SóProvas


ID
2682442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Mariana, com setenta e seis anos de idade, apresenta, em atendimento hospitalar de emergência, forte dor precordial, em aperto, contínua, com irradiação para o pescoço, e leve tontura — segundo a paciente, há cerca de 30 min. Ela tem história de hipertensão arterial crônica e vem sendo acompanhada regularmente por seu cardiologista. No exame, Mariana encontra-se dispneica, agitada, com PA de 190 mmHg × 130 mmHg e oximetria de pulso em 92%.

Acerca desse caso clínico, julgue o item a seguir.


Segundo o Protocolo de Manchester, Mariana deverá ser classificada na triagem inicial como paciente em risco — cor laranja —, devendo ser reavaliada pela enfermagem a cada 10 min até que receba atendimento médico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

     

    10 minutos é o tempo para avaliação médica.

  • Errado. 

    Pacientes com classificação laranja --> São pacientes com potencial risco de agravo necessitando de atendimento médico mediato (10 minutos)  e assistência de enfermagem contínua.

  • Assistência médica imedita e cuidados de enfermagem contínuo.

  • LARANJA: 10 MINUTOS PARA ATENDIMENTO MÉDICO

  • Vermelho - Emergência – Existe risco imediato à vida do paciente e ele precisa ser atendido imediatamente. Atendimento imediato.

    Laranja - Muito urgente – Existe risco à vida do paciente e ele precisa ser atendido o quanto antes. Atendimento em até 10 minutos.

    Amarelo - Urgente – Não é considerado uma emergência, mas o paciente precisa passar logo por uma avaliação. Atendimento em até 60 minutos.

    Verde - Pouco urgente – É considerado um caso menos grave, o paciente pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outro serviço de saúde. Atendimento em até 120 minutos.

    Azul - Não urgente – é o caso mais simples, o paciente pode aguardar por atendimento ou ser encaminhado para outro serviço de saúde. Atendimento em até 240 minutos.

    Portanto o atendimento da cor laranja consiste no atendimento médico em até 10 minutos e não a reavaliação de enfermagem a cada 10 minutos.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia

    https://saude.to.gov.br

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.


  • ERRADA!

    Tempo de espera máximo da pulseira laranja de acordo com a tabela de manchester são 10 minutos!

    Neste caso é uma emergência hipertensiva tratamento imediato e continuo, que na tabela de manchester é representada de cor vermelha.

  • resposta: errado!!

    Tabela de Manchester:

    EMERGENTE - VERMELHO - 0 MINUTO

    MUITO URGENTE - LARANJA - 10 MIN

    URGENTE - AMARELO - 60 MIN

    POUCO URGENTE - VERDE - 120 MIN

    NÃO URGENTE - AZUL - 240 MIN

  • EMERGENCIA (O min/vermelho); MUITO URGENTE (10min/laranja); URGENTE (60 min/amarelo); POUCO URGENTE (120 min/ verde); NÃO URGENTE (240 min/ azul). GABARITO: Errado. A paciente deve ser atendida pelo médico em ATÉ 10 MINUTOS, pois corre alto risco de rápido agravo. ✅ Porém, a questão coloca que a paciente precisa ser reavaliada pela equipe de enfermagem A CADA 10 MIN até ser atendida pelo médico, o que está totalmente equivocado! ❌
  • Emergente - vermelho 0 min

    Muito urgente- laranja 10min

    urgente- amarelo 60min

    pouco urgente- verde 120 min

    não urgente- azul 240 min