SóProvas


ID
2680963
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A distribuição da radiação solar pela superfície terrestre é o principal desencadeador de fenômenos atmosféricos. Nas regiões de maior latitude, a incidência de raios solares é

Alternativas
Comentários
  • A

     

  •    Quanto mais próximo da linha do equador, menor a latitude, consequentemente, mais quente será a região. Análogo a isso, nas regiões de maior latitude, a temperatura será menor e, consequentemente, a incidência dos raios solares será difusa.

    Avante, guerreiros!

  • Entendo que raios difusos são feixes de raios não paralelos, isto é, de diferentes direções. Normalmente são aqueles refletidos por superfícies rugosas.

    Os raios solares quando atingem a superfície terreste são paralelos, independentemente da latitude. Portanto não são difusos.

    Nas altitudes mais altas os raios solares tem incidência inclinada o que acarreta menor quantidade de incídência por área.

    Porém, está correto que os raios inclinados promovem baixas temperaturas médias.

  • Apesar que o gabarito é letra A, a afirmação está mal formulada..

    O termo difuso da enteder que os raios solares se "espalham".. "incidência difusa"? Ficou estranho..

  • Pensem no Polo Norte
  • mais perto do equador = perpendicular a incidência de raios solares e maiores temperaturas médias

    item A

  • Nas regiões de maior latitude, a exemplo da Zonas Glaciais entre 66° e 90° de latitude, a incidência de radiação solar é bastante difusa, é oblíqua, ou seja, inclinada em relação à superfície esférica do planeta. Assim, a radiação atravessa uma porção maior de atmosfera e o clima varia entre subpolar e polar, com baixas temperaturas, alta amplitude térmica anual, menor pluviosidade e elevada precipitação nival