SóProvas


ID
2680009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação aos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue o item a seguir.


Situação hipotética: Um fornecedor de equipamentos industriais vendeu, à vista, uma máquina por um valor 10% abaixo do valor habitual de mercado. As partes envolvidas não tinham qualquer outro tipo de relacionamento a não ser a transação descrita, não se achavam constrangidas de qualquer forma e possuíam pleno conhecimento sobre o mercado e as características do negócio que realizavam. Assertiva: Nessa situação, na data da realização da transação, o preço acordado foi o seu valor justo.

Alternativas
Comentários
  • Definição de valor justo

    9. Este Pronunciamento define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.

     

    57. Quando o ativo é adquirido ou o passivo assumido em transação de troca para esse ativo ou passivo, o preço da transação é o preço pago para adquirir o ativo ou recebido para assumir o passivo (um preço de entrada). Por outro lado, o valor justo do ativo ou passivo é o preço que seria recebido para vender o ativo ou pago para transferir o passivo (um preço de saída). As entidades não necessariamente vendem ativos pelos preços pagos para adquiri-los. Similarmente, as entidades não necessariamente transferem passivos pelos preços recebidos para assumi-los.

     

    58. Em muitos casos, o preço da transação é igual ao valor justo (esse pode ser o caso, por exemplo, quando, na data da transação, a transação para a compra de um ativo ocorre no mercado em que o ativo seria vendido).

     

    CPC 46

     

    GAB. C 

    FAZENDO UM ADENDO...

     

    [...] 10% abaixo do valor habitual de mercado.

    Logo, CONCEITO DE VR JUSTO É DIFERENTE DE VR DE MERCADO.

     

  • Corroborando com o comentário do colega.

     

    O valor justo é uma mensuração baseada em mercado e não uma mensuração específica da entidade. Para alguns ativos e passivos, pode haver informações de mercado ou transações de mercado observáveis disponíveis e para outros pode não haver. Contudo, o objetivo da mensuração do valor justo em ambos os casos é o mesmo – estimar o preço pelo qual uma transação não forçada para vender o ativo ou para transferir o passivo ocorreria entre participantes do mercado na data de mensuração sob condições correntes de mercado (ou seja, um preço de saída na data de mensuração do ponto de vista de participante do mercado que detenha o ativo ou o passivo).

     

    GABARITO: CERTO

  • A fala do colega Alan Brito descreve uma das 3 técnicas de avaliação do Valor Justo, segundo o CPC 46. Relembremos:

    abordagem de Mercado - preço observável;

    abordagem de Custo - custo para se substituir o A (foi a utilizada pelo fornecedor da questão em análise);

    abordagem de Receita - expectativa do mercado atual em relação a valores futuros.

  • Obrigado pela contribuição. Bem esclarecedor.

  • estava com duvidas, mas agora entendi obg

  • Fiquei na dúvida, acabei errando, vi que tem sites que ocultam o remetente...

  • CERTO

    Valor Justo é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos;

  • O CESPE, recentemente, fez uma questão que tratava o valor justo e o valor de mercado como valores que não necessariamente vão coincidir em todas as operações, apesar de em muitos casos serem iguais. Vale o ensinamento dessa questão aqui para corroborar isso!

  • CERTO

    Valor justo: quantia pela qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, por duas partes dispostas a isso e independentes entre si.

    O objetivo está em garantir que a determinação do valor justo ocorra em condições usuais de mercado, ou seja, que fatores que pressionem para a liquidação da transação não interfiram na definição do valor final.

  • CERTO

    Breve resumo:

     - Custo corrente: Valor na data das demonstrações contábeis

     - Valor realizável: Valor de venda específico para a entidade.

     - Valor justo: Transação sem influências. É uma transação sem favorecimentos.

  • Exatamente, existem sites específicos que permitem o anonimato do e-mail.

  • CORRETO

    O que salvou a questão foi esse trecho:"As partes envolvidas não tinham qualquer outro tipo de relacionamento a não ser a transação descrita, não se achavam constrangidas de qualquer forma e possuíam pleno conhecimento sobre o mercado e as características do negócio que realizavam."

    Destrinchando :

    CPC 29;O valor justo compreende o montante pelo qual um ativo pode ser negociado entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.

    --------------------------------------------------------

    Custo histórico --> valor de aquisição

    valor justo --> transação sem favorecimentos

    custo presente --> fluxo descontado

    custo realizável --> venda ordenada

    custo corrente --> reposição na data do BP

    --------------------------------------------------------------

    Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Telebras Prova: CESPE - 2015 - Telebras - Analista Superior - Auditoria

    Valor presente é aquele pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo ser liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação atual e sem favorecimentos.Errado! Citou o valor justo !!

  •  - Custo corrente: Valor na data das demonstrações contábeis

     - Valor realizável: Valor de venda específico para a entidade.

     - Valor justo: Transação sem influências. É uma transação sem favorecimentos.

  • Palavras do mestre Wiliam notário que me fizeram entender o que é "valor justo" .

    Imagine que você tem um PC e queira vende-lo por 500,00. Você anuncia a venda, e fulano diz:

    • "oh joao, qnt é ?"

    você:

    • " 500tao leva?"

    Jão do caminhão aceita e sai feliz da vida com o seu novo PC de ultima geração.

    Valor justo: quantia pela qual um ativo pode ser trocado( 500 do seu PC) , ou um passivo liquidado, por duas partes dispostas (você e Jão do caminhão) a isso e independentes(sem ninguém dizendo: "meu primo comprou um ontem por 400,00") entre si.