A diversificação de carteira com o objetivo de reduzir o risco é produtiva até determinado ponto, além do qual a incorporação de novos ativos deixa de produzir efeito identificável no risco da carteira.
gabarito certo
· Diversificação: é a escolha de ativos com correlação negativa, onde os preços dos que caem são compensados pelos preços dos que sobem, ou neutra, onde alguns ativos “blindam” parte da carteira. Reduz riscos no longo prazo e produz mais retorno quanto menos correlacionados forem os investimentos.
Pontos negativos. pode ser um pouco complicado administrar um portfólio muito diversificado, especialmente se você tiver múltiplas holdings e fundos. Além de que é o risco mais alto costuma trazer maiores retornos.
· Pulverização: excessiva diversificação. escolha de ativos com correlação positiva, onde todos os preços vão na mesma direção (vulneráveis aos mesmos riscos). Há estudos de 1970 que mostram que a partir de determinado numero de investimento não é mais benéfico incluir mais ativos pois nao justificam o trabalho de gerenciar.
Em finanças, prevalece o conceito de correlação; ou seja, como um ativo desempenha em relação aos demais:
· Correlação positiva: quando o preço de um ativo sobe, os outros também sobem; ex. e ;
· Correlação neutra: o preço de um ativo não é influenciado pelos preços dos outros ativos; ex. a de uma mineradora australiana e a ação de um varejista nacional;
· Correlação negativa: quando o preço de um ativo sobe, os demais caem , ex. de e a .
conclusão: se diversificar mt talvez nao perca mt mas tb nao vai ganhar mt.
Site + retorno e Janusinvestimentos.com: