SóProvas


ID
2680498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com referência à gestão de pessoas em uma organização, julgue o item seguinte.


A expectativa do indivíduo sobre a sua habilidade em desempenhar uma tarefa com sucesso é uma importante fonte de motivação no trabalho.

Alternativas
Comentários
  •  Teoria da expectativa ou também chamada de teoria da expectância é uma ampla teoria da motivação desenvolvido primeiramente por Victor Vroom. Baseia-se na premissa geral de que a motivação para o desempenho que um indivíduo possui, apoia-se na antecipação que ele faz de eventos futuros..

    Ela apresenta que a expectativa de um resultado positivo orienta a motivação. Em termos mais práticos, se uma pessoa apresentar determinado comportamento e achar que receberá uma boa recompensa por isso, a espera ou probabilidade de recompensa esta associada ao comportamento. Essas recompensas organizacionais tais como bonificação, aumento de salário ou promoção; e que estas recompensas vão atender a suas metas pessoais.

  • TEORIA DA EXPECTÂNCIA DE VROOM

    Há uma percepção subjetiva de ação que gera um resultado, ou seja, a expectativa criada em torno da capacidade de atingir um objetivo que gera  a motivação. Nada tem a ver com recompensas.

     

    Motivação = Expectativa x Instrumentalidade x Valor

  • CERTO

     

    Teoria da expectativa (ou expectância) – Victor Vroom

    Para esta teoria, desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca.

     

    Valência =  É uma medida de atração que um resultado (recompensa) exerce sobre um indivíduo.
    Instrumentalidade = É o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado desejado.
    Expectativa = É a probabilidade, percebida pelo indivíduo, de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho.

     

     

    Andreia Ribas e Cassiano Salim (2016).

  •  [A expectativa do indivíduo sobre a sua habilidade em desempenhar uma tarefa com sucesso] é uma importante fonte de motivação no trabalho.

    A autoeficácia  é uma importante fonte de motivação no trabalho. 

     

  • Expectativa de realizar tarefa com sucesso é teoria da AUTOEFICÁCIA de Bandura - aqui nesta teoria pouco importa a recompensa (o que Vroom diz que IMPORTA) , para Bandura o indivíduo se motivaria pelo simples fato de ele se perceber capaz de realizar determinada tarefa com sucesso. 

  • enquanto vc tiver expectativa sobre alguma coisa, vc terá motivação para conquistar/realizar.

  • Gab. CERTO

     

    Pensei como nós que estudamos para concursos: estudar, ralar, passar horas tentando entender o conteúdo é um desafio e quando obtemos o resultado esperado é motivador para que queiramos cada vez mais...

     

    Fiquei filosófica agora, mas tô motivada... rsrs

  • Sem motivação você não estuda de verdade para concursos...

  • Creio que o conceito está mais ligado à Teoria da Autoeficácia do que à Teoria da Expectância.

    A motivação e o desempenho são em parte determinados pela crença das pessoas sobre o quanto elas podem ser eficientes. A autoeficácia é a convicção que um indivíduo possui de que será capaz de realizar determinada tarefa. 

  • CERTO.

     

    Teoria da Autoeficácia (Bandura)

    A autoeficácia se refere à convicção individual de que se é capaz de realizar determinada tarefa.
    Quanto maior a autoeficácia, maior a confiança no sucesso

  • Resumindo: O Cabra é macho

     

  • O Cespe me passa raiva, mas ao mesmo tempo me motiva para estudar. Gab Certo

  • Questão sobre a teoria da expectância (ou expectativa), que diz que a motivação é um produto das expectativas das pessoas em relação a suas habilidades de atingir os resultados e o valor que elas dão às recompensas. Ou seja, o indivíduo primeiro analisa se a meta que a empresa estipulou é possível de ser atingida com seus próprios esforços. Se a meta for inalcançável, ou não depender do seu trabalho, não irá gerar motivação! Após isso, ele analisa se a recompensa é desejável, pois pode ser que o “prêmio” não seja atrativo para todas as pessoas da mesma forma.

    Gabarito: Correta

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos

  • Esta Teoria abordada pelo item é a Teoria da Autoeficácia, e não a Teoria da Expectância. Tome cuidado.

    Na Teoria da Autoeficácia, em resumo: o indivíduo confia no taco. E quanto mais ele confia no taco, mais motivado ele fica.

  • Certo.

    Conforme Victor Vroom, em sua teoria da expectância, o funcionário se motiva levando em conta três fatores (EVI):

    • Expectativa: se conseguirá realizar a tarefa;

    • Valência: se a recompensa tem valor para ele;

    • Instrumentalidade: recompensa.

    Questão comentada pelo Profª. Kátia Lima

  • CERTO

  • Auto-eficiência: refere-se ao julgamento que cada pessoa faz a respeito de suas habilidades para fazer algo. A autoeficiência não se refere às habilidades reais que a pessoa possui, mas à percepção que ela tem a respeito do poder de suas habilidades. Pessoas com baixa auto-eficiência não acreditam que podem fazer coisas que elas podem realmente fazer. E assim, correm o risco de nem ao menos tentar fazer. O desenvolvimento de uma habilidade precisa ser acompanhado pelo desenvolvimento de sua auto-eficiência.

    Gabarito: CERTO

  • De fato a questão parece-me versar sobre a teoria da autoeficácia, e não da expectância. De toda sorte, a banca preferiu não adentrar nesse mérito. Mas é bom ficar ligado.

  • Comentário:

    Podemos lembrar da teoria da autoeficácia para resolver essa assertiva. Por esse modelo, a crença que o indivíduo tem de si próprio de que consegue alcançar seus objetivos e realizar as tarefas que se propõe a fazer é uma fonte muito importante de motivação, e tende a trazer mais resiliência e força de vontade ao colaborador. Logo, questão correta.

    Gabarito: C

  • eu entendo essa questão adequar-se à teoria da autoeficácia, mas porque não se aplicaria à teoria da expectância? para mim, ambas são perfeitamente aplicáveis. e para o professor, a teoria de victor vroom é a aplicável a essa questão.

  • CERTO

    Sobre a teoria da expectância (ou expectativa), que diz que a motivação é um produto das expectativas das pessoas em relação a suas habilidades de atingir os resultados e o valor que elas dão às recompensas. Ou seja, o indivíduo primeiro analisa se a meta que a empresa estipulou é possível de ser atingida com seus próprios esforços. Se a meta for inalcançável, ou não depender do seu trabalho, não irá gerar motivação! Após isso, ele analisa se a recompensa é desejável, pois pode ser que o “prêmio” não seja atrativo para todas as pessoas da mesma forma.

    Conforme Victor Vroom, em sua teoria da expectância, o funcionário se motiva levando em conta três fatores (EVI):

    • Expectativa: se conseguirá realizar a tarefa;

    • Valência: se a recompensa tem valor para ele;

    • Instrumentalidade: recompensa.

  • CERTO

    Teoria da Expectância Vroom.

    A motivação é um produto das expectativas das pessoas com relação a habilidade de atingir os resultados e o valor que elas dão às recompensas. Portanto Vroom levou em consideração as diferenças pessoas, pois cada individuo tem uma habilidade específica e desejos e necessidades diferentes

  • Gab: CERTO

    Teoria da Expectativa de Vroom.

    Para esta teoria, o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca. Os três principais fatores nesta teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa.

    Expectativa: Relação esforço-desempenho. É a probabilidade, percebida pelo indivíduo, de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho.

    Ou seja, a expectativa do indivíduo em desempenhar uma tarefa com sucesso é sim uma importante fonte de motivação no trabalho.

    Chiavenato, Gestão de Pessoas, O novo papel, 4° Ed. pág, 440.

  • Pela teoria de Victor Vroom, o indivíduo determina suas ações em busca de resultados (uma troca). Isso significa que na própria expectativa, na idealização, já nasce (fonte) motivação. Em momento algum o teórico diz que só existe a motivação se alcançar o resultado. Pelo contrário, a motivação nasce antes mesmo de iniciar o processo de busca, o caminho a ser trilhado.

    Expectativa (expectância) = Probabilidade que determinado grau de esforço pode levar ao resultado.

    O indivíduo confia no seu esforço, nas suas habilidades, em executar determinada tarefa e faz. Nesse sentido, a expectativa pode ser considerada uma boa fonte de motivação.

  • A crença acerca da própria habilidade em desempenhar uma tarefa corresponde ao conceito de autoeficácia.

    A autoeficácia, sem dúvidas, é uma importante condição para que o indivíduo se sinta motivado em realizar uma tarefa, por isso o enunciado está correto.

    Gabarito: Certo

  • GAB: CORRETA

    De acordo com a Teoria da Autoeficácia, quanto maior a autoeficácia do funcionário

    (ou seja, quanto maior a crença do funcionário de que ele é capaz de desempenhar determinada tarefa), maior será a sua motivação.

    Estratégia Concursos- Prof. Stefan Fantini

  • Gab: CERTO

    Estudamos para concurso com a expectativa de passar, e loooooogo. Essa expectativa vem com uma mistura louca de motivação e desmotivação constante kkkk.

  • Valência, Expectativa e Intrumentabilidade são os três fatores motivacionais de Vroom. O Vroom é VÉI!

  • Gabarito:Certo

    Principais Dicas de Motivação e Liderança:

    • Motivação = É a expectativa da satisfação das necessidades. Pode ser intrínseca (interna) ou extrínseca (externa). Varia de pessoa a pessoa. Está atrelada indiretamente ao desempenho, entretanto a motivação por si só não gera desempenho, pois ela necessita das oportunidades, do contexto de vivência do camarada e das habilidades para que ele possa gerar desempenho.
    • Teorias de Conteúdo de Motivação que mais caem: Indivíduos X e Y; Maslow; Herzberg - 2 fatores
    • Teorias de Processo de Motivação que mais caem: Adams e Vroom.
    • Liderança = Capacidade de exercer influências nas pessoas em uma dada situação. Líder é aquele que INFLUENCIA e CHEFE é aquele que manda, logo são diferentes.
    • Estilos de liderança que mais caem: Traços de personalidade; Kurt Lewis; Blake e Mountoun; Henry e Blanchard.
    • Tipos de Poder que Influenciam na liderança: Coercitivo (mandão - punição), Recompensa (valorizador - dinheiro), Legitimo (estrutura formal hierárquica), Referente (carismático, simpatizo com suas ideias) e Competência (conhecimento).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!