SóProvas


ID
2680738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao Código de Ética e Deontologia da Enfermagem.


É direito do profissional de enfermagem recusar-se a executar, exceto em situações de urgência e emergência, prescrição medicamentosa e terapêutica com base em documentos e formulários nos quais não constem a assinatura e o número de registro do profissional.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO II – DOS DEVERES

     

     

    Art. 46 Recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica na qual não constem assinatura e número de registro do profissional prescritor, exceto em situação de urgência e emergência.

    § 1º O profissional de Enfermagem deverá recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica em caso de identificação de erro e/ou ilegibilidade da mesma, devendo esclarecer com o prescritor ou outro profissional, registrando no prontuário.

     

    FONTE: RESOLUÇÃO 564/2017

  • UMA DICA:

    O QUE É PARA VOCÊ: DIREITO

    O QUE É PARA O OUTRO: DEVER 

     

    #VEMCLDF 

  •  

    CAPÍTULO II – DOS DEVERES

    Art. 46 Recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica na qual não constem assinatura e número de registro do profissional prescritor, exceto em situação de urgência e emergência.

    § 1º O profissional de Enfermagem deverá recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica em caso de identificação de erro e/ou ilegibilidade da mesma, devendo esclarecer com o prescritor ou outro profissional, registrando no prontuário.

    § 2º É vedado ao profissional de Enfermagem o cumprimento de prescrição à distância, exceto em casos de urgência e emergência e regulação, conforme Resolução vigente.

     

    http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-5642017_59145.html

  • O certame fala DIRETO só que é um DEVER pq a questão está correta?

  • estar errada ... a questão marca certa errada

  • Na COFEN 311/07 era um direito, mas agora, com a COFEN 564/17, tornou-se um dever a questão da recusa do paciente quando em situações de prescrição ilegível ou sem assinatura / registro do profissional.

    Resposta: Errada.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o Código de Ética e Deontologia da Enfermagem. 

    É dever do profissional de enfermagem (e não direito) recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica com base em documentos e formulários nos quais não constem a assinatura e o número de registro do profissional. Pois não há como provar quem foi o prescritor daquela indicação.

    Resposta do Professor: Errado.

  • Não sei se eu interpretei corretamente a pergunta, mais eu interpretei da seguinte forma que o profissional pode fazer medicamentos em urgência/emergência sem "prescrição escrita" pois pode haver a prescrição verbal na hora de uma emergência