SóProvas


ID
2683156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, concernente à entrevista psicológica.


A partir da entrevista inicial, o caso deverá ser registrado em relato, no qual deve ser apresentada, em linguagem técnica e fundamentada em bibliografia recente, uma compreensão objetiva do quadro, que possa ser útil na intervenção interdisciplinar e na construção do plano de tratamento.

Alternativas
Comentários
  • O erro estaria em linguagem técnica e fundamentada?

  • Acho que o erro está em "fundamentada em bibliografia recente", pois restringe o diagnostico.

  • Acredirto que o erro é em "linguagem técnica" pq para que possa ser útil para a equipe interdisciplinar a linguagem deve ser acessível para os demais profissionais pois inter significa que existe troca entre eles.

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 006/2019

    Art. 4º §3º A(o) Psicóloga(o) deverá adotar, como princípios fundamentais na elaboração de seus documentos, as técnicas da linguagem escrita formal e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão.

    Art. 5º §7º Ao elaborar um documento em que seja necessário referenciar o material teórico técnico as referências devem ser colocadas, preferencialmente, em notas de rodapé.

    *Não encontrei nada que falasse que a referenciação do material teórico técnico tenha que ser baseada em bibliografia recente. Acredito que o erro seja esse.

  • Acho q um erro também se deve ao fato dessa linguagem técnica e fundamentada ter como objetivo se adequar ao destinatário. (+ mais a bibliografia recente)

  • Como pontua que será útil para a intervenção interdisciplinar, acredito que o erro seja "registrado em relato", quando deve ser registrado em PRONTUARIO.

  • O erro está em afirmar que o caso "deverá ser registrado em relato", o que significa dizer que deviria ser registrado no prontuário a fala do paciente, o conteúdo da conversa; o que não é pratica ética, principalmente num trabalho interdisciplinar.

  • A questão requer conhecimentos acerca da entrevista psicológica


    A entrevista psicológica é uma fonte de informação da ciência psicológica que possui objetivo de investigar aspectos pessoais, sociais e afetivos do sujeito, a partir do uso do conhecimento do profissional em fenômenos da psicologia para a coleta efetiva dos dados. A partir das informações colhidas na entrevista, o profissional pode subsidiar uma intervenção adequada ou realizar o encaminhamento que se fizer necessário.


    Ao final da entrevista, o profissional deve descrever o que foi observado do caso, os dados coletados e a síntese do estado mental do paciente. É importante relatar o que o próprio paciente ou seus informantes descrevem como sendo os sintomas apresentados.

    Quanto à terminologia e uso de jargões técnicos, devem ser usados de maneira sucinta. A linguagem deve ser profissional, mas que seja de fácil entendimento para outros profissionais da saúde que estejam trabalhando no caso e para o próprio paciente e seus familiares. Devem ser evitadas interpretações precoces do caso, seja nos aspectos biológicos, sociológicos ou psíquicos. A interpretação precoce pode suscitar falsas considerações a respeito do caso e impedir que se enxergue adequadamente o paciente que está à frente do profissional.

    Portanto, a entrevista psicológica deve fornecer informações suficientes para compreensão da personalidade do paciente, sua dinâmica e suas relações sociais. Porém a linguagem deve ser compreensível às pessoas, com cunho profissional, mas sem jargões excessivamente técnicos. 

    O documento que deverá ser utilizado pelo profissional deve ser aquele que contemple a Resolução CFP 06/2019 que versa sobre as modalidades de documentos psicológicos. A depender do contexto e do tipo de solicitação, o profissional deverá realizar um relatório, laudo ou parecer psicológico. No caso da questão, quando a atuação é interdisciplinar, o registro deve ser feito no relatório multiprofissional ou no prontuário do paciente (este último conforme a Resolução CFP 001/2009).


    Portanto, o erro da questão refere-se ao registro em relato pelo profissional, quando, na verdade, deverá realizar o registro em relatório multiprofissional ou em prontuário.


    Gabarito da Professora: ERRADO.