SóProvas


ID
2680954
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na década de 1960, Pedro Pinchas Geiger elaborou uma nova regionalização do espaço brasileiro, estabelecendo três grandes regiões – Centro-Sul, Nordeste e Amazônia – segundo critérios relacionados

Alternativas
Comentários
  • Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país, em três Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais.

    Esta proposta se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, ela busca refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes. De acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

    Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.

    Diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados. Nessa regionalização, o norte de Minas Gerais, por exemplo, encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro está localizado no Centro-Sul.

    Essa organização regional é muito útil para a geografia, pois oferece uma nova maneira de entender a história da produção do espaço nacional.

     

    http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1553&evento=5

  • Apenas complementando o comentário da colega Tatá ;

    A divisão regional oficial do Brasil é aquela estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo composta por cinco complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

    O fundamento atual da divisão regional do IBGE é o conceito de macrorregião definidos segundo uma combinação de características econômicas demográficas e naturais.

     

     O geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país, em três Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais, a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Os critérios adotados para a delimitação dessas três regiões foram os aspectos naturais e, principalmente, as características socioeconômicas.

    Os limites entre essas regiões não obedecem aos limites políticos-administrativos dos Estados.

     

    Já o autor MIlton Santos reconhece a existência de quatro Brasis; uma região concentrada, formada pelo Sudeste e pelo Sul, o Brasil do Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia.

    Divisão marcadas pela difusão diferencional do meio técnico- científico-informacional e nas heranças do passado.

     

  • Comentário perfeito, Rafael! 

  • Qual o erro da alternativa C?

  • Qual o erro da alternativa C?

  • Ressaltando os erros das alternativas para os colegas entenderem melhor.

    Obs.: Não deixem de ler os ótimos comentários dos colegas Rafael e Tathyanne.

    A) aos limites estaduais e às características morfoclimáticas.

    Incorreta, Geiger não considerada as fronteiras dos estados, nem os tipos morfoclimáticos;

    B) à formação socioespacial e aos limites estaduais.

    Incorreta, novamente, Geiger não considerada as fronteiras;

    C) às características morfoclimáticas e aos aspectos socioeconômicos.

    Incorreta, Geiger não consideradas os regimes morfoclimáticos; por sua vez, os aspectos socioeconômicos são considerados;

    D)aos aspectos socioeconômicos e às heranças do passado.

    Incorreta, quem considerada as heranças do passado é o autor Milton Santos, juntamente com Maria Silveira;

    E) às características naturais e à formação socioespacial.

    CORRETA, GABARITO DA QUESTÃO