Questão de Economia Brasileira, tratando do II PND do governo Geisel, durante a ditadura civil-militar, e suas respectivas ações de desenvolvimento econômico.
Vamos analisar:
O II PND se insere no contexto do primeiro choque do petróleo de 1973 e seu consequente impacto para o resultado do balanço de pagamentos devido a grande dependência externa da economia brasileira, aprofundada durante o "Milagre Econômico". A resposta para esse cenário adverso poderia ser recessiva ou uma "fuga pra frente", esta última opção foi adotada pelo governo.
Dessa forma, para estimular as exportações e melhorar o resultado da balança comercial no balanço de pagamentos, foram adotadas, pelo II PND, medidas para desenvolver a infraestrutura e contribuir - por exemplo, mas não só - para a competitividade agrícola, tanto para fornecimento ao mercado interno quanto externo.
A implantação da "Revolução Verde" no Brasil durante os anos 70, por meio de um processo de "modernização conservadora" com manutenção e aprofundamento da concentração fundiária, de fato, promoveu a expansão da fronteira agrícola para o Centro-Oeste e Norte do país, bem como a adoção de melhorias tecnológicas e técnicas na produção agropecuária. A criação da Embrapa, por exemplo, data de 1973.
Observação: Dizer que o II PND reconhecia "a vocação do país como exportador de alimentos
e de produtos agrícolas industrializados" é, no mínimo, forte, tendo em vista que esse plano de desenvolvimento econômico apoiava fortemente, também, as exportações de produtos manufaturados e semimanufaturados para diversificar a pauta exportadora justamente. Além de ser muito ousado no intuito de completar a segunda revolução industrial no país. Porém, esse detalhe não invalida a questão.
Gabarito do Professor: CERTO.