-
Correto. É só imaginar uma organização com uma cultura totalmente burocrática e centralizada utilizando-se para avaliação de desempenho o método 360 graus . Não faria sentido.
Logo, para ser bem-sucedido, um modelo de avaliação de desempenho deve respeitar as características culturais da organização que o adota.
-
Se não respeitar essas características, será injusto com o funcionário e pouco útil à organização.
-
A gestão de pessoas é contingencial. Logo, deve se adaptar às exigências ambientais. Uma delas é a cultura organizacional.
-
Quase tudo na organização deve respeitar a cultura.
-
Essa é uma daquelas questões interpretativas que misturam conteúdo de uma maneira
relativamente simples: a cultura organizacional está por todos os lados da organização,
representando o modo aceito de se viver na “comunidade” que é a organização. Assim, todas as
técnicas empregadas na administração devem respeitar a cultura para que funcionem bem.
ESTRATÉGIA
-
Questão correta. Imagine uma organização que culturalmente NINGUÉM utiliza o fardamento. Por ser uma instituição moderna e mais jovem, as pessoas costumam ir trabalhar até de chinelos (sim, isso acontece no Google, por exemplo). Então adiantaria ter um critério de avaliação de desempenho que arguisse sobre a utilização de fardamento? Óbvio que não. Isso não é algo que seja considerado uma quebra de normas, por fazer da cultura da organização e até incentivada por ela. Assim, uma avaliação de desempenho deve se encaixar perfeitamente a uma cultura organizacional, de forma a selecionar critérios de avaliação realmente importantes para a empresa.
Gabarito: C
-