-
O mapeamento e mensuração por competências, é a base de toda a gestão por competências. Por meio das atividades que o cargo executa no dia a dia, é realizado o mapeamento das competências técnicas e comportamentais (CHA) para cada uma das atividades.
Depois disso, é feita a mensuração do grau ideal para o cargo, isto é, o quanto o cargo precisa de cada uma das competências para atingir os objetivos da empresa.
O resultado do mapeamento e mensuração é a identificação do perfil comportamental e técnico ideal para cada cargo ou função.
Gabarito: Certo
Fonte: Minhas anotações de questões anteriores.
-
Obrigado, Thalita. Sei que são apenas anotações suas, mas apenas cuidado com essa vírgula aí antes do 'é'. (...) é a base... Sugestão: Mapeamento e mensuração formam a base de... ou então A base de toda... e se tem artigo antes de mapeamento tem de ter antes de mensuração. Valeu.
-
Questão CORRETA
Competência é o conjunto sinérgico de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA). Hoje também se inclui a Entrega, formando o CHAE.
Competências organizacionais (essenciais): são intrínsecas ao negócio da empresa. Sem elas a empresa poderá falir.
Competências existentes (humanas): são as competências que os colabores têm e que contribuem para a organização.
Objetivo da Gestão por Competências: fazer com que as competências humanas sejam também as competências organizacionais.
-
Um termo bastante usado pelas bancas é gap de competências, que nada mais é justamente do que as competências que faltam à organização se comparadas com as necessárias.
-
A proposta da gestão por competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso organizacional (competências essenciais ou core competences), desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários. A gestão por competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento do gap de competências eventualmente existente na organização (lacuna entre as competências essenciais necessárias e as competências disponíveis), procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A ideia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a atingir os objetivos organizacionais.
-------------------
Gabarito: Certo
-
Questão CORRETA.
Quanto ao comentário da Thalita Oliveira, a fonte é do livro GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSO, dos escritores Andréia Ribas e Cassiano Ramalho Salim.
"Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
-
Um dos objetivos da Gestão por Competências é evitar as LACUNAS (gaps) de competências, ou seja, aproximar ao máximo as competências necessárias com as existentes na organização.
Fonte: Rennó.
-
CERTO
Para Brandão e Bahry (2005) a gestão por competências tem sido utilizada como modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações, tendo a capacidade de ser utilizado de forma estratégica pelas organizações, por meio do gerenciamento dos gaps ou das lacunas de competências, que se refere à diferença entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e às competências já disponíveis na organização. Para identificação e eliminação das lacunas de competências, é necessário realizar o mapeamento de competências.
Andréia Ribas/Gestão de Pessoas
-
Gabarito Correto.
*Gestão por competências, de acordo com Fernandes, refere se a empresas que definem e formalizam um conjunto de competências que esperam de seus colaboradores e as utilizam sistematicamente como parâmetro para trabalhar suas pessoas.
*De acordo com Carbone,as empresas têm adotado a gestão por competências como modelo de gestão, visando orientar seus esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução de seus objetivos.
-
Querido CESPE:
Visa (VTD) = Olhar
Visa a (VTI) = Objetivar
-
Querido CESPE: (COPIANDO E ADCIONANDO)
Visa (VTD) = Olhar
Visa a (VTI) = Objetivar
Visa: Cartao
-
CERTO
Por isso temos a gestão do GAP (lacunas de competência).
O foco é fazer com que as competências disponíveis estejam o mais próximo possível do que é esperado/desejado pela organização.
AULAS - PROFª KÁTIA LIMA.
-
CERTO
Gestão Por Competências
Programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.
Administração Geral e Pública - Chiavenato
Página 185
-
GAPS gaps GAPS gaps GAPS gaps
-
"Competências existentes na organização (competências que eu tenho); competências necessárias para a consecução dos objetivos organizacionais (competências que eu quero)." A diferença entre elas é o GAP de competências, obtido por meio do mapeamento de competências.
-
Gabarito - Certo.
A gestão por competências busca suprir a lacuna de competências (que ela mesma identifica), de modo que a organização possa atingir os seus objetivos.
-
Exatamente isso. A gestão por competência administra os talentos já presentes na organização e adquire outros externamente, de forma a suprir as necessidades de competências essenciais ao alcance dos objetivos organizacionais.
Gabarito: C
-
O enunciado descreve o objetivo central da gestão por competências.
Gabarito: CORRETO
-
Resposta:Certo
A Gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.
FONTE: Apostila de Gestão de Pessoas/Administração com Giovanna Carranza
-
Gestão por competências conduz as pessoas para que possam atingir os objetivos da organização por meio de suas competências.
Gabarito: Certo.
-
assim, eu não tinha visto o restante do comentário. Então, eu percebi por outras questões que o CESPE não adota essa posição da doutrinadora (Maria S. de Pietro), segundo outros doutrinadores o silêncio da administração é tido como fato da administração que difere de fato administrativo.
-