-
ERRADO
Acredito que essa seria a definição do Valor Corrente (reposição; data do balanço)
≠
Valor de Mercado = Valor Realizável (venda ordenada)
Para quem precisa de uma ajuda na preparação, segue no instagram a página @prof.lucasmicas
Dicas que me levaram ao 1º lugar na PF!
-
GABARITO: ERRADO
VALOR REALIZÁVEL ( vl de mercado)
Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações da Entidade;
-
Errado. Essa é a definição de Custo de reposição ou substituição.
MCASP 7ª Edição
BASES DE MENSURAÇÃO DOS ATIVOS: (p. 156)
Custo histórico: Valor para se adquirir ou desenvolver um ativo, o qual corresponde ao caixa ou equivalentes de caixa ou o valor de outra importância fornecida à época de sua aquisição ou desenvolvimento.
Valor de mercado: Montante pelo qual um ativo pode ser trocado entre partes cientes e dispostas, em transação sob condições normais de mercado.
Custo de reposição ou substituição: Custo mais econômico exigido para a entidade substituir o potencial de serviços de ativo (inclusive o montante que a entidade recebe a partir de sua alienação ao final da sua vida útil) na data do relatório.
Preço líquido de venda: Montante que a entidade pode obter com a venda do ativo após deduzir os gastos para a venda.
Valor em uso: Valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil.
-
Uma observação importante feita pelo professor Marcel Guimarães do Direção Concursos:
Custo de reposição é diferente do custo de reprodução.
Enquanto o custo de reposição é o custo para se fazer a mesma coisa de uma maneira mais econômica, o custo de reprodução é o custo para adquirir o mesmo item.
Vejamos: Vamos supor que a empresa se utilize de um veículo de 40.000 para fazer entregas. A entidade pode muito bem avaliar o custo e pensar que sairia mais em conta uma moto de 25.000 para fazer a mesma coisa. Então, o custo de reposição é o valor da moto. Ou seja, está se fazendo a mesma coisa de uma maneira mais econômica.
Já o custo de reprodução seria o caso de você comprar o mesmo veículo com as mesmas características e tal.
Se errei, peço que me corrijam!
Bons estudos, pessoal!
-
Errrrou! Na verdade, essa é a definição do custo de reposição ou de substituição.
Vejamos a definição correta de valor de mercado que consta do MCASP (8ª ed., pgs. 157/158):
Valor de mercado: Montante pelo qual um ativo pode ser trocado entre partes cientes e dispostas, em transação sob condições normais de mercado.
Gabarito: ERRADO
-
ERRADO!
NBC TSP
Custo de reposição ou substituição
7.37 Custo de reposição ou substituição é o custo mais econômico exigido para a entidade substituir o potencial de serviços de ativo (inclusive o montante que a entidade recebe a partir de sua alienação ao final da sua vida útil) na data do relatório.
Valor realizável (valor de mercado): Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada.
-
Gabarito: E
O item refere-se a custo de reposição ou substituição. Já valor de mercado é o montante pelo qual um ativo pode ser trocado entre partes cientes e dispostas, em transação sob condições normais de mercado.
-
Essa
questão versa sobre mensuração de ativos.
Na verdade, a questão descreve
sobre a definição do custo
de reposição ou
de substituição, conforme dispõe o MCASP, 8ª
ed., pág. 158.
Vejamos a definição correta de valor de mercado
que consta do MCASP (8ª ed., págs. 157/158):
"Valor de mercado: Montante pelo qual um ativo pode ser trocado
entre partes cientes e dispostas, em transação sob condições normais de mercado."
Gabarito do Professor: ERRADO.