SóProvas


ID
2679985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das características e dos resultados dos planos de estabilização da economia brasileira a partir da década de 80 do século XX, julgue o item que se segue.


A partir da segunda metade da década em questão, havia consenso quanto ao peso da indexação de preços no processo inflacionário brasileiro: todos os planos de estabilização, com exceção do Plano Real, buscaram lidar com esse problema por meio de sistemáticas de congelamento de preços.

Alternativas
Comentários
  • no caso de uma ação judicial, você não é autor em face do banco.

  • Simples, isso não é empresarial é contabilidade( crédito e débito) em acepção diferente do direito civil.

    veja que essa questão cai em concurso de banco, nunca vi com esse ângulo em questões de carreira jurídica

  • Questão sobre Economia Brasileira, tema do contexto inflacionário da década de 80 e 90.

    Vamos elucidar:

    De fato, todos os planos de estabilização continham, no seu diagnóstico da inflação, o componente inercial da indexação de preços, apenas alguns deram mais ênfase a esse aspecto e outros menos. O plano inaugural (Plano Cruzado), por exemplo, deu especial atenção à indexação de preços, já o plano seguinte (Plano Bresser), além de tratar do componente inercial também admitia um controle da demanda e de ajuste fiscal, principalmente após constatar a explosão de consumo ocorrida no Plano Cruzado.

    O problema de indexação era um fato dado da problemática toda e vinha de longa data - desde as reformas financeiras do PAEG (1964-1967). Porém, embora o Plano Real não desconsiderasse a questão da indexação de preços (inércia inflacionária), este plano decidiu tratar da questão sem adotar o congelamento de preços e promover a desindexação da economia por adesão voluntária da sociedade criando a URV (Unidade Real de Valor).


    Gabarito do Professor: CERTO.