SóProvas


ID
2681896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o seguinte item, a respeito de estruturas de contenção, argamassas e revestimentos utilizados em construções.


Os muros de gravidade e os muros de flexão são estruturas de contenção que devem ser executadas conjuntamente com um sistema de drenagem adequado para controlar a pressão da água e evitar o aumento do empuxo.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

     

    Em toda obra de engenharia é necessário fazer um projeto adequado de drenagem. Se não houver drenagem a pressão neutra vai aumentar a pressão total e forçar muito mais o muro de conteção, podendo ocasionar ruptura.

  • Gabarito: CERTO

    Muros de arrimo por gravidade são estruturas que combatem os empuxos horizontais pelo próprio peso. O peso próprio e combinado com parte de terras suportadas contribuem para a estabilidade do talude. Geralmente, são utilizadas para conter desníveis pequenos ou médios, inferiores a cerca de 5 metros. Os muros de gravidade podem ser construídos com pedra, concreto ciclópico (simples ou armado), gabiões ou ainda, pneus usados.

    Muros de arrimo de flexão são mais esbeltos que os muros de gravidade. Não utilizam apenas o seu peso próprio para suportar a carga do solo, mas são feitos com materiais resistentes e armados com barras de aço. O suporte da força do solo é realizado pelo conjunto concreto mais aço, ou seja, são os muros de concreto armado.

  • Grande parte dos acidentes envolvendo muros de arrimo está relacionada ao acúmulo de água no maciço. A existência de uma linha freática no maciço é altamente desfavorável, aumentando substancialmente o empuxo total. O acúmulo de água, por deficiência de drenagem, pode duplicar o empuxo atuante. O efeito da água pode ser direto, resultante do acúmulo de água junto ao tardoz interno do muro, ou indireto, produzindo uma redução da resistência ao cisalhamento do maciço em decorrência do acréscimo das pressões intersticiais.

  • Segundo a NBR 11.682 - Estabilidade de encosta - "Os projetos deverão obrigatoriamente prever drenagem e proteção contra erosão em todos os taludes de corte e aterro".

  • precisaria de um sistema de drenagem se fosse Gabião?

  • Gustavo Ramalho, cuidado com o uso dos termos, pois estanque é aquilo que tem a propriedade de evitar a passagem da água. Não é isso que um sistema drenante visa.

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre encostas e taludes.

     

    As encostas e taludes consistem em terrenos inclinados responsáveis pela estabilidade de um maciço de solo. A ABNT NBR 11682 (2009) é a norma técnica brasileira que norteia os procedimentos de estudo e controle da estabilidade de encostas e taludes.

     

    Nesse contexto, os muros de gravidade são muros que formam uma estrutura monolítica cuja estabilidade é garantida por meio de seu peso próprio; enquanto os muros de flexão absorvem e resistem aos esforços de flexão por meio do peso próprio do maciço arrimado que se apoia sobre sua base, porém sem caracterizar uma estrutura monolítica (ABNT NBR 11682, 2009).

     

    A ABNT NBR 11682 (2009) estabelece condições gerais em sua seção 4. Nela, está estabelecido, dentre outras coisas, que “os projetos devem obrigatoriamente prever drenagem e proteção contra erosão em todos os taludes de corte e aterro".

     

    Portanto, a afirmação da questão está correta, uma vez que sistemas de drenagem são imprescindíveis para controlar a pressão da água e evitar ações como erosão e empuxo, o que pode comprometer o muro e até mesmo leva-lo à ruptura.

     

    Gabarito do Professor: CERTO.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 11682: Estabilidade de encostas. Rio de Janeiro: ABNT, 2009.