Correcao Monetária/Cambial
Como a NFSP não estava indexada, não sofria (3), logo houve um redução PROPORCIONAL da NFSP Operacional no período (1) + (2).
Gabarito: CERTO
Fonte: Colega AlexanderJaskulski tec
Excelentes estudos !!!
-
Questão de Economia Brasileira, tratando do contexto de hiperinflação e sua relação com o déficit público.
Vamos analisar a proposição:
Para se entender a assertiva é preciso ter conhecimento sobre o conceito denominado "Efeito Tanzi", o qual postula que elevadas taxas de inflação prejudicam o resultado das contas públicas na medida em que as receitas governamentais são recolhidas com defasagem e, por isso, perdem valor real, ao contrário das despesas que são pagas sem muito atraso e sem ter o seu valor corroído pela inflação.
Porém, no Brasil, desenvolveu-se a teoria do "Efeito Tanzi às Avessas". Ao contrário do conceito original e tradicional, essa versão postula que ocorria, no Brasil, o contrário, isto é, as despesas eram mais fortemente corroídas pela inflação do que as receitas, porque estas eram melhores indexadas e tinham seu valor real preservado. Assim, elevadas taxas de inflação "encobririam" o real déficit público brasileiro e beneficiariam o setor público.
Tudo que foi explicado até aqui deixa claro que a assertiva está correta. O período de 1990 a 1994 foi marcado pelo recrudescimento das taxas de inflação, isso, segundo a teoria de Edmar Bacha do "Efeito Tanzi às Avessas", comprometeria mais o valor real das despesas do que das receitas, aliviando, artificialmente, o déficit operacional do governo no período.
Gabarito do Professor: CERTO.