SóProvas


ID
2680714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item a seguir, utilizando uma análise crítica dos aspectos bioéticos e dilemas relativos ao Código de Ética e Deontologia da Enfermagem.


Deontologicamente, o aborto é proibido por esse código de ética, embora o Código Penal o permita nos casos de estupro e risco de vida para a mãe.

Alternativas
Comentários
  • Proibições - Art 28: Provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação.

    Parágrafo único: Nos casos previstos em Lei, o profissional deverá decidir de acordo com a sua consciência, sobre sua participação ou não no ato abortivo. ( casos previstos em lei: anencéfalos, quando acarretar risco para mãe e nos casos de vitimas de violencia sexual).

  •   CAPÍTULO III – DAS PROIBIÇÕES

    Art. 73 Provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente.

    Parágrafo único. Nos casos permitidos pela legislação, o profissional deverá decidir de acordo com a sua consciência sobre sua participação, desde que seja garantida a continuidade da assistência.

    http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-5642017_59145.html

     

  • A pergunta não ficou clara, induzindo ao erro. Entendi que a deontologia proibe o aborto mesmo no caso previsto por lei.

    ''Deontologicamente, o aborto é proibido por esse código de ética, embora o Código Penal o permita nos casos de estupro e risco de vida para a mãe.''

  • Muito mal redigida

    A frase leva a crer que a questão afirma que o aborto é proibido pelo cõdigo de ética em qualquer hipótese

     

  • Questão mal elaborada!

  • Questão mal formulada. Cabia recurso pois a o termo "embora" leva a entender que o código proibia a pratica do aborto mesmo os previstos na legislação
  • A regra geral é a proibição do abordo. A permissão é a exceção, nos casos previstos em lei, ainda assim, em consonância com a consciência do profissional.

    [É proibido] Art. 73 Provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente.

    Parágrafo único. Nos casos permitidos pela legislação, o profissional deverá decidir de acordo com a sua consciência.

    Resposta: Correta.