-
Esse pensamento é de Tayllor
-
O erro é que Weber previu que existem três formas de liderança carismática, tradicional e racional-burocrático; e não três formas de educação.
-
Há três tipos de DOMINAÇÃO e não tipos fundamentais de educação, segundo Max Weber.
-
A Educação, segundo o modelo ideal weberiano, (WEBER, 1982). é socialmente conduzida a três tipos de finalidades: 1. Despertar o carisma (não estabelece exatamente uma pedagogia, pelo fato de não se destinar a pessoas simples, mas tão somente àquelas com capacidade de demonstrar qualidades excepcionais: características dos heróis guerreiros da antiguidade e do mundo medieval, que eram educados para adquirir uma “nova alma”, renascer); 2. Preparar o aluno para uma conduta de vida (Weber chama de pedagogia do cultivo, pois propõe-se a formar o homem culto, cujo ideal de cultura seja condicionado ao meio social para o qual está sendo preparado, implicando sua preparação para algumas formas de comportamento); 3. Transmitir conhecimento especializado (pedagogia do treinamento: que ocorre com a racionalização da vida social, o aumento do processo de burocratização do aparelho estatal, dominação política e do corporativismo capitalista privado. Neste processo, a educação deixa gradualmente de ter como objetivo a formação do homem para o exercício da cidadania no contexto social mas para formar o especialista funcional que o capital precisa). (WEBER, 1982, p.482).
QConcursos
-
A questão ficou errada, porque não é a Tradicional a mais comum nas sociedades capitalistas é a Educação Burocrática.
Para Max Weber, existem três tipos fundamentais de educação: o carismático, o tradicional e o racional-burocrático, cada um com finalidades diferentes, sendo o tradicional o tipo mais comum nas sociedades capitalistas.
-
Para Max Weber, existem três tipos fundamentais de dominação: o carismático, o tradicional e o racional-burocrático, cada um com finalidades diferentes, sendo o tradicional o tipo mais comum nas sociedades capitalistas. NÃO EDUCAÇÃO E SIM DOMINAÇÃO
-
Para Weber, existem três tipos fundamentais de educação: a) o tipo carismático, b) o tipo tradicional, e c) o tipo burocrático. Weber apresenta a finalidade de cada um tipo de educação.
O tipo de educação carismática visa "despertar o carisma", ou seja, "qualidades heróicas ou dons mágicos" (Weber, 1971: 482). Este tipo de educação corresponde ao tipo de dominação carismática (e, sendo assim, está ligado à ação social afetiva, predominante em sociedades pré-capitalistas). Ela é voltada para heróis e feiticeiros e busca fazer o "noviço adquirir uma nova alma", despertando um "dom de graça exclusivamente pessoal".
O tipo de educação tradicional, ou do "cultivo", visa educar "um tipo de homem culto", cuja natureza é dependente do ideal de cultura do respectivo estamento ao qual se pertence. Visa preparar o aluno para "uma conduta de vida" que pode ser religiosa ou mundana, mas sendo uma "conduta de estamento".
O terceiro tipo é o racional-burocrático( tipo mais comum), voltado para o treinamento e transmissão do conhecimento especializado e corresponde ao tipo de dominação burocrático. Ela busca treinar os alunos para finalidades práticas, visando treinar o aluno para "finalidades práticas úteis à administração", tanto na organização das autoridades públicas, quanto nos escritórios, oficinas, laboratórios industriais, exércitos displinados (Weber, 1971: 482).
Errado