SóProvas


ID
2682682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando os conceitos, as causas e consequências dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais e profissionais, bem como da psicologia do trabalho, julgue o item que se segue.


Ocorrendo acidente de trabalho, o trabalhador acidentado deverá comunicar o fato à empresa, e esta, por sua vez, se julgar necessário, comunicará o evento à previdência social por meio da comunicação de acidente de trabalho (CAT).

Alternativas
Comentários
  • Na ocorrência do acidente de trabalho o empregado deve levar o fato ao conhecimento da empresa. Esta por sua vez deve comunicar o fato à Previdência Social através da CAT (comunicação de acidente de trabalho).

    A comunicação gera o processo administrativo com a finalidade de proteger o empregado, que apurará as causas e conseqüências do fato, liberando o benefício adequado ao acidentado. A empresa deverá comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o 1º dia útil da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa. As CAT’s são documentos úteis para se conhecer a história dos acidentes na empresa.

    Art. 22 da lei 8.213/91. A empresa ou o empregador doméstico deverão comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social.                (Redação dada pela Lei Complementar nº 150, de 2015)

  • a empresa é obrigada a emitir O CAT e informar a previdência social.

  • Se julgar necessário não: A Empresa é obrigada a abrir o CAT em até 1 dia útil.