-
Ser eficaz não era usar os meios e ser efeciente é alcançar os resultados pretendidos? Fiquei em dúvida nessa questão, alguém poderia esclarecer?!
-
CORRETO
Thalita
"Eficácia: Significa fazer a coisa certa. Está relacionado com o alcance das metas e objetivos estabelecidos. É o grau de coincidência dos resultados e os objetivos." - GIOVANNA CARRANZA
----
"(FGV/SEFAZ-RJ/AUDITOR/2011) A eficácia consiste em fazer a coisa certa (não necessariamente da maneira certa). CORRETO"
Eficiência: Significa fazer as coisas direito (fazer certo). Se você consegue uma maior produção para um determinado recurso, você alcançou a eficiência.
Como a APO (administração por objetivos), segundo "Chiavenato (1999, p. 271): é um estilo de administração que enfatiza o estabelecimento conjunto de objetivos tangíveis, verificáveis e mensuráveis”, por isso EFICÁCIA ganha maior relevância.
Giovana também fala que A eficácia é primordial, imprescindível ao administrador, e a eficiência é desejável
-
Esse gabarito é definitivo?
-
Esse é o ABSURDO do gabarito definitivo! Cespe cespiando!
-
Eficiência: Significa fazer as coisas direito (fazer certo). É a relação entre recursos (financeiros, materiais, humanos, tecnológicos, ambientais, etc) e produtos.
--> Significa fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade.
Eficácia: significa fazer a coisa certa. Está relacionado com o alcance das metas e objetivos estabelecidos. É o grau de coincidência dos resultados e os objetivos.
--> É fazer um trabalho que atinja um resultado esperado.
Efetividade: É o resultado de um trabalho de qualidade de uma empresa. É a capacidade de produzir um efeito, que pode ser positivo ou negativo.
Giovanna Carranza
https://forumdeconcursos.com/wp-content/uploads/wpforo/attachments/6447/374-Administrao-Geral-e-Pblica-para-os-Concursos-de-Analista-e-Tcnico-Coleo-Tribunais-e-MPU-Gionanna-Carranza-2016.pdf
-
A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados.
O subordinado passa a trabalhar para desempenhar metas e cobra os meios e recursos necessários para alcançar os objetivos.O foco é cumprir o objetivo determinado, ou seja a EFICÁCIA tem sim grande relevância,já que ela se refere a atingir o resultado estabelecido,mas não dá pra dizer que ela é mais relevante que a eficiencia pq tudo depende do objetivo, além do mais, a APO surgiu de uma situação em que se falava na redução das despesas e controlar os gastos (O QUE TEM A VER COM EFICIENCIA)
"O surgimento da APO
A APO surgiu quando a empresa privada norte
americana recebia pressões acentuadas com intervenções e controles governamentais. Os empresários viram cair suas margens de lucros e a necessidade de reduzir despesas e de focar mais os resultados do que esforços supérfluos e dispersivos. A
pressão econômica tinha gerado uma gestão por pressão, forçando as empresas a endurecer seus controles." CHIAVENATO
-
CERTO
PRIMORDIAL: FAZER, ALCANÇAR AS METAS (EFICÁCIA)
DESEJÁVEL: FAZER + COM - (EFICIÊNCIA)
Logo, temos uma maior relevância da EFICÁCIA, pois independente de como é feito, é necessário FAZER.
-
A autoeficácia, junto com o feedback, é um dos pilares da Administração por objetivos. Ela é importante, pois para que essa forma de administrar dê certo, é necessário que as pessoas acreditem que elas conseguirão atingir o resultado.
-
Não importa como (eficiência) foi feito, desde que alcance o objetivo (eficácia).
-
Objetivo almeja um resultado.
eficácia: é eficaz qdo se atinge o objetivo, então certa a questão.
-
Na Administração Clássica havia foco apenas na EFICIÊNCIA. Surgida a Eficácia e Efetividade na Administração Neoclássica a tendência é q o enfoque seja nelas, mas a questão de maneira nenhuma desprezou a eficiência.
-
"em detrimento da eficiência" torna essa assertiva errada por completo.
Abusrdo mesmo. Insegurança absoluta na resolução de questões sem lógica.
-
Achei "em detrimento" muito áspero. É certo que se dá ênfase à eficácia, mas não se pode negligenciar a eficiência. Discordo do gabarito. Tanto que tem um monte de questão falando que a administração gerencial veio "em detrimento" da burocrática e o gabarito é sempre Errado, visto que na gerencial ainda existem aspectos burocráticos, mesmo que em menor proporção. Mesmo caso desta questão. Banca considera o que quer.
-
Exemplo bem esdrúxulo...Trazendo p gente....
Você ser nomeado em um concurso público através de uma fraude...( Colou as respostas da prova)...
Eficácia: Foi nomeado (objetivo alcançado);
Não foi eficiente...ou seja, a eficácia ganhou relevância em detrimento da eficiência.....
-
O objetivo é fazer
se gastou muito ou fez de qualquer jeito alcançou a eficácia
-
Matar uma mosca com 2 tiros de canhão ,ou seja, atingi o meu objetivo fui eficaz , porém a ferramenta usada não era a ideal hahahahahahahah resumindo , pode se alcançar eficácia sem a eficiência.
-
DUUUUUUUUUUUUUVIDO MARCAR CONVICTO ESSA. A meu ver, andam juntas. Eficácia e eficiência. COmo pode você ter atingido somente o objetivo. Nada a ver.. fora "em detrimento" francamente né..
-
Teoria do cespe!!!
-
Vamos relembrar !
Administração por objetivos (APO),conhecida por administração por resultados, surgiu após os modelos clássicos, os quais tinham foco na EFICIÊNCIA (meios). A APO veio, justamente, para dar ênfase a EFICICÁCIA (fins) .Não acredita ?? Olha só o comentário do Mestre Chiavenato :
'' APO [...] A ênfase em fazer corretamente o trabalho (the best way de Taylor) para alcançar eficiência passou à ênfase em fazer o trabalho mais relevante aos objetivos da organização para alcançar eficácia. O trabalho passou de um fim em si mesmo para constituir um meio de obter resultados. Essa reformulação significa uma revolução na Administração: a mudança no panorama gravitacional do universo administrativo''
Fonte: Administração Geral e Pública, Idalberto Chiavenato.
-
Tela azul!
-
APO - EFICACIA --> METAS
Deming: contra APO
-
cumpriu o objetivo foi eficaz.
-
Eficácia é uma medida do rendimento global das empresas e se consolida pela ocorrência dos seguintes aspectos:
•fazer as coisas certas, ou seja, fazer o que precisa ser feito;
•produzir alternativas criativas para as várias situações que surgirem nas empresas;
•maximizar a utilização dos recursos disponíveis;
•obter os resultados estabelecidos e esperados nos processos de planejamento das empresas; e
•aumentar os resultados da empresa (lucro, rentabilidade, produtividade, participação de mercado).
A eficácia de uma empresa depende, basicamente, de dois aspectos:
•de sua capacidade de identificar as oportunidades e as necessidades do ambiente, onde estão os fatores não controláveis pela empresa; e
•de sua flexibilidade e adaptabilidade, visando usufruir dessas oportunidades e atender às necessidades identificadas no ambiente.
Eficiência é uma medida individual dos componentes das empresas (departamentos) e se consolida pela ocorrência dos seguintes aspectos:
•fazer as coisas de maneira adequada;
•resolver os problemas que surgem;
•salvaguardar os recursos aplicados pela empresa;
•cumprir os deveres e as responsabilidades estabelecidas; e
•reduzir os custos.
Pelo fato de a eficácia ser uma medida do rendimento global da empresa, logo ela recebe um "foco" maior pelo administrador.
Fonte: Djalma
-
Eficácia: atingir os objetivos. Ex.:Passar no concurso.
Eficiência: atingir os objetivos de forma racional. Ex.: Passar no concurso gastando menos.
Gabarito: certo
-
Não vejo problema na questão, desde que esteja claro os conceitos de eficácia e eficiência. Eficácia está cagando e andando para os meios, ou seja, não liga para o processo da coisas, se vai gastar muito ou não, o que importa é atingir os resultados. A APO é isso, visa os objetivos/resultados.
-
Eficácia: Ser aprovada "em detrimento" das questões imbecis do CESPE.
-
Perfeita colocação @danielerodrigues
-
CESPE SEJA BOAZINHA NESSA PROVA DO MPU POR FAVOR, NÃO ME DECEPCIONE!
-
CERTO.
Administração por objetivos: foco no objetivo, ou seja resultado, ou seja eficácia.
"No âmbito da administração por objetivos, a eficácia ganha relevância em detrimento da eficiência."
"No âmbito da administração por objetivos, a eficácia ganha relevância em prejuízo/desvantagem da eficiência"
Detrimento: dano, prejuízo; causando prejuízo ou desvantagem.
-
Desafio:
Ler "... em detrimento ..." na hora da prova, e ter "coragem" p/ responder. kkkkkkkkkkkkkkkkk
-
APO --> foco é nos RESULTADOS(eficácia)
SEJA FORTE,NÃO DESISTA!!!
-
Em detrimento,ai nessa hora você vai pela lógica e se ferra como eu kkk
-
A meu ver, questão polêmica e passível de anulação. Não dá para afirmar que a eficácia, mesmo que em primeiro plano, na APO, estará em detrimento da eficiência. Até porque na análise de desempenho a eficiência, assim como a efetividade e outros aspectos relativos aos esforços, contribui para o alcance dos objetivos.
-
Administração por objetivos equivale a administração por resultados, veja:
O foco no objetivo equivale ao foco no resultado, pois, se você possui objetivos a serem concretizados logicamente você possui resultados a serem alcançados! Seu objetivo é o resultado que você quer ter! Logo um é o outro e vice-versa.
Nesse aspecto a eficácia é priorizada, pois para alcançar o objetivo/resultado devemos produzir um efeito suficiente para alcançar o objetivo/resultado.
meio redundante esse final, mas é isso ai...
-
-
Ótimo enunciado, pois exige do candidato a compreensão, de fato, da Administração por Objetivos (APO).
A APO surge como um estilo de gestão destinado a aumentar a eficácia dos planos. Percebeu-se que os planos que eram elaborados sem a participação dos empregados, apesar de serem mais eficientes (mais rápidos e menos onerosos para serem elaborados), não produziam os resultados almejados. A APO contrapõe-se a esse modelo ao propor a participação dos empregados dentro do processo de elaboração dos planos. O pressuposto teórico da APO é que com a participação dos empregados, cria-se um maior engajamento e motivação dos empregados durante a execução.
Gabarito: CERTO
-
O foco da APO está no alcance de objetivos, isto é, promoção de resultados, o que nos faz pensar em eficácia (atingir o que foi previamente traçado no plano), pois eficiência diz respeito ao modo (exemplo: construir 10 escolas em 1 ano em vez de 2 anos).
Resposta: certo.
-
APO foco rigoroso com a eficácia.
-
Essa questão merecia a inversão do gabarito ou a sua anulação.
Vamos por partes:
1- Significado de Detrimento:
substantivo masculino
Prejuízo, estrago material ou moral; perda, dano.
expressão
Em detrimento de. Em oposição ao interesse de; que resulta em prejuízo para.
2- Substituindo por expressões sinônimas ou por substantivo sinônimo:
No âmbito da administração por objetivos, a eficácia ganha relevância em oposição da eficiência.
OU
No âmbito da administração por objetivos, a eficácia ganha relevância em perda da eficiência.
3- CONCLUSÃO:
É fato que, na APO, a eficácia ganha notoriedade, mas não em DETRIMENTO da eficiência. Nenhuma organização que adota a APO quer deixar de ser eficiente. O que mudou foi apenas o foco, mas o que é bom, a organização vai buscar manter.
Infelizmente é mais uma questão absurda da CESPE.
-
APO => foco: nos resultados / com os fins (eficácia)/(objetivos organizacionais)
Não nos processos/atividades/ “meios” (eficiência)
-
Gab: CERTO
A APO tem foco justamente nos RESULTADOS.
-
Atingir os objetivos não importa como, ser eficaz e cumprir suas metas
Fácil demais
-
CORRETO!
APO é foco em EFICÁCIA!
-
☠️ GABARITO CERTO ☠️
Ao invés de se preocupar com os processos e com os “meios” (eficiência), a APO se preocupa com os resultados, com os fins (eficácia).
-
Esse é um ponto muito relevante da Administração por Objetivos( APO ), tendo em vista que as primeiras teorias da Administração - mais especificamente a administração cientifica e à teoria clássica - tinham uma percepção de Administração muito fechada, na qual a alta administração planejava os objetivos, metas e planos ao passo que os sujeitos dos níveis hierárquicos inferiores somente eram responsáveis pela execução. Tal ideia, de fato, era eficiente, pois se utilizava de poucos recursos( insumos ) para alcançar seus objetivos, no entanto não era nada eficaz. É nesse contexto que surge a APO, desenvolvida por Drucker, trazendo uma visão de Administração ampla, em que todos dentro de um ambiente organizacional são consideradas pessoas ativas no tocante a participação do processo de planejamento. Em resumo: aqui, temos a eficácia prevalecendo em detrimento da eficiência.
Gabarito: Certo
-
A Administração por Objetivos [...] os gerentes e subordinados passaram a questionar a razão e o "por quê" de fazer as tarefas, voltando-se para a eficácia. (Elisabete de Abreu e Lima Moreira - ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA)
-
Eficácia: Alcançar objetivos e metas
Eficiência: Otimizar recursos
Na APO os processos de planejamento de objetivos e metas, desenvolvimento de planos de açõe e tomada de decisões são mais demorados, pois toda equipe participa (diferente da abordagem clássica, em que a decisão é centrada no líder, por isso é mais rápida). Logo, por ser mais demorado, desconsidera a eficiência, pois não otimiza o recurso de tempo.
Na APO o foco é a eficácia