-
Correto, a apropriaçao de custo nada mais é que a mediçao da produtividade daquele serviço in loco, na realidade da obra, assim os custos unitários de referencia sao ajustados de acordo com a realidade de produçao de cada empresa para que se possa fazer um orçamento mais competitivo.
-
Gabarito: CERTO
Apropriação de custos é o método pelo qual a empresa terá controle total dos custos financeiros de um determinado serviço, podendo avaliar ainda o desempenho e produtividade da mão-de-obra, dentre outras coisas.
O termo "apropriação" pode ser definido como a apuração dos serviços executados visando a obtenção e o conhecimento exato das quantidades material / mão-de-obra e dos tempos realmente empregados nos serviços executados, onde as informações colhidas na obra, servem de base para as composições de custo unitário de serviços, análise da produtividade, ajustes e elaboração do cronograma da obra e controle de gastos e prioridades da obra.
-
CORRETO
A apropriação é a obtenção dos índices reais de produção
-
"Para oferecerem preços mais competitivos, as empresas avaliam os parâmetros das tabelas de composição de custos unitários e adequam os valores de acordo com a sua forma e capacidade de trabalho por meio da apropriação de custos."
A questão não é de Português, mas fica aqui o comentário do Prof. Sérgio Nogueira:
"Todos nós aprendemos que o verbo ADEQUAR é defectivo, ou seja, é defeituoso, não tem conjugação completa. A dúvida se deve ao fato de o dicionário Houaiss considerar completa a conjugação do verbo ADEQUAR. É polêmica na certa.
A realidade é que, para a maioria dos nossos gramáticos, o verbo ADEQUAR é defectivo: no presente do indicativo, só tem a primeira pessoa do plural (=nós adequamos) e a segunda pessoa do plural (=vós adequais); no presente do subjuntivo, não há pessoa alguma. É essa a visão dos professores que organizam a maioria dos nossos concursos. [...]"
Fonte: http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/temas-polemicos-5.html
------------------------------------------------------------------------
Q470795
Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: Todos os Cargos
Sem prejuízo para a ideia original do texto, o período “Como as realidades são diferentes, por nem sempre se adequarem aos padrões internacionais, as interpretações falavam em cópias malfeitas, em empreendimentos mal realizados, em promessas a se cumprir." (L.13-16) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Como as realidades, às vezes, não se adéquam aos padrões internacionais por serem diferentes, as interpretações referiam-se a cópias que eram malfeitas, a empreendimentos que eram mal realizados e a promessas que não foram cumpridas.
Gabarito: Errado
-
Primeiramente, vamos ler o trecho do livro "Como Preparar Orçamentos de Obras", do autor Aldo Dórea Mattos:
Por mais abrangente que seja o conjunto de composições de custos unitários que um livro possa conter, ele parte de observações de obras diversas, de construtoras diversas e realizadas sob condições particulares.
As construtoras precisam então desenvolver suas próprias composições de custos, que reflitam produtividade de campo de suas equipes e, enfim, que melhor representem as características de produção da empresa.
Ao processo de obtenção dos índices reais de produção dá-se o nome de apropriação. É pela apropriação que o construtor passa a conhecer seus índices, a realidade de sua empresa.
As empresas, geralmente, para definirem os seus custos reais de produção partem de tabelas referência de composição de custos unitários e criam as suas próprias tabelas, ajustando os índices e coeficientes a partir da sua capacidade de trabalho, desempenho e produtividade, obtendo custos mais fidedignos. A essa atividade damos o nome de apropriação de custos.
Gabarito: Certo (C).
-
Imagine que através dos parâmetros das tabelas de composição de custos unitários se obtenha uma informação de que para se fazer
1m2 de alvenaria sejam necessarios:
1m2 de alvenaria pedreiro .............................0,54 h
Situação 1: ....contudo, uma proponente licitante possui pedreiros produtivos acima da média de mercado e tem condições de fazer
1m2 de alvenaria pedreiro..............................0,4 h
Então a empresa percebe que pode fazer a tarefa utilizando menos horas de pedreiro e assim ser mais competitiva na licitação.
Logo a empresa fará uma "adequação" desta composição condizente com a sua capacidade.
Situação 2: ....contudo, uma proponente licitante possui pedreiros LENTOS abaixo da média de mercado e somente terá condições de fazer
1m2 de alvenaria pedreiro..............................0,7 h
Então a empresa percebe que só pode fazer a tarefa utilizando mais horas de pedreiro e assim precisa de uma estratégia para ser mais competitiva na licitação.
Logo a empresa fará uma "adequação" de outras composições, atuando em formas de possíveis compesações , como aquisição de materiais mais negociados mais baratos, logística eficiente, baixo indice de desperdício, boa produtividade na equipe de acabamentos finais etc...
-
Para responder essa pergunta
devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre planejamento e controle
de obras, especificamente sobre orçamentação.
O orçamento, adjunto
do cronograma, constitui um elemento fundamental para o planejamento e gestão
de uma obra, ao passo que estima as composições de custos envolvidos para cada
etapa da execução.
Nos dias atuais, tanto na
construção civil quanto em diversos outros contextos, o mercado está muito
competitivo. Nesse contexto, como alternativa para se diferenciar e ganhar
espaço no mercado, as empresas fundamentam-se nos manuais de orçamentação,
porém, adequam seus valores de acordo com sua realidade, isto é, com os custos
praticados por seus fornecedores e com a produtividade desempenhada por sua mão
de obra.
Portanto, a assertiva do
enunciado está correta. Vale ressaltar que a expressão “apropriação de
custos", também conhecida como “apontamento de custos", está relacionada
com as atividades de coleta de dados para a gestão do fluxo de receitas e
despesas.
Gabarito do professor: CERTO.
Outra prática comum para as
empresas adequarem o valor do orçamento resume-se em controlar a variável
relativa ao lucro no BDI.