SóProvas


ID
2680063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere a avaliação e mensuração dos itens do ativo imobilizado, julgue o item subsequente.


A constatação de que o valor de mercado das ações de uma empresa é inferior ao seu valor patrimonial é um indicativo externo de que seus ativos podem estar sobreavaliados, sinalizando a necessidade de realização de testes de recuperabilidade do valor patrimonial desses ativos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Mais uma questão envolvendo o CPC 01.

     

    CPC 01: 

     

    8. O ativo está desvalorizado quando seu valor contábil excede seu valor recuperável. Os itens 12 a 14 descrevem algumas indicações de que essa perda possa ter ocorrido.

     

    12. Ao avaliar se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização, a entidade deve considerar, no mínimo, as seguintes indicações:


    Fontes externas de informação

     

    (a) há indicações observáveis de que o valor do ativo diminuiu significativamente durante o período, mais do que seria de se esperar como resultado da passagem do tempo ou do uso normal; (Alterada pela Revisão CPC 03)
    (b) mudanças significativas com efeito adverso sobre a entidade ocorreram durante o período, ou ocorrerão em futuro próximo, no ambiente tecnológico, de mercado, econômico ou legal, no qual a entidade opera ou no mercado para o qual o ativo é utilizado;
    (c) as taxas de juros de mercado ou outras taxas de mercado de retorno sobre investimentos aumentaram durante o período, e esses aumentos provavelmente afetarão a taxa de desconto utilizada no cálculo do valor em uso de um ativo e diminuirão materialmente o valor recuperável do ativo;
    (d) o valor contábil do patrimônio líquido da entidade é maior do que o valor de suas ações no mercado.  "(PL > valor das ações)."

     

    Bizu: Falou em "mercado" é um indicativo que a questão esteja se referindo a informações EXTERNAS de desvalorização.  No caso específico dessa questão , o Cpc traz um indicativo 'logico' : se o valor das ações de mercado (item externo) for menor que o PL (item interno), então é uma desvalorização EXTERNA. 

  • Nos últimos anos, a Cespe vem cobrando em peso os CPC, infelizmente , visto que sao 48 pronunciamentos. Mas tem certos pronunciamentos que a banca mais ama , baseado em questões dos anos mais recentes , listei os principais pronunciamentos  ( no meu ponto de vista para a PF ) e colocarei aqui , como forma de contribuição para que nós não percamos mais tempos:

     

    Cpc 00 - Estrutura conceitual

    Cpc 01- Redução ao valor recuperável do ativo 

    Cpc 04-  Ativo intangível

    Cpc 06- Operações de arredamento mercantil

    Cpc 16 -  Estoques

    Cpc 18 - Investimentos 

    Cpc 25- Provisao , passivo e ativo contigente

    Cpc 26- Demonstrações contábeis

    Cpc 27- Ativo imobilizado 

    Cpc 28- Propriedade para Investimentos 

    Cpc 48 - Instrumentos financeiros

     

    Obs: o Cpc 03 (Demonstração do fluxo de caixa) e Cpc 09 (Demonstração do Valor adicionado) são também mt cobrados , mas no último edital da pf essas demonstrações contábeis não constavam ... constavam apenas o Balanço Patrimonial e a DRE.

     

    Obs2 . Como a Cespe é uma banca totalmente "sem noção kkkkk" é de ser esperar que ela cobre as questões a nível de contador , ou seja , acho que vai continuar nessa pegada dos CPC , deixando de lado , ou cobrando bem pouco, aquelas questões de noções de contabilidade (contas , fatos contábeis , equação de equilibrio ...). O que , ainda , é lamentável é que os cursinhos preparatórios (nem todos) esquecem dos CPC.

     

    Acredite , juntos somos mais fortes. Fé ,foco e disciplina!!!

  • Luan Prata,

    Grato pela enumeração dos assuntos (CPC) que têm tendência de serem cobrados pela Cespe para a PF.

    É de se notar que, as bancas de um modo geral, estão ampliando o volume de conteúdos e, portanto, resta-nos estudar incansavelmente.

  • Lei 6404/76- Art.183 - Critérios de Avaliação do Ativo 

       § 3o  A companhia deverá efetuar, periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e no intangível, a fim de que sejam: (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

            I – registradas as perdas de valor do capital aplicado quando houver decisão de interromper os empreendimentos ou atividades a que se destinavam ou quando comprovado que não poderão produzir resultados suficientes para recuperação desse valor; ou (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)

            II – revisados e ajustados os critérios utilizados para determinação da vida útil econômica estimada e para cálculo da depreciação, exaustão e amortização. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)

  • Quem aqui , que nem eu , achou que ia conseguir aprender Contabilidade e Economia em 3 meses e "se lascou" kkkkkk ? Melhor voltar ao meu foco da PRF.

  • Esse "sobreavaliados " kkkkk
  • O item está correto. Geralmente, como a empresa trabalha com seus ativos em sinergia, o valor de mercado da companhia é maior do que o valor patrimonial.

    Quando isso não acontece, superando o valor patrimonial ao valor de mercado, pode ser um indicativo de que a empresa passar por um “problema”, estando os seus ativos superavaliados ou sobreavaliados.

    Nesta hipótese, é possível a realização do teste de recuperabilidade.

    Gabarito – Correto.

  • Futuro PRF, ao que tudo indica, o edital da PRF vem todo reformulado também, abraços. Nunca duvide da capacidade da CESPE. Se duvidar ela venha com contabilidade pra PRF também kkk

     

  • Koe PRF's, não percebem que a CESPE não quer vcs aqui ?

  • Futuro PRF, bem isso.kkkkkk.  Achei que tería mais dificuldade em contabilidade, mas me surpreendi mesmo, com informática. Meu... simplismente não entra na minha cabeça TI. Acredito que o edital da PRF trará mudanças significativas também, não virá o mesmo. Nos últimos grandes concursos foram assim, mudança brusca de edital em muito pouco tempo, vide ABIN e a PF. É a lei da oferta e da procura. Hoje temos acesso a excelentes cursinhos, quem não estudava, com a crise passou a se estudar, as vagas diminuíram e a concorrência aumentou. Tem muita gente boa estudando e as bancas sabem disso, então a tendência é a cobrança vir cada vez mais pesada, por isso é fundaméntal estudar antes do edital sair, porque daí estamos "mais preparados" e podemos dedicar mais tempo nas inovações que certamente virão. Bons estudos!!!!

  • Futuro PRF , precisa mesmo é de estratégia para a prova é entender algo da disciplina pra não ficar voando.. Progresso lento porém contínuo, aos q não desistirem a vitória é certa

  • Alguém aí pode ajudar com outros nomes dados aos valores de venda e de uso? É pq no CPC 01 fica escrito que o valor recuperável é o maior entre o de venda e o de uso, mas nas questões nunca vem com esse nome. Por exemplo, nessa veio como valor de mercado e valor patrimonial ( depois de pensar muito até acertei, mas dá um medo) 

    o valor patrimonial é o valor contábil, certo?

    o valor de mercado seria o de venda? 

     

    help! 

  • kkkkk Futuro PRF bem issso 

  • Luana Assis,

     

    Valor contábil é o valor que está registrado na empresa, significa o mesmo que valor patrimonial.

     

    Valor de mercado é o valor pelo qual você conseguiria trocar o ativo no mercado em uma transação sem favorecimentos, significa o mesmo que valor justo, valor justo de mercado, ou valor de venda.

     

    Qualquer equívoco favor me comunicar.

  • De acordo com CPC 01, no item 12, vejamos:


    12. Ao avaliar se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização, a entidade deve considerar, no mínimo, as seguintes indicações:


    Fontes externas de informação:

    ...

    (d) o valor contábil do patrimônio líquido da entidade é maior do que o valor de suas ações no mercado;

  • Não sei se foi erro de digitação mas esse SOBREAVALIADOS torna o item errado.
  • @Resumo diário - Sobreavaliado não é sinônimo de subavaliado.

    Sobreavaliado - Avaliar ou avaliar-se acima do valor real. = SOBRESTIMAR

  • Ativo=PAssivo-PL 

    PL= A-P

    SE MEU PL ESTÁ MAIOR QUE A FORTE EXTERNA É SINAL QUE O MESMO ESTÁ SUPERAVALIADO OU COMO A BANCA CHAMA SOBREAVALIADO.

    esse aumento pode se dar por uma superavaliação do ativo ou subavaliação do passivo.

  • O CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos dispõe que ao avaliar se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização, a entidade deve considerar, no mínimo, as seguintes indicações:

    Fontes externas de informação

    (a) há indicações observáveis de que o valor do ativo diminuiu significativamente durante o período, mais do que seria de se esperar como resultado da passagem do tempo ou do uso normal;

    (b) mudanças significativas com efeito adverso sobre a entidade ocorreram durante o período, ou ocorrerão em futuro próximo, no ambiente tecnológico, de mercado, econômico ou legal, no qual a entidade opera ou no mercado para o qual o ativo é utilizado;

    (c) as taxas de juros de mercado ou outras taxas de mercado de retorno sobre investimentos aumentaram durante o período, e esses aumentos provavelmente afetarão a taxa de desconto utilizada no cálculo do valor em uso de um ativo e diminuirão materialmente o valor recuperável do ativo;

    (d) o valor contábil do patrimônio líquido da entidade é maior do que o valor de suas ações no mercado;

    Fontes internas de informação

    (e) evidência disponível de obsolescência ou de dano físico de um ativo;

    (f) mudanças significativas, com efeito adverso sobre a entidade, ocorreram durante o período, ou devem ocorrer em futuro próximo, na extensão pela qual, ou na maneira na qual, um ativo é ou será utilizado. Essas mudanças incluem o ativo que se torna inativo ou ocioso, planos para descontinuidade ou reestruturação da operação à qual um ativo pertence, planos para baixa de ativo antes da data anteriormente esperada e reavaliação da vida útil de ativo como finita ao invés de indefinida;

    (g) evidência disponível, proveniente de relatório interno, que indique que o desempenho econômico de um ativo é ou será pior que o esperado;

    Esta relação não é exaustiva. A entidade pode identificar outras indicações ou fontes de informação de que um ativo pode ter se desvalorizado, exigindo que a entidade determine o seu valor recuperável.

    Assim, correta a afirmativa.

  • Podem estar "sobreavaliados". Ok. Mas por parte da empresa ou por parte do Mercado? kkkkk

  • Contabilidade é a matéria dos sinônimos.

  • GAB: CERTO

    Para ativos em geral, sempre que houver indícios de perda, deve ocorrer o teste de recuperabilidade do bem para se apresentar o valor recuperável (máximo que a empresa pode recuperar desse ativo).

    Tendo em vista que o Valor Líquido de Venda está maior que o Valor Contábil, há indícios de perda, com isso, é necessário realizar o TESTE DE RECUPERABILIDADE (impairment) para que seja verificado o valor recuperável desse ativo.

    TESTE DE RECUPERABILIDADE (impairment) consiste no confronto entre o VALOR CONTÁBIL de um ativo com seu VALOR RECUPERÁVEL.

    Valor Patrimonial = Valor contábil

  • Avaliar ou avaliar-se acima do valor real. = SOBRESTIMAR

    "sobreavaliação"

    https://dicionario.priberam.org/sobreavalia%C3%A7%C3%A3o

  • Gabarito Certo.

    A constatação de que o valor de mercado das ações de uma empresa é inferior ao seu valor patrimonial que é um indicativo externo de que seus ativos podem estar sobreavaliados, sinalizando a necessidade de realização de testes de recuperabilidade do valor patrimonial desses ativos.

    Sem história, sem jogo, sem negações, apenas uma afirmação verdadeira. questões assim que gosto de copiar para meu caderno.

    Bons estudos!✌

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Questão sobre impairment com base no CPC 01 (R1), pronunciamento correlato da NBC TG 01.

    Impairment test, também chamado de teste de recuperabilidade, é uma prática contábil fortemente recomendada pelas normas internacionais de contabilidade, sobretudo quando há indícios de desvalorização do ativo. Ao realizarmos o teste, comparamos o valor contábil do ativo com seu valor recuperável (maior valor entre valor justo e valor em uso).

    Caso seja constatado que o valor contábil do ativo é maior que seu valor recuperável, reconhecemos uma perda por desvalorização do ativo, no final do período.

    Nesse sentido, o CPC 01 dispõe a seguinte regra geral, sobre quando a empresa deverá realizar o teste de redução ao valor recuperável:

    9. A entidade deve avaliar ao fim de cada período de reporte, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização. Se houver alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo.

    O próprio CPC traz exemplos de fontes internas e externas que indicam se um ativo sofreu desvalorização. Os indicadores dessas fontes não são exaustivos, pois a entidade pode identificar outras indicações ou fontes de informação de que um ativo possa ter se desvalorizado, que não constem do rol do CPC. Se qualquer desses indicadores de fontes internas ou externas estiver presente, a entidade deve fazer uma estimativa formal do valor recuperável, e por isso, são tão importantes.

    Dica! Fontes internas, em geral, tem origem na própria entidade (ex.: relatório interno), enquanto que as fontes externas de informação possuem sua origem fora da entidade (ex.: valor de mercado das ações). Essas fontes são muito importantes. CESPE já cobrou em discursivas! Por isso é importante decorar alguns exemplos.

    Feita a revisão, agora iremos dar uma olhada nos indicativos externos trazidas pelo CPC:

    12. Ao avaliar se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização, a entidade deve considerar, no mínimo, as seguintes indicações:

    Fontes externas de informação
    (a) há indicações observáveis de que o valor do ativo diminuiu significativamente durante o período, mais do que seria de se esperar como resultado da passagem do tempo ou do uso normal; (Alterada pela Revisão CPC 03)
    (b) mudanças significativas com efeito adverso sobre a entidade ocorreram durante o período, ou ocorrerão em futuro próximo, no ambiente tecnológico, de mercado, econômico ou legal, no qual a entidade opera ou no mercado para o qual o ativo é utilizado;
    (c) as taxas de juros de mercado ou outras taxas de mercado de retorno sobre investimentos aumentaram durante o período, e esses aumentos provavelmente afetarão a taxa de desconto utilizada no cálculo do valor em uso de um ativo e diminuirão materialmente o valor recuperável do ativo;
    (d) o valor contábil do patrimônio líquido da entidade é maior do que o valor de suas ações no mercado.

    Dessa forma, já podemos identificar a correção da assertiva:

    A constatação de que o valor de mercado das ações de uma empresa é inferior ao seu valor patrimonial é um indicativo externo de que seus ativos podem estar sobreavaliados, sinalizando a necessidade de realização de testes de recuperabilidade do valor patrimonial desses ativos.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Questão sobre impairment com base no CPC 01 (R1), pronunciamento correlato da NBC TG 01.

    Impairment test, também chamado de teste de recuperabilidade, é uma prática contábil fortemente recomendada pelas normas internacionais de contabilidade, sobretudo quando há indícios de desvalorização do ativo. Ao realizarmos o teste, comparamos o valor contábil do ativo com seu valor recuperável (maior valor entre valor justo e valor em uso).

    Caso seja constatado que o valor contábil do ativo é maior que seu valor recuperável, reconhecemos uma perda por desvalorização do ativo, no final do período.

    Nesse sentido, o CPC 01 dispõe a seguinte regra geral, sobre quando a empresa deverá realizar o teste de redução ao valor recuperável:

    9. A entidade deve avaliar ao fim de cada período de reporte, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização. Se houver alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo.

    O próprio CPC traz exemplos de fontes internas e externas que indicam se um ativo sofreu desvalorização. Os indicadores dessas fontes não são exaustivos, pois a entidade pode identificar outras indicações ou fontes de informação de que um ativo possa ter se desvalorizado, que não constem do rol do CPC. Se qualquer desses indicadores de fontes internas ou externas estiver presente, a entidade deve fazer uma estimativa formal do valor recuperável, e por isso, são tão importantes.

    Dica! Fontes internas, em geral, tem origem na própria entidade (ex: relatório interno), enquanto que as fontes externas de informação possuem sua origem fora da entidade (ex: valor de mercado das ações). Essas fontes são muito importantes. CESPE já cobrou em discursivas! Por isso é importante decorar alguns exemplos.

    Feita a revisão, agora iremos dar uma olhada nos indicativos externos trazidas pelo CPC:

    12. Ao avaliar se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização, a entidade deve considerar, no mínimo, as seguintes indicações:

    Fontes externas de informação

    (a) há indicações observáveis de que o valor do ativo diminuiu significativamente durante o período, mais do que seria de se esperar como resultado da passagem do tempo ou do uso normal; (Alterada pela Revisão CPC 03)

    (b) mudanças significativas com efeito adverso sobre a entidade ocorreram durante o período, ou ocorrerão em futuro próximo, no ambiente tecnológico, de mercado, econômico ou legal, no qual a entidade opera ou no mercado para o qual o ativo é utilizado;

    (c) as taxas de juros de mercado ou outras taxas de mercado de retorno sobre investimentos aumentaram durante o período, e esses aumentos provavelmente afetarão a taxa de desconto utilizada no cálculo do valor em uso de um ativo e diminuirão materialmente o valor recuperável do ativo;

    (d) o valor contábil do patrimônio líquido da entidade é maior do que o valor de suas ações no mercado;

    Dessa forma, já podemos identificar a correção da assertiva:

    A constatação de que o valor de mercado das ações de uma empresa é inferior ao seu valor patrimonial é um indicativo externo de que seus ativos podem estar sobreavaliados, sinalizando a necessidade de realização de testes de recuperabilidade do valor patrimonial desses ativos.

    Gabarito do Professor: Certo

     

     

  • CPC 01

    FONTES DE INFORMAÇÃO DESVALORIZAÇÃO

    INTERNAS

    1. Obsolescência ou dano de um ativo;

    2. Ativo com vida útil infinita passou a ser finita;

    3. Relatório interno indica que o desempenho do ativo é ou será pior que o esperado;

    4. Investimento em pessoas ligadas for maior que os ativos líquidos da investida;

    5. Dividendo maior que o lucro da pessoa ligada.

    EXTERNAS

    1. Valor do ativo diminuiu mais do que o normal;

    2. Mudanças significativas, ocorrerem ou ocorrerão, no mercado, na economia, na legislação ou na tecnologia;

    3. Taxas de juros aumentaram;

    4. Patrimônio Líquido maior que as ações no mercado (GABARITO)

  • Quem entende de Mercado de ações erra a questão.

  • Interpretacao de texto...

  • A banca trabalhou em cima das nomenclaturas!!! Abençoada...

    Sendo assim, vamos analisar o caso em questão:

    #Valor de mercado = Valor contábil (VR)

    #Valor patrimonial = Valor recuperável (VC)

    Retomando a questão, observa-se o seguinte:

    A constatação de que o valor de mercado (VR) das ações de uma empresa é inferior ao seu valor patrimonial(VC) é um indicativo externo de que seus ativos podem estar sobreavaliados, sinalizando a necessidade de realização de teste de recuperabilidade do valor patrimonial(VC) desses ativos.

    Valor contábil (VR) < Valor patrimonial(VC), Ou seja, Valor patrimonial(VC) > Valor contábil (VR).

    Conclui-se que, teremos que realizar o teste de recuperabilidade do (VC) desses ativos. Portanto, item certo.

    Obs.: Concordam que é quase um RLM essa joça de questão?? rsrsrs

  • Se ler o cpc não tem erro . Pegaaaaa