SóProvas


ID
2683171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca do trabalho do psicólogo na área de psicologia da saúde, no contexto hospitalar.


De acordo com o modelo da diátese, a única condição para que um estímulo ambiental atue como estressor sobre um organismo favorecendo o seu adoecimento é que o indivíduo exposto faça uma avaliação de incapacidade de manejo desse fator de precipitação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito_ERRADO.

    Diátese

    As ofertas do modelo de diátese-estresse com a relação entre as possíveis causas de uma condição eo grau de vulnerabilidade a sua resposta à situação. Basicamente, esse modelo mostra que as pessoas diferentes são vulneráveis ​​em diferentes graus, e isso afeta suas chances de desenvolver depressão.

    Essas vulnerabilidades são chamados diathesis. Seu diathesis podem incluir fatores biológicos e psicológicos. No entanto, tendo estas vulnerabilidades não é suficiente para causar uma doença. Em vez disso, você tem que ser confrontado com uma situação estressante para solicitar uma doença.

    Este modelo resulta que, se você é muito vulnerável à depressão em desenvolvimento devido ao estresse, em seguida, ela só vai demorar um pouco 'de estresse ambiental para que você possa tornar-se deprimido. Por outro lado, se eles não são tão vulneráveis, vai demorar muito maiores níveis de estresse ambiental possa conduzir a um estado de depressão.

    Estes são os dois padrões de estresse que ajudam a explicar por que as pessoas diferentes são afetados diferentemente por stress. Na próxima seção, você vai aprender sobre os problemas que são causados ​​por stress.

  • Diátese - predisposição de um indivíduo para determinadas doenças ou afecções.

  • Solicito aos colegas a colocação de referência bibliográfica ...

  • O relacionamento entre cognições depressogênicas e sintomatologia depressiva é afetado pela presença de variáveis ambientais consideradas estressoras. O modelo de diátese-estresse postula que a depressão é resultado de uma predisposição cognitiva aliada a esses eventos de vida negativos .

    (Beck, 1967; Ingram, Miranda, & Segal, 1998)

    ERRADO, pois é afetado pela presença de variáveis ambientais consideradas estressoras, NÃO incapacidade de manejo desse fator de precipitação, como vimos na citação acima!

    Beck, A. T. (1967). Depression: Causes and treatment. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.

    Ingram, R. E., Miranda, J., & Segal, Z. V. (1998). Cognitive vulnerability to depression. New York: Guilford Press.