SóProvas


ID
2682706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a legislação vigente sobre segurança do trabalho no Brasil e noções de ventilação hospitalar, julgue o item a seguir.


Em conformidade com normas da ANVISA, em qualquer ambiente hospitalar climatizado, a temperatura deverá variar de 20 °C a 28 °C no verão e de 20 °C a 25 °C no inverno, com umidade variando de 40% a 65%, e a taxa de renovação mínima de 27 m3 /hora/pessoa.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA (BRASIL, Anvisa 2000) cita que “para os ambientes climatizados de uso restrito, com exigência de filtros absolutos ou instalações especiais, tais como os que atendem a processos produtivos, instalações hospitalares e outros sejam aplicadas às normas e regulamentos específicos”. Em qualquer ambiente climatizado, a temperatura deverá variar de 23C a 26C no verão e 20C a 22C no inverno, com umidade variando de 40% a 65% e a taxa de renovação mínima de 27 m³/ hora/ pessoa.

     

    BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar. Manual de Controle de Infecção Hospitalar. Brasília, 1985.

    _______. Anvisa. Diário Oficial da União. Resolução 176 de 24 de outubro de 2000. Brasília, 2000.

  • A questão trata de conhecimentos sobre parâmetros do ar em ambiente hospitalar climatizado.

     

    Como fonte de conteúdo, temos a Resolução nº 9 de 2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Seu item 3.1 traz que:

     - Variação da temperatura nas condições internas para verão: de 23ºC a 26ºC, tendo uma exceção; A faixa máxima de operação deverá variar de 26,5ºC a 27ºC, com uma exceção que poderá operar até 28ºC.

    - Variação da temperatura nas condições internas para inverno: de 20ºC a 22ºC;

    - Variação da umidade relativa nas condições internas para verão: de 40% a 65%, com uma exceção que poderá operar no máximo em 70%;

    - Variação da umidade relativa nas condições internas para inverno: 35% a 65%;

    - Taxa de renovação de ar: no mínimo, de 27 m³/hora/pessoa, exceto no caso específico de ambientes com alta rotatividade de pessoas, que será de 17 m³/hora/pessoa.

     

    A Resolução nº 9 de 2003 da ANVISA traz ainda que para os ambientes climatizados de uso restrito, com exigências de filtros absolutos ou instalações especiais, tais como os que atendem a processos produtivos, instalações hospitalares e outros, sejam aplicadas as normas e regulamentos específicos.

    A NBR 7256:2005 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define parâmetros para tratamento do ar em estabelecimentos assistenciais de saúde. No seu anexo A, podemos observar que a temperatura do ar pode variar conforme ambiente do hospital de 20ºC a 30ºC. Já a umidade relativa pode variar de 30% a 70%.

    Dessa forma, temos que as taxas de variação de temperatura tanto no verão quando no inverno e a taxa de variação da umidade relativa trazidas pela questão estão incorretas.

    Gabarito do Professor: ERRADO.