A legislação que regulamenta o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde as o CNES é a . Este documento salienta que todos os estabelecimentos de saúde do país devem ter esse registro, independentemente de sua natureza ou se fazem parte ou não do SUS.
Na hora de fazer o CNES cadastro, o gestor precisa incluir todos os detalhes sobre a estrutura e o pessoal de seu estabelecimento de saúde. Devem ser cadastrados todos os equipamentos utilizados, bem como os profissionais de cada área.
Complementando os estudos:
Ainda de acordo com a portaria, as finalidades do CNES são as seguintes:
- cadastrar e atualizar as informações sobre estabelecimentos de saúde e suas dimensões, como recursos físicos, trabalhadores e serviços;
- disponibilizar informações dos estabelecimentos de saúde para outros sistemas de informação;
- ofertar para a sociedade informações sobre a disponibilidade de serviços nos territórios, formas de acesso e funcionamento;
- fornecer informações que apoiem a tomada de decisão, o planejamento, a prorrogação e o conhecimento pelos gestores, pesquisadores, trabalhadores e sociedade em geral acerca da organização, existência e disponibilidade de serviços, força de trabalho e capacidade instalada dos estabelecimentos de saúde e territórios.
Gabarito: CERTO
fonte: https://maislaudo.com.br/blog/o-que-e-cnes-cadastro-nacional-de-estabelecimentos-de-saude/