-
CERTO!!!! Toda cultura se apresenta em 3 níveis, nesta ordem: ARTEFATOS, VALORES COMPARTILADOS E PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS.
Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.
Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.
Pressuposições básicas: Constituem o terceiro nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.
-
GAB: CERTO
Cultura organizacional classificação em três níveis:
Artefatos: Nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam.
Valores compartilhados: É o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.
Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não-escritas e nem sequer faladas.
Fonte: https://www.euvoupassar.com.br/artigos/detalhe?a=cultura-organizacional-bb
-
Gab.: CERTO
Valores Compartilhados: São valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.
Fonte: ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - Giovanna Carranza
-
Imagine um iceberg,a maior parte dele fica debaixo da água, assim pode ser classicado os 3 nivéis da cultura organizacional.
1- ARTEFATOS- A parte visível do iceberg, é aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam.
2- VALORES COMPARTILADOS- Estão no segundo nível, são valores inrraizados e relevantes,é uma justificativa aceita por todos os membros, um exemplo é a BUROCRACIA , os membros concordam que algumas coisas tem que ser burocraticas para serem justas e imparciais.
3-PRESUPOSIÇÕES BÁSICAS- A parte mais profunda do iceberg, é um nivél mais intimo, profundo e oculto, são crenças inconcientes, as pessoas só repetem e reproduzem sem saber. Exemplo: O preconceito, é algo inconciente.
-
COMPONENTES DA CULTURA ORGANIZACIONAL:
3 DIFERENTES NIVEIS:
1. ARTEFATOS:
São as coisas concretas;
Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível
- Representados por:
-- tecnologia
-- prédios
-- instalações
-- produtos
-- serviços
-- disposição física
-- vestimentas
-- marca
-- maneiras como as pessoas se tratam
-- etc.
2. VALORES COMPARTILHADOS:
Constitui o segundo nível da cultura. (Camada intermediária)
São valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.
- Representados por:
-- valores
-- normas
-- ideologias
-- filosofias adotadas
-- etc.
3. PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS:
Constituem o nível mais íntimo; profundo e oculto.
São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nos quais as pessoas acreditam.
Representados por:
-- crenças inconscientes
-- percepções
-- sentimentos
Fonte: Meus resumos e anotações
Bons estudos, guerreiros! Deus tá no comando!
-
Valores compartilhados: Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros e são, em muitas organizações, originalmente criados pelos seus fundadores. Esses valores e crenças incluem o que as pessoas dizem ou fazem cotidianamente, filosofias, estratégias e objetivos.
-
Idalberto Chiavenato
...
Valores compartilhados (segundo nível da cultura organizacional)
São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Constituem o segundo nível da cultura.
Página 225
-
Gabarito Certo
*De acordo com Nassar (2000):
cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar, ainda, que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa
-
Segundo o professor Schein pode ser decomposta em três níveis:
Artefatos: é o nível visível da cultura – muitas vezes confundido como a única forma de cultura. Quando você ouve histórias sobre a cultura do Google e pensa em escorregador no escritório, bicicletas coloridas, comidas à vontade…. tudo isso são artefatos da cultura e não A cultura em si.
Crenças e valores adotados: esse nível pode ser até observado através de pesquisas e entrevistas – trata-se dos valores principais compartilhados pelo grupo. A forma como você deve se comportar, as atitudes que não são toleradas e assim por diante.
Suposições básicas: são os sentimentos que as pessoas integrantes do grupo assumem como verdade – não é observado mas é muito sentido/percebido.
CERTO
-
CERTO!
Valores compartilhados justificam o comportamento das pessoas,
-
MELHOR DEFINIÇÃO, SEGUNDO MODELO DE SCHEIN.
-
Vejam meu comentário na Q969219.
-
Valores compartilhados compõem o nível intermediário da cultura organizacional.
-
-
É o clima seria o q?
-
Verdadeiríssima! Basta olhar a definição que foi colocada para valores compartilhados naquele esquema do iceberg.
Gabarito: C
-
Gab: CERTO
É a cópia do livro do Chiavenato, vejam!
Valores Compartilhados: o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.
Chiavenato, Gestão de Pessoas, O novo papel, 4° Ed. pág, 156.
-
Segundo Schein, a cultura organizacional possui três níveis de apresentação: 1) Artefatos; 2) Valores compartilhados; 3) Pressuposições básicas.
Artefatos: constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial e, portanto, o mais visível. Os artefatos são as coisas que se pode ver, ouvir e sentir quando se depara com uma organização. Os artefatos são os aspectos visíveis quando se percorre os escritórios de uma organização, como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais são as coisas relevantes para elas.
Valores: constituem o segundo nível da cultura. Correspondem às razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros
Pressuposições básicas: constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo e oculto. Nesse nível, temos as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nas quais os membros da organização acreditam.
Note que o enunciado descreve corretamente o conceito de valores, segundo Schein.
Gabarito: Certo