SóProvas


ID
2680693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à assistência de enfermagem ao paciente com lesão renal aguda (LRA), julgue o próximo item.


A peritonite é uma das complicações frequentes em diálise peritoneal, por isso é inviável a realização desse procedimento em domicílio.

Alternativas
Comentários
  • COMPLEMENTO....

     

    TRATAMENTO


    O prognóstico na peritonite é, decisivamente, influenciado por vários fatores, dentre os quais os mais destacados estão, por ordem de importância, o início do tratamento, a idade, o estado geral de saúde do paciente, não considerando qualquer outro fator de risco concomitante.


        O diagnóstico precoce da peritonite pós-operatória, qualquer que seja a situação do doente, momentos antes do início do processo, é passo  decisivo quando se objetiva a cura.


        O tratamento cirúrgico de indicação imediata será agressivo com os seguintes fundamentos:


    a. eliminar a fonte de infecção,


    b. reduzir o contaminante peritoneal e,


    c. evitar a peritonite continuada.

     

    https://www.sbcp.org.br/revista/nbr211/P33_41.htm

  • dialise peritoneal automatizada pode ser feita no ambiente domiciliar pelo o paciente ou familiar treinado sempre utilizando a técnica asséptica.

  • ==> Em particular, na Diálise Peritoneal (DP) tem-se como modalidade de tratamento a Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (CAPD) e a Diálise Peritoneal Automática (APD). Estas modalidades podem ser realizadas no domicílio dos pacientes. Para tanto, o paciente e/ou cuidador devem ser capacitados e supervisionados pela equipe de enfermagem sobre as condições do domicílio, equipamentos, insumos e procedimentos para realização da DP. Um diagnóstico acurado sobre as condições de moradia, habilidades cognitivas e motoras do paciente e da família é fundamental na prevenção de complicações.

    Fonte: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v23n5/pt_0104-1169-rlae-23-05-00902.pdf

    ==> A Peritonite é a principal complicação infecciosa da Dialise Peritoneal (DP) e a mais frequente causa de falência do método sendo que peritonites prolongadas ou severas podem causar danos a membrana peritoneal mas, geralmente tem bom prognóstico se diagnosticadas e tratadas corretamente. 

    Cuidados com o orifício de saída - Medidas de prevenção para peritonite:

    • Recomenda-se aplicação diária de antibiótico (mupirocina ou gentamicina) no orifício.
    • Deve-se tratar prontamente episódios de IOS ( Infecção do Orifício de Saída do cateter) ou tunelite para reduzir o risco de peritonite.
    • Cuidados com orifício e lavagem das mãos devem ser enfatizados durante o treinamento.
    • Curativos oclusivos são opcionais. 

    Fonte: http://www.hcfmb.unesp.br/wp-content/uploads/2017/11/Protocolos-cl%C3%ADnicos-e-padroniza%C3%A7%C3%A3o-em-condutas-em-di%C3%A1lise.pdf

    GABARITO: ERRADO

  • A diálise peritoneal é realizada através do peritônio, ele deixa passar, através de seus pequenos furos, as toxinas e a água que estão em excesso no organismo. A diálise peritoneal é feita com a colocação de um líquido dentro da cavidade abdominal por meio de um cateter. Esta diálise é feita em casa, após o treinamento do paciente e de seus familiares, inclusive no treinamento são dadas informações para atentar caso de peritonite ou quaisquer outras complicações que possam ocorrer. 

     

    Gabarito do Professor: ERRADO