SóProvas


ID
268192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito das funções arquivísticas, julgue os itens subsequentes.

O princípio da ordem original serve de base à avaliação de documentos arquivísticos, especialmente à de documentos produzidos pelo Poder Judiciário.

Alternativas
Comentários
  • Princípio do Respeito à Ordem Original: princípio segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade.
  • O certo seria o princípio da pertinência.
  • o erro da questão é afirmar que o principio da ordem original serve de base à avaliacao de documentos arquivisticos, ESPECIALMENTE produzidos pelo poder judiciário.
  • Acredito que o erro da questão esteja em "especialmente à de documentos produzidos pelo Poder Judiciário".

    Não há maior importância em fazer esta avaliação no Poder Judiciário em vista aos outros poderes.
  • Acredito que o erro esteja no fato de que não é o princípio da Proveniência ou Respeito à ordem original que fundamenta a avaliação de documentos. Essa avaliação está relacionada com a serventia ou valorização funcional do documento. Sendo assim, a avaliação dos documentos é fundamentada na Teoria das Três Idades, avaliando se o documento obedece sua função primária ou secundária e se pertence a categoria de corrente, intermediário ou permanente.

    Valeu!
  • O Princípio da Ordem Original diz que os arquivos devem ser agrupados conforme o fluxo das ações que os produziram ou receberam. Por esse princípio, os arquivos devem respeitar, para fins de guarda e registro, o fluxo natural com que ocorreu sua produção. Por exemplo: as folhas de qualquer processo administrativo devem ser numeradas e jamais substituidads, visando a retratar a ordem racional em que as ações foram tomadas.
  • Eu não sei se estou correta, mas eu pensei da seguinte forma: Quando a questão falou em "base à avaliação", lembrei que a avaliação está relacionada à valoração e lembrei também que o Princípio da Proveniência e da Ordem Original NÃO garantem a valoração de um documento do arquivo. 
  • Pessoal, vamos ficar atentos. Essa questão já foi cobrada várias vezes pela banca e a redação é sempre muito parecida. A questão sempre cita a "base de avaliação", sendo que em alguns casos diz que o princípio que a rege é o da ordem original e em outros afirma que é o da pertinência. No fim das contas o objetivo é sempre o mesmo: instalar o caos na cabeça dos concurseiros. Então, para me ajudar, e quem sabe ajudar alguém aqui no site que tenha a mesma dúvida, vou montar um roteiro, para nunca mais errar em questões semelhantes.

    ANAC (2012) Q280027: A avaliação dos documentos de arquivo é feita com base no princípio da ordem original. 

    CORREIOS (2011) Q131905: A fundamentação teórica da avaliação de documentos de arquivo pode ser encontrada no princípio da ordem original ou princípio da estrutura interna dos fundos. 


    TRT (2010) Q109986: A base teórica para a avaliação de documentos é dada pelo princípio da pertinência.

    As três questões, tanto dos CORREIOS, quanto da ANAC e do TRT, foram consideradas erradas. E para responder a todas elas vou usar uma questão de 2011 da EBC que me ajudou muito a elucidar o tema:

    EBC (2011) Q205739: A avaliação de documentos é operacionalizada mediante a aplicação da tabela de temporalidade de documentos, que se fundamenta no conceito das três idades documentais. Por meio dessa tabela, são gerenciados os prazos de guarda e definida a destinação final dos documentos.

    Em resumo: A gestão de documentos é dividida em três fases: produção, utilização e avaliação/destinação (o famosos PUD). Alguns autores entendem que avaliação é uma etapa intrínseca e anterior à fase de destinação, sendo uma atividade bem complexa, pois tem por objetivo estabelecer os prazos de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária, visando a sua destinação final (eliminação ou guarda permanente).

    Assim, depois da leitura das questões colacionadas e de estabelecer um conceito para a avaliação de documentos arquivísticos, podemos concluir que quem fundamenta a base da avaliação é
     o conceito das três idades documentais e o instrumento utilizado na operacionalização é a tabela de temporalidade.

    Para finalizar, a ESAF (Q280692) também considerou que o conceito que fundamenta a avaliação de documentos é a TEORIA DAS TRÊS IDADES e que a Tabela de Temporalidade é o instrumento arquivístico que operacionaliza a avaliação de documentos (Q280686).


    Não sei se ficou clara a minha explicação, acho até que me estendi demais por conta de colar várias questões mas a melhor forma de fecharmos o cerco é fazendo muitos exercícios. Estava há meses tentando elucidar este tema e até que enfim compreendi.
  • Excelente o comentário da colega Gisele.
  • O princípio da ordem original  associa-se a CLASSIFICAÇÃO. Não há AVALIAÇÃO.

  • Cada comentário falando uma coisa.

    O comentário da colega Gisele está corretíssimo.

    Acho que além do que ela mencionou, o que gerou mais dúvida foi a questão do "especialmente à de documentos produzidos pelo Poder Judiciário". O examinador procurou estabelecer uma relação entre os processos -produzidos em abundância pelo PJ - e a importância de que esses documentos tenham a sua ordem original mantida. Obviamente a ordem original tem que ser mantida em documentos avulsos, processos e dossiês mas o examinador quis estabelecer uma ordem de importância para os processos justamente por serem procesos! (o que não deixa de estar correto). Só coloquei isso porque tem muita gente falando que esse é o erro da questão e na verdade não é. O erro é o que a colega Gisele colocou. 

     

    Não tem nada a ver com pertinência. Não tem nada a ver com classificação.

  • 1 - Em relação à avaliação de documentos de arquivo, julgue o item a seguir. -

    A teoria de valores dos documentos é a base utilizada para fazer avaliação de documentos no Brasil. correto

    2 - “É o processo em que são estabelecidos prazos de guarda nas fases correntes e intermediárias, bem como a destinação final dos documentos das instituições (eliminação ou guarda permanente). Na prática é o ato de se criar a tabela de temporalidade, realizado pela comissão permanente de avaliação de documentos.” Essa afirmação diz respeito a:

    B) Avaliação de documento

    3 - A avaliação de documentos arquivísticos no Brasil é feita a partir da aplicação da (do)

    B) valor dos documentos de arquivo.

    4 - Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

    Schellenberg defende que a avaliação dos documentos públicos modernos é justificada pelo volume de documentos produzidos, principalmente em decorrência da expansão das atividades do Estado. CERTO

  • Eu posso estar bastante equivocada, mas o que aprendi nas questões do cespe foi:

    Teoria das 3 idades --> Avaliação

    Princípios da Proveniência e Ordem Original --> Classificação