SóProvas



Questões de Gerenciamento e Controle Sanitário


ID
748933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Acerca da política de saúde mental no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O direito à saúde também tem eficácia direta e imediata em face do Poder Judiciário que, diante das políticas públicas definidas e implementadas, tem o dever de garantir aos cidadãos os direitos subjetivos nelas previstos, em toda a sua extensão ali prevista. Esta eficácia imediata e direta do direito fundamental à saúde vai mais além para o Poder Judiciário: diante de uma política pública definida legislativamente e bem executada pela Administração, ele pode ser chamado a definir se o conteúdo jurídico do direito à saúde alcança alguma outra prestação positiva, vale dizer, aferir a existência de direito decorrente diretamente da Constituição (direito originário à prestação de saúde) a alguma prestação de saúde, observadas as condições jurídicas e fáticas pertinentes. Isto é o que ocorre na maioria das ações pleiteando o fornecimento de medicamentos: um provimento judicial que afirme a eficácia originária do direito à saúde para o fim de obrigar a Administração a prestar medicação além daquilo definido e previsto nas listas oficiais de medicamentos. 
  • Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.

    Fonte: Constituição Federal http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm

    Art. 5o O paciente há longo tempo hospitalizado ou para o qual se caracterize situação de grave dependência institucional, decorrente de seu quadro clínico ou de ausência de suporte social, será objeto de política específica de alta planejada e reabilitação psicossocial assistida, sob responsabilidade da autoridade sanitária competente e supervisão de instância a ser definida pelo Poder Executivo, assegurada a continuidade do tratamento, quando necessário.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm

    Art. 6o A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.
    Parágrafo único. São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:
    I - internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário;
    II - internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; e
    III - internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm

  • A letra "b" está ERRADA porque: "o Brasil, no ano de 2001, aprovou a Lei 10.216/01, estabelecendo um tratamento humanitário ao portador de transtorno mental, priorizando-se o tratamento extra-hospitalar. Com isso, consolida-se uma política governamental que passou a focar nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), como modelo substitutivo ao hospital psiquiátrico e com entes reguladores da porta de entrada da rede de assistência em saúde mental". DPSP.
  • Alguém teria conteúdo sobre as questões erradas?

  • Ativismo judicial + sistema substancialista = Judiciário intervindo nas políticas públicas.

    Gab: E


ID
748936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Para a fruição do estado completo de bem-estar físico, mental e social preconizado pela OMS, cabe aos países signatários do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, entre os quais se inclui o Brasil, a adoção de medidas dirigidas ao maior número possível de pessoas. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei Complementar nº 75/93

     Art. 23. O Ministério Público da União elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites da lei de diretrizes orçamentárias.

                    § 2º A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Ministério Público da União será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, com o auxílio do Tribunal de Contas da União, segundo o disposto no Título IV, Capítulo I, Seção IX, da Constituição Federal, e por sistema próprio de controle interno.

  • @LauraFreire, esse artigo que você citou não tem relação com a questão. A letra D fala do MPF enquanto fiscal, e não da fiscalização feita sobre a instituição MPF, caso em que o referido artigo teria pertinência. Pode parecer sutil a diferença, mas no artigo que você citou o MPF é objeto da fiscalização. A questão propugna o MPF enquanto órgão fiscalizador.

  • B) Esse não é o conceito de utilitarismo. Utilitarismo vem da ideia de BENTHAM, que propugnava que moral era a atitude que causasse a maior utilidade para a sociedade (ou algo do tipo). Para maiores informações, livro Justiça: O que é fazer a coisa certa.

  • E) O Brasil desenvolveu sim ações efetivas para o combate ao suicidio, como a L10.216, que permite a internação compulsória, desde que com laudo.

  • No que concerne à letra E, o Brasil vem caminhando para o combate ao suicídio.

    Inclusive, foi promulgada a Lei nº 13.819/2019, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, a ser implementada pela União, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.


ID
854392
Banca
UEG
Órgão
AGSEP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Em muitas situações do cotidiano nos consultórios odontológicos e médicos, alguns profissionais acabam se esquecendo de lavar as mãos entre o atendimento de um paciente e outro. Percebe-se ainda que não fazem a devida assepsia das mãos e não desinfectam corretamente seus instrumentos de trabalho. A utilização de técnicas de esterilização são importantes para reduzir os riscos de contaminação. Sobre essas técnicas é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra A incorreta. Assepsia é o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de microorganismos num ambiente que logicamente não os tem, logo um ambiente asséptico é aquele que está livre de desinfecção.

    Letra B incorreta. Desinfecção é o processo pelo qual se destroem os germes patogênicos e/ou se inativa sua toxina ou se inibe o seu desenvolvimento. Os esporos não são necessariamente destruídos.

    Letra C correta.

    Letra D incorreta. Antissepsia é o conjunto de medidas propostas para inibir o crescimento de microorganismos ou removê-los de determinado ambiente, podendo ou não destruí-los e para tal fim utilizamos antissépticos ou desinfetantes.

    Conhecimento + dedicação + equilíbrio = sucesso.

ID
937276
Banca
FCC
Órgão
ANS
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita

Alternativas
Comentários
  • GAB D


    Constituição federal.
    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

ID
961651
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com relação ao consumo de alimentos, bebidas e águas de abastecimento e mineral, além dos riscos de veiculação de doenças infectoparasitárias, há também o risco de outros agravos relacionados a resíduos tóxicos, anabolizantes e hormônios, e coadjuvantes da tecnologia de fabricação. É correto afirmar que o controle sanitário de alimentos, bebidas e águas de abastecimento e mineral é de competência do(s) setor(es) da:

Alternativas
Comentários
  • Acho que tem haver com a Portaria nº 805, de 06 de junho de 1978

     

    IV - A nível local, incumbe às Secretarias de Saúde a) exercer isoladamente ou em conjunto com a autoridade competente do Ministério da Saúde ou do Ministério das Minas e Energia, atribuições relacionadas com a inspeção e/ou fiscalização sanitário em fontanários, locais de engarrafamento e de oferecimento ao consumo ou exposição à venda, bem como as análises físicas, físico químicas e microbiológicas, necessárias ao controle ou fiscalização das águas minerais. V - As exigências relacionadas com as instalações e equipamentos, necessários ao engarrafamento e expedição de águas minerais serão de atendimento imediato para as empresas engarrafadoras que vierem a iniciar suas atividades, devendo a autoridade sanitário local, de comum acordo com a autoridade competente do Ministério da Saúde e do Ministério das Minas e Energia, aprovar os planos de readaptação das empresas engarrafadoras já em funcionamento, fixando prazos para a execução das obras e acompanhado a sua execução, salvo se as análises efetuadas revelarem indícios de contaminação da água engarrafada, quando as obras a serem executadas terão caráter de urgência e serão consideradas inadiáveis.


ID
961657
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) ocorrem pela ingestão de alimentos contaminados e/ou água contaminada. De 2000 a 2011, 163.425 pessoas ficaram doentes num dos 8.663 surtos de DTA que ocorreram no Brasil, a maioria deles sem que o alimento causador fosse detectado. Com relação à investigação das DTA, é correto afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • b) ela é de grande importância, porque as DTA podem levar a óbito e deixar sequelas, além de absenteísmo, perdas econômicas e disseminação de doenças

  • A investigação epidemiológica deve ser exercida em todo o território nacional pelo conjunto de serviços que compõem o sistema VE-DTA.

    A ação de investigação epidemiológica é de responsabilidade do órgão municipal de saúde.


ID
965476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com base na legislação de referência, julgue os próximos itens, relativos ao controle social em saúde.

A rede de atenção à saúde, conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, tem por finalidade garantir a diretriz constitucional da integralidade da assistência à saúde.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8080/90, Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.
  • A resposta esta no decreto 7508/2011, conforme segue:

    Art. 2

    VI - Rede de Atenção à Saúde - conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde;


  • diretriz constitucional da integralidade da assistência à saúde.

    INTEGRALIDADE É UM PRINCIPIO


ID
965479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com base na legislação de referência, julgue os próximos itens, relativos ao controle social em saúde.

A composição dos conselhos de saúde, órgãos deliberativos, de caráter permanente, presentes nas três esferas de governo, deve ser paritária, com metade de seus membros representando os usuários, e a outra metade, o governo, em âmbito federal, estadual e municipal.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Regimento Interno do CNS, a composição do Conselho é definida da seguinte forma:

     

    I - cinquenta por cento dos membros representantes de entidades e dos movimentos sociais de usuários do SUS, escolhidos em processo eleitoral direto; e

     

    II - cinquenta por cento dos membros representantes de entidades de profissionais de saúde, incluída a comunidade científica da área de saúde, entidades de prestadores de serviços de saúde, entidades empresariais com atividade na área de saúde, todas eleitas em processo eleitoral direto; os representantes do governo, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) são indicados pelos seus respectivos dirigentes.

     

               A fim de manter equilíbrio dos interesses envolvidos, a distribuição das vagas é paritária, ou seja, 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de prestadores de serviço e gestores.

  • ERRADO. eu sabia somente até esta lei, mas a colega Luara explicou com mais detalhes. Acertei por sorte. LEI 8142/90, ART.1º, 

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • Questão errada!

    Composição:
    50% por usuários
    25% por trabalhadores da saúde
    25% por representantes do governo.


ID
965482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com base na legislação de referência, julgue os próximos itens, relativos ao controle social em saúde.

Nos municípios onde não existam entidades, instituições e movimentos sociais organizados em número suficiente para compor um conselho de saúde, a eleição da representação desse conselho deve ser realizada em plenária no município, promovida pelo respectivo conselho municipal de saúde, de maneira ampla e democrática.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a resolução do CNS 453, ipsi literis:

    A ORGANIZAÇÃO DOS CONSELHOS DE SAÚDE


                   Terceira Diretriz: a participação da sociedade organizada, garantida na legislação, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da Política de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. A legislação estabelece, ainda, a composição paritária de usuários em relação ao conjunto dos demais segmentos representados. O Conselho de Saúde será composto por representantes de entidades, instituições e movimentos representativos de usuários, de entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, do governo e de entidades representativas de prestadores de serviços de saúde, sendo o seu presidente eleito entre os membros do Conselho, em reunião plenária. Nos Municípios onde não existem entidades, instituições e movimentos organizados em número suficiente para compor o Conselho, a eleição da representação será realizada em plenária no Município, promovida pelo Conselho Municipal de maneira ampla e democrática.




ID
965485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com base na legislação de referência, julgue os próximos itens, relativos ao controle social em saúde.

Com vistas ao fortalecimento do controle social no SUS, os gestores devem promover a participação da população e o controle social, em caso de comprovado interesse da população em ocupar os espaços institucionais específicos para isso, situação em que se torna obrigatória a criação de conselhos de saúde, conforme expresso no Pacto de Gestão.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro é falar que o conselho será criado "em caso de comprovado interesse da população" sendo que na verdade é obrigatório ter o conselho nas 3 esferas de governo.

  • Marcellinha, conforme resolução 453 de 2012, inciso IX, há casos em que não há conselho de saúde constituídos no município. Então, o erro não pode ser pela ausência de um conselho constituído. Creio que está na obrigatoriedade da sua criação na circunstância citada.

  • é obrigatório ter o conselho.

  • Creio eu que a alternativa está errado por colocar que "ação em que se torna obrigatória a criação de conselhos de saúde, conforme expresso no Pacto de Gestão". Não se fala sobre criação de conselhos no pacto de gestão. Criação dos conselhos é falada na lei 8.142, e na resolução 453/2012.


ID
965488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com base na legislação de referência, julgue os próximos itens, relativos ao controle social em saúde.

O contrato organizativo de ação pública da saúde tem a função de definir, entre os entes federativos, as responsabilidades no SUS, permitindo, a partir de uma região de saúde, uma organização dotada de unicidade conceitual, mediante a explicitação de diretrizes, metas e indicadores, os quais devem ser cumpridos dentro dos prazos estabelecidos.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 7.508

    Art. 34.  O objeto do Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde é a organização e a integração das ações e dos serviços de saúde, sob a responsabilidade dos entes federativos em uma Região de Saúde, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência aos usuários. 


ID
976798
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Entende-se por regulação sanitária

Alternativas
Comentários
  • “Para grande parte dos autores, o processo de regulação abrange: aprovação de regras pertinentes (regulamentos, normas, resoluções, etc.); implementação concreta desses regulamentos (autorizações, licenças, registros, etc.); fiscalização de seu cumprimento e imposição de sanções ou penalidades perante as infrações. Portanto, regulação conjuga os três tipos de poder: normativo, executivo e parajudicial. Ela cumpre vários objetivos: restringir práticas empresariais, regular mercados, controlar qualidade e preço, afastar a concorrência desleal e, ainda, corrigir informações aos consumidores. Esse processo também merece uma reflexão profunda para sua transposição para a área da Vigilância Sanitária.
    Assim, a regulação nessa área ganha um complemento ao conceito. Trata-se aqui não apenas de regulação, mas regulação sanitária. Esta não se limita apenas a uma função de árbitro entre produtores e consumidores, diferencia-se por vários aspectos:
    a) As características particulares dos produtos, bens e serviços que, ao serem utilizados, podem ter efeitos danosos à saúde;”
    Plano Diretor de Vigilância Sanitária, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Brasília, 2007, pg. 33.

    Galera, eu não achei, honestamente, que a redação dada a alternativa considerada correta (alternativa “a”) foi a melhor. Realmente, não foi. Contudo, as alternativas “b”, “c”, “d” e “e” estão MUITO piores (incompletas e / ou erradas). Assim, do trecho do texto colacionado, creio ser possível extrair o entendimento de que “Entende-se por regulação sanitária o modo de intervenção do Estado para impedir possíveis danos ou riscos à saúde da população.”, como disse o Cetro. Também, não se pode esquecer a finalidade institucional da ANVISA que, creio, é suficiente para matar a questão:
     
    Lei 9.782 / 1999
    Art. 6º  A Agência terá por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos e de fronteiras.
     
    Espero ter contribuído.
    Bons estudos e sucesso!

ID
1007998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Considerando a responsabilidade no direito sanitário, o exercício do poder de polícia e a reclamação administrativa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa D trocou os conceitos de representacao com reclamacao.


    Representação administrativa: 
     
     Representação administrativa é a denúncia formal e assinada de irregularidades internas ou de abuso de poder na prática de atos da 
    Administração, feita por quem quer que seja, à autoridade competente para conhecer e coibir a ilegalidade apontada (Hely Lopes Meirelles). O fundamento constitucional desta representação é o art. 5o, XXXIV, “a” e 74, § 2º, todos da Constituição Federal – CF. 
     Não há prazo e não se exige interesse específico do representante. Este poderá ser civil e criminalmente responsabilizado se imputação for falsa.
    Representa direito do povo, coletivo. 
     


    Reclamação administrativa 
     
     Reclamação administrativa é a oposição expressa a atos da Administração que afetem direitos ou legítimos interesses do administrado (Hely 
    Lopes Meirelles). Para Maria Silvia Zanella Di Pietro, é o ato pelo qual o administrado, seja parte ou servidor público, deduz uma pretensão perante a 
    Administração Pública, visando obter o reconhecimento de um direito ou a correção de um ato que lhe cause lesão ou ameaça de lesão. 
    Em busca de direito proprio.
     
  • Lei 8.080/90:

    Art. 15. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições:

    XX - definir as instâncias e mecanismos de controle e fiscalização inerentes ao poder de polícia sanitária;

  • Por sorte lembrei do art. 55, §1º do CDC e acertei essa danada:

    "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios fiscalizarão e controlarão a produção, industrialização, distribuição, a publicidade de produtos e serviços e o mercado de consumo, no interesse da preservação da vida, da saúde, da segurança, da informação e do bem-estar do consumidor, baixando as normas que se fizerem necessárias".

    Gab: E

  • Interessante é que no âmbito da Atuação Administrativa dos entes a CR fala em Competência Concorrente, e não comum (locução da qual se vale para afirmar as competências legislativas - as quais o município não aparece enumerado como competente de forma expressa, isso porque sua atuação se dá de modo suplementar à suplementação estadual e no interesse local cf. Art. 30).


ID
1013923
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O gerenciamento de riscos em saúde é a aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional. A análise de risco refere-se ao(à)

Alternativas
Comentários
  • Questao capciosa...

    A análise de risco refere-se ao(à):

    ...

    --> as palavras chave da assertiva são:

    --- identificar perigos

    --- estimar riscos

    b) utilização sistemática de informação disponível para identificar perigos e estimar riscos. 

    RESOLUÇÃO Nº 17, DE 30 DE ABRIL DE 1999

    2.3. Análise de risco: processo que consta de três componentes: avaliação de Risco, gerenciamento de risco e

    comunicação de risco.

    2.4. Avaliação de risco: processo fundamentado em conhecimentos científicos, envolvendo as seguintes fases:

    identificação do perigo, caracterização do perigo, avaliação da exposição e caracterização do risco.

    2.9 Gerenciamento de risco: processo de ponderação das distintas opções normativas à luz dos resultados da

    avaliação de risco (estimativa) e, caso necessário, da seleção e aplicação de possíveis medidas de controle apropriadas, incluídas as medidas de regulamentação.

    Pirei forte com esse examinador...

    Gabarito: B


ID
1013926
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A esterilização de equipamentos médicos requer cuidados especiais, principalmente para manter a integridade dos equipamentos. A respeito do óxido etileno, utilizado na esterilização, analise as assertivas abaixo.

I. É um potente esterilizante, largamente utilizado para destruir, de modo eficaz, fungos, bactérias, vírus e esporos.

II. É um gás inflamável e explosivo quando sua concentração no ar é de pelo menos 1%.

III. Possui mecanismo de destruição, que é atribuído ao ataque químico, que faz sobre o ácido nucleico do micro-organismo.

É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1013929
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Os riscos sanitários são os perigos que podem ameaçar a saúde no dia a dia, quando se consome um produto ou se utiliza determinado serviço. Os riscos do tipo iatrogênicos são aqueles relacionados

Alternativas
Comentários
  • Tipos de riscos à saúde

    Riscos ambientais: relacionados à qualidade da água que consumimos, ao lixo (doméstico, industrial ou hospitalar), à poluição do ar, do solo e da água dos mananciais, à presença de insetos e outros animais transmissores de doenças, etc.

    Riscos ocupacionais: relacionados ao ambiente de trabalho.

    Riscos iatrogênicos: relacionados a tratamento médico ou uso de serviços de saúde.

    Riscos institucionais: relacionados às condições físicas, higiênicas e sanitárias de estabelecimentos públicos (creches, clubes, hotéis, salão de beleza, saunas, etc.)

    Riscos sociais: relacionados às condições familiares, financeiras e afetivas das pessoas e à inserção social dos indivíduos.


ID
1013932
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

As Boas Práticas de Laboratório (BPL) referem-se ao sistema da qualidade relativo à organização e às condições sob as quais os estudos em laboratórios e no campo são planejados, realizados, monitorados, registrados, relatados e arquivados. Cada Gerência da Instalação de Teste deve assegurar que os princípios da BPL sejam cumpridos na instalação do teste. Sobre as responsabilidades da Gerência de Instalação de Teste, analise as assertivas abaixo.

I. Garantir que o plano de estudo, as emendas e os Procedimentos Operacionais Padrão estejam disponíveis ao pessoal envolvido no estudo.

II. Garantir que os sistemas computadorizados usados no estudo tenham sido validados.

III. Garantir que haja um Programa de Garantia da Qualidade com pessoal designado, e assegurar que as responsabilidades da garantia da qualidade sejam executadas de acordo com os Princípios das BPL.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • ERRADO I. Garantir que o plano de estudo, as emendas e os Procedimentos Operacionais Padrão estejam disponíveis ao pessoal envolvido no estudo. (RESPONSABILIDADE DO DIRETOR DE ESTUDO)

    ERRADO
    II. Garantir que os sistemas computadorizados usados no estudo tenham sido validados. (RESPONSABILIDADE DO DIRETOR DE ESTUDO)

    CERTO
    III. Garantir que haja um Programa de Garantia da Qualidade com pessoal designado, e assegurar que as responsabilidades da garantia da qualidade sejam executadas de acordo com os Princípios das BPL. (RESPONSABILIDADE DA GERÊNCIA DA INSTALAÇÃO DE TESTE)

     

     


ID
1013935
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Na classificação de áreas limpas, áreas limpas de suporte são aquelas em que componentes não estéreis, produtos formulados, materiais em processo, equipamentos e embalagens são preparados e transferidos. Áreas que devem ser usadas para atividades menos críticas, como preparação inicial de equipamentos, são de classe

Alternativas

ID
1013959
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A necessidade de mostrar a qualidade de medições químicas está sendo cada vez mais exigida e reconhecida. A validação deve garantir, mediante estudos experimentais, que o método atenda às exigências das aplicações analíticas, assegurando a confiabilidade dos resultados. Sobre os parâmetros de desempenho analítico utilizados na validação de métodos, é correto afirmar que o(a)

Alternativas

ID
1013962
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Controle Estatístico do Processo (CEP) é o acompanhamento contínuo de um fluxo de atividades, em que podem ser realizados ajustes, para que o resultado do esforço esteja em conformidade com um padrão definido. Esse tipo de controle pode ser aplicado na indústria farmacêutica. Com relação às Cartas de Controle utilizadas no CEP, analise as assertivas abaixo.

I. Têm o objetivo de detectar desvios de parâmetros representativos do processo, reduzindo a quantidade de produtos fora de especificações e os custos de produção.

II. Possuem dois tipos básicos: as cartas baseadas em variáveis, que se referem a situações que podem ser traduzidas por um sistema binário do tipo “0” ou “1”, em que cada amostra inspecionada é testada para determinar se está ou não em conformidade com os requisitos; e as cartas por atributos, baseadas na distribuição contínua das medições que pode, de certa forma, medir o grau de aceitabilidade ou de não aceitabilidade.

III. Sua utilização pressupõe que o processo seja estatisticamente estável, isto é, não haja presença de causas especiais de variação.

É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1014262
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Na fiscalização sanitária, o Estado exercita seu poder para aceitar ou recusar produtos e serviços de saúde, verificando o cumprimento das normas estabelecidas. A esse respeito, é correto afirmar que, para cumprir a lei, a fiscalização .

Alternativas

ID
1016629
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a alternativa em que nem todas as doenças listadas são de notificação compulsória.

Alternativas
Comentários
  •  paracoccidioidomicose

  • A paracoccidioidomicose (PCM) ou blastomicose sul-americana, também popularmente conhecida como “Doença de Lutz-Splendore-Almeida”, é uma doença causada pelo fungo dimorfo Paracoccidioides brasiliensis, e caracterizada como infecção, sendo uma micose profunda.

    Esta micose sistêmica é adquirida nas duas primeiras décadas de vida, com um pico de incidência entre 10 e 20 anos de idade. A apresentação de manifestações clínicas ou a evolução para doença é incomum neste grupo, ocorrendo com maior frequência em adultos entre 30 e 50 anos de idade, como reativação de foco endógeno latente.


ID
1016632
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a definição incorreta para o termo em destaque, frequentemente utilizado em Epidemiologia.

Alternativas
Comentários
  • Taxa de ataque é a incidência acumulada

  • certa e a "A" caso autoctone e doença local


ID
1016635
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Medidas de prevalência são frequentemente utilizadas e bastante úteis para alguns estudos epidemiológicos, entretanto o cálculo da taxa de prevalência de determinada doença é influenciado por diversos fatores. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1016638
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em estudos experimentais e estudos observacionais, existindo, dentro de cada classificação, diversos tipos de estudo. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa questão?

  • procura um quadro com "tipos de estudos epidemiológicos". Nele vc encontrar a divisão e os métodos de pesquisa.


ID
1016641
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a definição de gerenciamento de risco.

Alternativas

ID
1016791
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

No Brasil, as empresas produtoras de medicamentos devem observar, para o ajuste e determinação de seus preços, as regras definidas em legislação específica. Acerca do ajuste de preços de medicamentos, considerando a legislação vigente no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1016794
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a alternativa que não apresenta uma competência da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), de acordo com a legislação vigente.

Alternativas

ID
1016797
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Acerca da regulação econômica do setor farmacêutico no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1045033
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória alimentam um dos sistemas de informação em saúde do Brasil, denominado:

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria GM/MS Nº 104, DE 25 DE JANEIRO DE 2011 ),
  • Dentre os vários sistemas que compõem o SIS (Sistema de Informação em Saúde), aquele que serve parao acompanhamento dos agravos sob notificação de surtos, epidemias, etc, é o SINAN.

    Este sistema visa o controle de algumas doenças e agravos de notificação compulsória com base em informações sobre o número de casos, segundo semanas epidemiológicas.


  • SINASC: sistema de informação sobre nascidos vivos

    SIM: sistema de informação sobre mortalidade
  • SINAN - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO

    SINASC - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE NASCIDOS VIVOS

    SIM - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MORTALIDADE

  • GABARITO: LETRA C

    SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação

    INSTRUMENTO DE COLETA - Ficha de Notificação e Investigação

    Monitorar os agravos sob notificação, surtos, epidemias, etc.

  • Pegadinha manjada na letra A e D


ID
1087663
Banca
MPE-MA
Órgão
MPE-MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Sobre a responsabilidade pode-se afirmar que:

. I A responsabilidade civil do Estado é objetiva, com base na teoria do risco administrativo, quando há dano, conduta e nexo de causalidade, sendo passível de responsabilização o ente público estatal sem perquirição da culpa do profissional de saúde, respondendo civilmente somente o ente público responsável pelo atendimento deficiente;

II. A responsabilidade objetiva dos hospitais da rede pública de saúde e a subjetiva aplicada aos médicos, servidores públicos, estão dispostas no art. 14 do Código de Defesa do Consumidor, em que o fornecedor de serviços responde, independentemente de culpa, pela reparação por danos causados, e no parágrafo quarto do mesmo artigo que atribui responsabilidade pessoal aos profissionais liberais através da averiguação de culpa;

III. A punição administrativa do agente causador do dano deverá ser feita através de instauração de regular processo administrativo, garantida a ampla defesa e o contraditório, mesmo que esteja tramitando ação penal por crime contra a saúde pública, sobre o mesmo fato, com possível cumulação de penalidades;

IV. Responsabilidade penal pela conduta do médico quando produz o resultado morte não desejado, porém previsível, enquadra-o em homicídio culposo, é a chamada culpa consciente. Todavia, determinadas atividades, em razão de sua natureza, implicam um risco que pode conduzir a resultados de dano, lesão, ou mesmo morte, inevitáveis, configurando-se a culpa se o indivíduo ultrapassa os limites do risco permitido e o resultado típico sobrevém;

V. A responsabilidade civil dos gerenciadores das verbas do Sistema Único de Saúde, obedece a regra de que qualquer pessoa jurídica de direito privado ou pessoa física, que utilize, gerencie, administre, aplique ou perceba a título de contraprestação de serviços, verbas da União, Estados ou Municípios alocadas ao SUS, fica sujeito a responsabilidade quando restar comprovada a malversação de finalidade ou não aplicação dos recursos financeiros do ente ou por prática de qualquer ato ilegal, ilegítimo ou antieconômico, omissivo ou comissivo, e que resulte dano direto ou indireto ao FNS – Fundo Nacional de Saúde.

Alternativas
Comentários
  • I - ERRADO -  O erro da questão encontra-se no fato de não apurar a culpa do profissional da saúde, a outra parte está correta e de acordo com o STJ: "  "[...] o Tribunal de origem decidiu consoante entendimento já sedimentado nesta Corte, no sentido de que 'a responsabilidade do Estado, quando presta serviços públicos, é objetiva, encontrando sustentação na teoria do risco administrativo e descrição no art. 37, § 6º CF'". (AgRg no REsp 1515364/RR, Rel. Ministra ASSUSETE MAGALHÃES, SEGUNDA TURMA, julgado em 23/02/2016, DJe 09/03/2016)

    II . ERRADO - " As Turmas de Direito Público que integram esta Corte já se manifestaram no sentido de inexiste qualquer tipo de remuneração direta no serviço de saúde prestado por hospital público, posto que seu custeio ocorre por meio de receitas tributárias, de modo que não há falar em relação consumerista ou aplicação das regras do Código de Defesa do Consumidor à hipótese.(AgRg no REsp 1471694/MG, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 25/11/2014, DJe 02/12/2014)

  • Não concordo com a alternativa IV, pois a previsibilidade do resultado não importa necessariamente em culpa consciente, podendo ser o caso de dolo eventual. 

  • A  I é controversa, pois o STF acolhe a teoria da dupla garantia, só podendo a vitima acionar o Estado. STJ e doutrina majoritária admitem a possibilidade de se acionar Estado ou o agente, alternativamente. Outra questão controversa é sobre a responsabilidade objetiva ou subjetiva do Estado no caso de omissão.

  • A IV está flagrantemente errada. A previsibilidade é requisito de qualquer crime culposo. O fato de o resultado ser previsível não indica que a culpa é consciente. Ao contrarário, fosse o fato impresível nem sequer haver culpa.

    A culpa consciente é quando o fato é PREVISTO, não bastando que seja previsível!


ID
1087684
Banca
MPE-MA
Órgão
MPE-MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

. Assinale a opção correta:

I. É vedada a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições com características asilares, ou seja, sem serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer e outros;

II. A internação voluntária ou involuntária somente será autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM do Estado onde se localize o estabelecimento, sendo que a involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao juiz, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta;

III. A internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente ou por membro do Ministério Público, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários;

IV. Evasão, transferência, acidente, intercorrência clínica grave e falecimento serão comunicados pela direção do estabelecimento de saúde mental aos familiares, ou ao representante legal do paciente, bem como à autoridade sanitária responsável, no prazo máximo de vinte e quatro horas da data da ocorrência;

V. O SUS desenvolverá programa de desinstitucionalização da assistência à saúde mental e a vigilância dos direitos indisponíveis das pessoas assistidas será realizada de forma articulada pela autoridade local e pelo Ministério Público, especialmente na ocorrência de internação psiquiátrica involuntária.

Alternativas
Comentários
  • 1- verdadeira: § 3o É vedada a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições com características asilares, ou seja, aquelas desprovidas dos recursos mencionados no § 2o e que não assegurem aos pacientes os direitos enumerados no parágrafo único do art. 2o.

    2-errada: (primeira parte correta mas na segunda parte a questão trocou ministerio publico pelo juiz) Art. 8o A internação voluntária ou involuntária somente será autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM do Estado onde se localize o estabelecimento.

    § 1o A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministério Público (na questão esta escrito "juiz")Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta.

    3- errada: a internação compulsória só pode ser determinada pelo juiz.

    Art. 9o A internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.

    4-verdadeira: Art. 10. Evasão, transferência, acidente, intercorrência clínica grave e falecimento serão comunicados pela direção do estabelecimento de saúde mental aos familiares, ou ao representante legal do paciente, bem como à autoridade sanitária responsável, no prazo máximo de vinte e quatro horas da data da ocorrência.
    5- verdadeira: acredito q a primeira parte seja uma conjugação dos seguintes artigos:

    Art 4º, § 1o O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio.

    C/c Art. 5o O paciente há longo tempo hospitalizado ou para o qual se caracterize situação de grave dependência institucional, decorrente de seu quadro clínico ou de ausência de suporte social, será objeto de política específica de alta planejada e reabilitação psicossocial assistida, sob responsabilidade da autoridade sanitária competente e supervisão de instância a ser definida pelo Poder Executivo, assegurada a continuidade do tratamento, quando necessário. 

    A segunda parte da questão é tb fruto de combinação dos artigos :

    Art. 8º- § 1o A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta.

    C/c         Art. 1º O Ministério Público da União, organizado por esta lei Complementar, é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e dos interesses individuais indisponíveis. (Lei orgânica MP lc75)

    Os demais artigos são da lei 10216/2001




  • V. CORRETA - Art. 1º da portaria 2840/14 do MInistério da Saúde -  Fica criado o Programa de Desinstitucionalização como integrante do componente Estratégias de Desinstitucionalização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • II - A internação voluntária ou involuntária somente será autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM do Estado onde se localize o estabelecimento (certo), sendo que a involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao juiz, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta - ERRADA

     

     

    LEI 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001; Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

     

     

    Art. 8o A internação voluntária ou involuntária somente será autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM do Estado onde se localize o estabelecimento.

     

     

    § 1o A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta.


ID
1108819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com base nos dispositivos da Lei n.º 10.357/2001, que estabelece normas de controle e fiscalização sobre produtos químicos que, direta ou indiretamente, possam ser destinados à elaboração ilícita de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica.

Uma empresa comercializa determinado produto químico que pode ser utilizado como insumo na elaboração de substância que causa dependência química. Nessa situação, as atividades dessa empresa devem ser fiscalizadas pelo DPF, juntamente com o Exército Brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • errado - Art. 3o Compete ao Departamento de Polícia Federal o controle e a fiscalização dos produtos químicos a que se refere o art. 1o desta Lei e a aplicação das sanções administrativas decorrentes.

  • Art. 1o Estão sujeitos a controle e fiscalização, na forma prevista nesta Lei, em sua fabricação, produção, armazenamento, transformação, embalagem, compra, venda, comercialização, aquisição, posse, doação, empréstimo, permuta, remessa, transporte, distribuição, importação, exportação, reexportação, cessão, reaproveitamento, reciclagem, transferência e utilização, todos os produtos químicos que possam ser utilizados como insumo na elaboração de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica.

    Art. 3o Compete ao Departamento de Polícia Federal o controle e a fiscalização dos produtos químicos a que se refere 

    o art. 1o desta Lei e a aplicação das sanções administrativas decorrentes.

  • O erro está na parte "[...]  juntamente com o Exército Brasileiro".

     

    Conforme o artigo 3 da referida lei, tal competência é apenas do Departamento de Polícia Federal:

    Art. 3o Compete ao Departamento de Polícia Federal o controle e a fiscalização dos produtos químicos a que se refere o art. 1o desta Lei e a aplicação das sanções administrativas decorrentes.

  • A referida lei nem menciona o Exército em seu texto. 

  • Gabarito Errado

    O erro está em mencionar o Exército Brasileiro.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A lei nº 10357 de 27 de dezembro de 2001 não faz menção ao Exército Brasileiro!

  • Sai fora Militar, DPF BRASIL !

  • Todas as competências dessa lei se refere ao Departamento de Polícia Federal. Caso esteja enganado me corrijam por favor.

  • GABARITO: ERRADO

     

    LEI No 10.357, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2001.

    Art. 3o Compete ao Departamento de Polícia Federal o controle e a fiscalização dos produtos químicos a que se refere o art. 1o desta Lei e a aplicação das sanções administrativas decorrentes.

  • ERRADA

     

    Exercito tem nada haver

  • a ver*

  • Gabarito Errado

    Apenas o DPF.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Produto químico utilizado na fabricação de drogas = Polícia Federal

     

    Produto químico utilizado na fabricação de armas = Exército 

     

    Bons estudos!

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Lei 10.357/01

    Art. 3º Compete ao Departamento de Polícia Federal o controle e a fiscalização dos produtos químicos a que se refere o art. 1o desta Lei e a aplicação das sanções administrativas decorrentes.

  • Somente administrativa. A 10.357 não trata de sanções penais.

  • Compete somente ao DPF a competência de controlar, fiscalizar e aplicar as medidas administrativas referente a todos os produtos químicos que possam ser utilizados como INSUMO na elaboração de entorpecentes

  • Só tem 1 questão sobre esta lei?? Não encontrei filtro dela, tive que pesquisar no google pra encontrar essa questão.

  • Coloca mais questões da 10.357 aí Qconcursos

  • precisamos de mais questões QC

  • Errado.

    O examinador colocou o Exército Brasileiro na questão para dar uma ideia de colaboração entre as instituições, o que não é nenhuma aberração, já que as duas instituições atuam quando falamos em arma de fogo.

    Mas aqui é diferente, conforme preconiza o artigo 3º da lei, compete ao Departamento de Polícia Federal o controle e a fiscalização dos produtos químicos a que se refere o art. 1º desta Lei e a aplicação das sanções administrativas decorrentes.

    Comentário do Prof. Péricles Mendonça

  • GAB. ERRADO.

    ART. 3º COMPETE AO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL O CONTROLE E A FISCALIZAÇÃO DOS PRODUTOS QUÍMICOS......

    NÃO TEM NADA DE EXÉRCITO.

  • Compete a DPF o controle e fiscalização sobre produtos químicos de forma direta ou indiretamente que podem ser elaborados para condutas ilícitas

  • Gabarito: Errado, porque o Exército não entra em nada aqui, neste caso quem fiscaliza e controla é o Departamento da Policia Federal.

    Só encontrei duas questões sobre este assunto.

  • Errado:

    Uma empresa comercializa determinado produto químico que pode ser utilizado como insumo na elaboração de substância que causa dependência química. Nessa situação, as atividades dessa empresa devem ser fiscalizadas pelo DPF, juntamente com o Exército Brasileiro.


ID
1108822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com base nos dispositivos da Lei n.º 10.357/2001, que estabelece normas de controle e fiscalização sobre produtos químicos que, direta ou indiretamente, possam ser destinados à elaboração ilícita de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica.

O gerente de uma empresa de reciclagem de produtos químicos controlados tomou conhecimento de que um dos empregados da empresa desviava parte desses produtos, a fim de produzir, ilicitamente, entorpecentes. Nessa situação, caso não informe esse fato às autoridades competentes, o gerente incorrerá em infração administrativa e penal.

Alternativas
Comentários
  • Certa.

    Art. 12- Constitui infração administrativa:

    (...)

    VII- deixar de informar qualquer suspeita de desvio de produto químico controlado, para fins ilícitos;

    (...)

    Art. 14- O descumprimento das normas estabelecidas nesta Lei, independentemente da responsabilidade penal, sujeitará os infratores às seguintes medidas administrativas, aplicadas cumulativamente ou isoladamente:

    (...)

  • Art. 12. Constitui infração administrativa:

    I – deixar de cadastrar-se ou licenciar-se no prazo legal;

    II – deixar de comunicar ao Departamento de Polícia Federal, no prazo de trinta dias, qualquer alteração cadastral ou estatutária a partir da data do ato aditivo, bem como a suspensão ou mudança de atividade sujeita a controle e fiscalização;

    III – omitir as informações a que se refere o art. 8o desta Lei, ou prestá-las com dados incompletos ou inexatos;

    IV – deixar de apresentar ao órgão fiscalizador, quando solicitado, notas fiscais, manifestos e outros documentos de controle;

    V – exercer qualquer das atividades sujeitas a controle e fiscalização, sem a devida Licença de Funcionamento ou Autorização Especial do órgão competente;

    VI – exercer atividade sujeita a controle e fiscalização com pessoa física ou jurídica não autorizada ou em situação irregular, nos termos desta Lei;

    VII – deixar de informar qualquer suspeita de desvio de produto químico controlado, para fins ilícitos;

    VIII – importar, exportar ou reexportar produto químico controlado, sem autorização prévia;

    IX – alterar a composição de produto químico controlado, sem prévia comunicação ao órgão competente;

    X – adulterar laudos técnicos, notas fiscais, rótulos e embalagens de produtos químicos controlados visando a burlar o controle e a fiscalização;

    XI – deixar de informar no laudo técnico, ou nota fiscal, quando for o caso, em local visível da embalagem e do rótulo, a concentração do produto químico controlado;

    XII – deixar de comunicar ao Departamento de Polícia Federal furto, roubo ou extravio de produto químico controlado e documento de controle, no prazo de quarenta e oito horas; e

    XIII – dificultar, de qualquer maneira, a ação do órgão de controle e fiscalização.


  • O CESPE alterou o gabarito de C para E. Justificativa:

    De acordo com a Lei nº 10.357/2001, constitui infração administrativa não informar qualquer suspeita de desvio de produto químico controlado, para fins ilícitos. No entanto, o caput do artigo 14 desta lei estabelece que o descumprimento das normas estabelecidas na referida lei sujeita os infratores a determinadas medidas administrativas, independentemente da responsabilidade penal. Dessa forma, a conduta descrita no item configura infração administrativa, mas não necessariamente configura ilícito penal, pois dependerá da tipificação da referida conduta, ou seja, ele poderá responder penalmente pelo ocorrido. Dessa forma, opta-se pela alteração no gabarito do item


  • Passível de anulação.

  • Ta de brincadeira que esta errada essa questão, pode sim ser punido penalmente e admistrativamente, muita sacanagem. 

  • Não passei na prova por essa questão. No primeiro momento colocaram como certa.  E eu estava dentro. Depois dos recursos modificaram para errada. Muita sacanagem mesmo. 

  • Art. 14 O descumprimento das normas estabelecidas nesta Lei, INDEPENDENTEMENTE DE RESPONSABILIDADE PENAL, sujeitará os infratores às seguintes medidas administrativas, aplicadas cumulativamente ou isoladamente:...

    Na lei, de fato, não mostra as penalidades.. 
    Então é caso a caso..

    Há argumentos para os 2 gabaritos.. =/ Mas eu marquei errado pq na lei nao há de forma expressa as penalidades..

    A cada dia que passa a prova da Cespe requer cada vez mais sorte de interpretar como ela quer que conhecimento..

  • ERRADO! A conduta descrita no item configura infração administrativa, mas não necessariamente é crime

  • A questão é um peguinha, pois afirma que o gerente INCORRERÁ, sendo que o certo seria "PODERÁ OU PODERIA SER" . 

  • Pessoal,  aprendam a interpretar o enunciado COMPLETO das provas, principalmente as do Cespe. Veja que antes do item o enunciado pede para julgar as questões "...com base nos dispositivos da Lei n.º 10.357/2001...". Sabemos que essa Lei só trata de penalidades ADMINISTRATIVAS! Portanto, item errado!

  • Bom dia. Não sou jurista, mas entendi desta forma: Se deixar de comunicar a suspeita (24 h) e a certeza (48 h), sujeitará as medidas administrativas. Caso não o faça, poderá ser responsabilizado no âmbito penal, pois, se não o fez qual o motivo? Ai dependende do motivo.

  • Caro Marcelo Nunes, a suspeita de desvio será em 24h. Já a infração administrativa de extravio, roubo etc... será computado o prazo de 48h. Veja que a legislação não tipifica nenhum crime, apenas a seara administrativa. 

  • ART 12 lei 10.357. Contitui infração Administrativa. 

  • Esta lei apenas se refere a infrações administrativas, descritas em seu art. 12. Não especifica sanções penais, apenas diz que independentemente de responsabilidade penal do infrator, ela os sujeitarão às medidas administrativas.

    Art. 12. Constitui infração administrativa:

    VII – deixar de informar qualquer suspeita de desvio de produto químico controlado, para fins ilícitos;

    XII – deixar de comunicar ao Departamento de Polícia Federal furto, roubo ou extravio de produto químico controlado e documento de controle, no prazo de quarenta e oito horas;

  • Gabarito Errada

    O erro está em mencionar infração penal.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A sanção é meramente administrativa. Não cabe infração penal porque precisa de todos os trâmites legais para que o juiz, após respeitadas todas as fases do processo legal possa arbitrar pena tipificada.

  • Art. 12. Constitui infração administrativa:

    I – deixar de cadastrar-se ou licenciar-se no prazo legal;

    II – deixar de comunicar ao Departamento de Polícia Federal, no prazo de trinta dias, qualquer alteração cadastral ou estatutária a partir da data do ato aditivo, bem como a suspensão ou mudança de atividade sujeita a controle e fiscalização;

    III – omitir as informações a que se refere o art. 8o desta Lei, ou prestá-las com dados incompletos ou inexatos;

    IV – deixar de apresentar ao órgão fiscalizador, quando solicitado, notas fiscais, manifestos e outros documentos de controle;

    V – exercer qualquer das atividades sujeitas a controle e fiscalização, sem a devida Licença de Funcionamento ou Autorização Especial do órgão competente;

    VI – exercer atividade sujeita a controle e fiscalização com pessoa física ou jurídica não autorizada ou em situação irregular, nos termos desta Lei;

    VII – deixar de informar qualquer suspeita de desvio de produto químico controlado, para fins ilícitos;

    VIII – importar, exportar ou reexportar produto químico controlado, sem autorização prévia;

    IX – alterar a composição de produto químico controlado, sem prévia comunicação ao órgão competente;

    X – adulterar laudos técnicos, notas fiscais, rótulos e embalagens de produtos químicos controlados visando a burlar o controle e a fiscalização;

    XI – deixar de informar no laudo técnico, ou nota fiscal, quando for o caso, em local visível da embalagem e do rótulo, a concentração do produto químico controlado;

    XII – deixar de comunicar ao Departamento de Polícia Federal furto, roubo ou extravio de produto químico controlado e documento de controle, no prazo de quarenta e oito horas; e

    XIII – dificultar, de qualquer maneira, a ação do órgão de controle e fiscalização.

  • Resposta: ERRADA

    Art. 14. O descumprimento das normas estabelecidas nesta Lei, independentemente (não depende, não é fato determinante) de responsabilidade penal, sujeitará os infratores às seguintes medidas administrativas [...]

  • ERRADO

     

    A lei só dispõe sobre infrações administrativas

  • O fato não é típico, percebe-se pelo texto da lei de drogas não pune quem apenas tem conhecimento do fato ilícito.

  • O enunciado diz "com base nos dispositivos da Lei n.º 10.357/2001", a lei não trata de responsabilização penal, apenas infrações administrativas.

  • Gabarito Errado

    Apenas em infrações administrativas.

     

    Vamos na fé !

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Caí nessa questão igual um patinho

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Lei 10.357/01

    Art. 11. A pessoa física ou jurídica que exerça atividade sujeita a controle e fiscalização deverá informar ao Departamento de Polícia Federal, no prazo máximo de vinte e quatro horas, qualquer suspeita de desvio de produto químico a que se refere esta Lei.

     

    Art. 12. Constitui infração administrativa:

    (...)

    VII – deixar de informar qualquer suspeita de desvio de produto químico controlado, para fins ilícitos;

  • ADMINISTRATIVA E NÃO PENAL

  • Responderá apenas administrativamente caso não comunique ao DPF no prazo de 24h após a ciência do desvio.

  • O bom era colocar mais questoes sobre essa lei

  • deixar de comunicar ao Departamento de Polícia Federal furto, roubo ou extravio de produto químico controlado e documento de controle, no prazo de quarenta e oito horas

    Art. 14. O descumprimento das normas estabelecidas nesta Lei, independentemente de responsabilidade penal, sujeitará os infratores às seguintes medidas administrativas, aplicadas cumulativa ou isoladamente.....

  • O DPF não aplica sansão PENAL, mas sim sansão administrativa. Essas medidas podem ser aplicadas de forma cumulativamente ou isoladamente.

    SUSPEITA de desvio de produto químico deverá ser feito no MÁXIMO em 24hs

  • GAB. ERRADO.

    ART. 14 O DESCUMPRIMENTO DAS NORMAS, INDEPENDEM DE RESPONSABILIDADE PENAL, SUJEITARÁ MEDIDAS ADMINISTRATIVAS CUMULATIVAS OU ISOLADAMENTE.

    PENAL NÃO

    ADM SIM

    PENAL NÃO

    ADM SIM.

  • GABARITO - ERRADO.

    A lei fala em infração administrativa, e não penal !!!

  • Errado, porque é somente infração administrativa de acordo com a lei 10.357/2001

  • Desvio e desaparecimento = 24h

    Furto, roubo ou extravio = 48h


ID
1167298
Banca
UFMT
Órgão
MPE-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a afirmativa que se encontra em DESACORDO com as regras de direito sanitário.

Alternativas
Comentários
  • A) Correta

    LC 141/2012

    Art. 4o  Não constituirão despesas com ações e serviços públicos de saúde, para fins de apuração dos percentuais mínimos de que trata esta Lei Complementar, aquelas decorrentes de:

    V - saneamento básico, inclusive quanto às ações financiadas e mantidas com recursos provenientes de taxas, tarifas ou preços públicos instituídos para essa finalidade;
    IX - obras de infraestrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede de saúde; e 


    B) Errada

    Lei 10216/2001

    Art. 6o A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.

    Parágrafo único. São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:

    I - internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário;

    II - internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; e

    III - internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.


    C) Correta

    Resolução MS/CNS nº 453/2012

    Terceira Diretriz

    VIII - A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde.



  • Complementando...

    D) correto – Lei 8.080/90 – Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    E) correto – Decreto nº 2.268/1997: Regulamenta a Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, que dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fim de transplante e tratamento, e dá outras providências. Art. 15 - § 4º O doador especificará, em documento escrito, firmado também por duas testemunhas, qual tecido, órgão ou parte do seu corpo está doando para transplante ou enxerto em pessoa que identificará, todos devidamente qualificados, inclusive quanto à indicação de endereço. § 5º O documento de que trata o parágrafo anterior, será expedido, em duas vias, uma das quais será destinada ao órgão do Ministério Público em atuação no lugar de domicílio do doador, com protocolo de recebimento na outra, como condição para concretizar a doação (grifo nosso). 


  • Essa questão foi ANULADA. Afinal, o item b) também expressa uma afirmação CORRETA, e, como se pedia a alternativa INCORRETA, a questão simplesmente não tem resposta. É que ambas as Turmas de Direito Privado do STJ entendem que: a) é possível a INTERNAÇÃOCOMPULSÓRIA; b) tal internação se faz via AÇÃO DE INTERDIÇÃO, e, portanto, por decorrência lógica, exige DECISÃO JUDICIAL; c) tal internação compulsória via ação de interdição dar-se-á apenas em CARÁTER EXCEPCIONAL, quando se mostrem INSUFICIENTES OS RECURSOS EXTRA-HOSPITALARES. Veja-se, exemplificativamente, a decisão do STJ no HC 135278/SP (Informativo 533): "É possível determinar, no âmbito de ação de interdição, a INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA de quem tenha acabado de cumprir medida socioeducativa de internação, desde que comprovado o preenchimento dos requisitos para a aplicação da medida, mediante laudo médico circunstanciado, diante da efetiva demonstração da insuficiência dos recursos extra-hospitalares."   

  • ATENÇÃO! A questão está correta e não foi anulada pela banca do concurso (tive o cuidado de conferir). 

    Internação compulsória não se confunde com internação involuntária! 

    Os incisos do art. 6º da L. 10.216 fazem a perfeita distinção entre essas espécies de internação. Por definição legal, internação compulsória é aquela que depende de autorização legal e a involuntária a que se dá sem consentimento do usuário e a pedido de terceiro.

    =)

  • Lei Antimanicomial:

    Art. 6 A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.

    Parágrafo único. São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:

    I - internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário;

    II - internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; e

    III - internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.

    Art. 7 A pessoa que solicita voluntariamente sua internação, ou que a consente, deve assinar, no momento da admissão, uma declaração de que optou por esse regime de tratamento.

    Parágrafo único. O término da internação voluntária dar-se-á por solicitação escrita do paciente ou por determinação do médico assistente.

    Art. 8 A internação voluntária ou involuntária somente será autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM do Estado onde se localize o estabelecimento.

    § 1 A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta.

    § 2 O término da internação involuntária dar-se-á por solicitação escrita do familiar, ou responsável legal, ou quando estabelecido pelo especialista responsável pelo tratamento.

    Art. 9 A internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.

  • Essa questão está desatualizada, pois a letra E atualmente está errada.

    Isso porque o decreto nº 2.268/1997, que regulamentava a Lei nº 9.434/97, foi revogado pelo decreto 9175/17, e esse último não mais prevê a destinação de uma via da autorização de transplante ao Ministério Público.

    Ver a redação do art. 29 do novo decreto:

    "Art. 29. Somente será permitida a doação referida nesta Seção quando se tratar de órgãos duplos, de partes de órgãos, tecidos, células e partes do corpo cuja retirada não impeça o organismo do doador de continuar vivendo sem risco para a sua integridade e não represente grave comprometimento de suas aptidões vitais e de sua saúde mental e não cause mutilação ou deformação inaceitável.

    § 1º A retirada nas condições estabelecidas neste artigo somente será permitida se corresponder a uma necessidade terapêutica, comprovadamente indispensável para a pessoa receptora.

    § 2º O doador vivo será prévia e obrigatoriamente esclarecido sobre as consequências e os riscos decorrentes da retirada do órgão, tecido, células ou parte do seu corpo para a doação.

    § 3º Os esclarecimentos de que trata o § 2º serão consignados em documento lavrado e lido na presença do doador e de duas testemunhas.

    § 4º O doador especificará, em documento escrito, firmado por duas testemunhas:

    I - o tecido, o órgão, a célula ou a parte do seu corpo que doará para transplante ou enxerto;

    II - o nome da pessoa beneficiada; e

    III - a qualificação e o endereço dos envolvidos.

    § 5º O Comitê de Bioética ou a Comissão de Ética do hospital onde se realizará a retirada e o transplante ou o enxerto emitirá parecer sobre os casos de doação entre não consanguíneos, exceto cônjuges e companheiros, reconhecidos nos termos da lei civil. (...)"


ID
1207717
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Questões de 21 a 25


Considerando que, no Brasil, a esperança de vida ao nascer é um dos índices usados para avaliar o quadro geral de saúde da população, é correto afirmar que ela

Alternativas

ID
1238584
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a alternativa que não apresenta uma função essencial do Sistema de Informação em Saúde (SIS).

Alternativas
Comentários
  • A Organização Mundial da Saúde define Sistema de Informação em Saúde -SIS

    como um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da

    informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de

    saúde. Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da

    análise, a divulgação, e inclusive recomendações para a ação.



ID
1264303
Banca
IDECAN
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com diferenças associadas às condições sociais, sanitárias e ambientais, as doenças transmissíveis ainda constituem um dos principais problemas de saúde pública. Doenças antigas ressurgem com outras características e novas doenças se disseminam com uma velocidade incalculável. A erradicação completa de doenças é objeto do esforço continuado de governos e sociedade durante décadas e da disponibilidade de medidas amplamente eficazes. Assinale, a seguir, a única doença erradicada completamente em escala mundial.

Alternativas

ID
1266556
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Considerando os Modelos Explicativos do processo saúde-doença, analise as afirmativas abaixo:

I. O Modelo Biomédico considera a doença como resultante da agressão de uma gente etiológico a um organismo.

II. O Modelo Processual trabalha com o conceito de processo saúde-doença ou história natural da doença.

III. O Modelo Sistêmico acredita que a determinação dos fenômenos da saúde se restringe à casualidade das patologias.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • O conceito biomédico da doença é definido como desajuste ou falha nos mecanismos de adaptação do organismo ou ausência de reação aos estímulos a cuja ação está exposto [...], processo que conduz a uma perturbação da estrutura ou da função de um órgão, de um sistema ou de todo o organismo ou de suas funções vitais (Jenicek; Cléroux, 1982 apud Herzlich, 2004).  Numa perspectiva crítica, Fritjof Capra (1982) destaca a concepção fragmentária do modelo biomédico ao defender que este consiste num tipo de modelo da teoria mecanicista, em que o homem é visto como corpo-máquina; o médico, como mecânico; e a doença, o defeito da máquina.


    Modelo sistêmico: O sistema, neste caso, é entendido como “um conjunto de elementos, de tal forma relacionados, que uma mudança no estado de qualquer elemento provoca mudança no estado dos demais elementos” (Roberts, 1978 apud Almeida Filho; Rouquayrol, 2002). Ou seja, essa noção de sistema incorpora a ideia de todo, de contribuição de diferentes elementos do ecossistema no processo saúde-doença, fazendo assim um contraponto à visão unidimensional e fragmentária do modelo biomédico. Segundo essa concepção, a estrutura geral de um problema de saúde é entendida como uma função sistêmica, na qual um sistema epidemiológico se constitui num equilíbrio dinâmico. Ou seja, cada vez que um dos seus componentes sofre alguma alteração, esta repercute e atinge as demais partes, num processo em que o sistema busca novo equilíbrio. 


    Modelo da História Natural das Doenças (modelo processual): A busca por explicações causais do processo saúde-doença resultou na configuração da História Natural das Doenças (HND), conhecido como modelo processual dos fenômenos patológicos. Os principais sistematizadores desse modelo foram Leavell e Clark, no ano de 1976, quando definiram história natural da doença como o conjunto de processos interativos que cria o estímulo patológico no meio ambiente ou em qualquer outro lugar, passando da resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte 


ID
1266571
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Sobre o Relatório Anual de Gestão, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O Relatório Anual de Gestão (RAG) é um dos instrumentos mais importantes para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), pois demonstra a execução do Plano de Saúde, bem como da Programação Anual de Saúde (PAS), de cada esfera de gestão do SUS. O prazo para o envio do relatório ao respectivo Conselho de Saúde termina no dia 30 de março.

    O RAG é, por excelência, o instrumento para a prestação de contas e comprovação da aplicação dos recursos do SUS. O seu processo de construção deve ser uma prática vinculada ao cotidiano da gestão, tendo em vista que a apresentação desse documento deve ser precedida das prestações de contas quadrimestrais estabelecidas legalmente.

    Para a elaboração e envio do RAG ao Conselho de Saúde, bem como para dar publicidade às informações contidas e decorrentes desses mesmos relatórios de gestão, foi desenvolvida uma ferramenta informatizada, o Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão (SARGSUS). O SARGSUS é um sistema de utilização obrigatória para a elaboração do RAG, conforme Portaria nº 575, de 29 de março de 2012, pactuada na Comissão Intergestores Tripartite.

    http://www.conasems.org.br/


ID
1301200
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com relação às finalidades da Fundação Pró-Sangue, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Revisar cada solicitação de sangue e hemocomponentes de acordo com critérios pré-estabelecidos.

( ) Realizar testes laboratoriais que possam vir a elevar a segurança dos hemocomponentes a serem transfundidos.

( ) Supervisionar casos que necessitem de suporte transfusional especializado, como transplante de medula óssea.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
1321486
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Considerando os Modelos Explicativos do processo saúde-doença, analise as afirmativas abaixo:

I. O Modelo Biomédico considera a doença como resultante da agressão de um agente etiológico a um organismo.
II. O Modelo Processual trabalha com o conceito de processo saúde-doença ou história natural da doença.
III. O Modelo Sistêmico acredita que a determinação dos fenômenos da saúde se restringe à casualidade das patologias.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

Alternativas

ID
1327117
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Considerando as disposições legais do Planejamento da Saúde, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 15. do dec 7508/11  O  processo de planejamento  da saúde será  ascendente  e integrado, do
    nível  local  até  o  federal,  ouvidos  os  respectivos  Conselhos  de  Saúde,
    compatibilizando-se as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade
    de recursos financeiros.

    b) §3º art. 15 § 3
    o
    O Conselho Nacional de Saúde (e não a comissão intergestora Bipartide) estabelecerá as diretrizes a serem observadas
    na elaboração dos planos de saúde, de acordo com ascaracterísticas epidemiológicas e
    da organização de serviços nos entes federativos e nas Regiões de Saúde.

    c) §1º, art. 15
    O planejamento da saúde é obrigatório para os entes públicos e será indutor de
    políticas para a iniciativa privada. CORRETA

    d) Art. 19. Compete à Comissão Intergestores Bipartite - CIB de que trata o inciso II
    do  art.  30  pactuar  as  etapas  do  processo  e  os  prazos  do  planejamento  municipal  em
    consonância com os planejamentos estadual e nacional.

    e) Art. 16. No planejamento devem ser considerados os serviços e as ações prestados
    pela  iniciativa  privada,  de  forma  complementar  ou  não  ao  SUS,  os  quais  deverão
    compor os Mapas da Saúde regional, estadual e nacional.


    OBS: todos os artigos do DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.

  • QUESTÃO :

    Considerando as disposições legais leis 8080 e 8142 /1990 SUS CONSTITUIÇÃO FEDERAL e artigos do DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011 :

    PLANEJAR a SAÚDE , assinale a alternativa CORRETA : GABARITO( C ):

    É obrigatório os entes públicos PLANEJAR A SAÚDE .

    PLANEJAR A SAÚDE SERÁ : INDUTOR DE POLÍTICAS para a iniciativa privada.

    INCORRETAS : A ) , B ) , D ) , E ) :

    COMENTÁRIOS :

    A ) O processo para planejar a saúde será de forma descendente = descer ( do nível federal até o nível local ) e integrado :

    ERRADA :

    ARGUMENTAÇÃO :

    PLANEJAR para DESCER = PIORAR AS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE ? NÃO NÉ..RS :

    TEM QUE PLANEJAR AS AÇÕES PARA CRESCER = MELHORAR : CONFORME O NÍVEL DE COMPLEXIDADE CRESCENTE E ÊNFASE A ATENDER O MUNICÍPIO :

    CORRETO SERÁ :

    PLANEJAR A SAÚDE DE FORMA ASCENDENTE ( NÍVEL LOCAL AO NÍVEL FEDERAL ) .

    ASCENDENTE = ASCENDER = AUMENTAR = CRESCER .

    B ) A COMISSÃO INTER/GESTORES =

    ( REUNIÃO entre os gestores=administradores ) :

    GESTOR DA UNIÃO: MINISTÉRIO DA SAÚDE;

    GESTOR DO ESTADO : SECRETÁRIO ou secretaria Estadual DE SAÚDE ;

    GESTOR DO MUNICÍPIO : SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE .

    BIPARTITE IRÁ ESTABELECER : DIRETRIZ/NORMAS a serem observadas PARA ELABORAR OS PLANOS DE SAÚDE :

    ERRADA :

    ARGUMENTAÇÃO :

    Quem tem o PODER PARA ESTABELECER NORMAS e ELABORAR os PLANOS É a UNIÃO = NACIONAL = PARA TOFOS os brasileiros :

    Lembrar que ñ é no âmbito INTERNACIONAL ( alguns concursos troca ) .

    CORRETO SERÁ :

    CONSELHO NACIONAL DA UNIÃO ELABORA AS NORMAS PARA OS PLANOS DE SAÚDE .

    D ) COMPETE AO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE :

    PACTUAR as etapas do processo e os prazos PARA PLANEJAR AS AÇÕES NO MUNICÍPIO ? : ERRADA :

    ARGUMENTAÇÃO : CORRETO SERÁ :

    QUEM FAZ PACTO = ACORDO / PROPOSTA PARA PLANEJAR AS AÇÕES SÃO OS GESTORES = ADMINISTRADORES .

    E ) No planejamento do SUS NÃO são considerados os serviços e as ações prestados pela iniciativa privada, mesmo que de forma complementar ao SUS :

    Como fazer o plano =PLANEJAMENTO para a saúde sem considerar/saber quais os tipos de serviços à saúde que irão ser prestados ( tanto na rede pública quanto na rede privada ) ?

    ARGUMENTAÇÃO : CORRETO SERÁ :

    PLANEJAR A SAÚDE É PRECISO CONSIDERAR : os princípios , as políticas , as diretrizes e os SERVIÇOS e ações PRESTADOS PELA INICIATIVA :

    PÚBLICA ( POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE SAÚDE)

    e

    PRIVADA .

    OBS : INICIATIVA PRIVADA = PARTICULAR = PARTICIPA PARA ATENDER AOS SERVIÇOS DO SUS EM CARÁTER : COMPLEMENTAR :

    SETOR PRIVADO COMPLETA ALGUM ATENDIMENTO QUE NA REDE PÚBLICA ( SUS ) Ñ TEVE COMO RESOLVER : EX : ÓRTESE , PRÓTESE .

    SETOR PRIVADO COMPLETA O SERVIÇO MEDIANTE CONTRATO OU CONVÊNIO COM O SUS .


ID
1345348
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Dispõe sobre a sistematização da assistência de enfermagem e a implementação do processo de enfermagem em ambientes públicos ou privados, em que ocorre o cuidado proissional de enfermagem”. O texto se refere à resolução COFEN nº:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO COFEN-358/2009

    Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências


ID
1348336
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O exercício da função de regulação do Setor de Saneamento atenderá aos princípios da independência decisória, transparência, tecnicidade, celeridade e objetividade das decisões.

Sobre os objetivos da regulação, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve estabelecer padrões e normas para a adequada prestação dos serviços e para a satisfação dos usuários.

II. Deve prevenir e reprimir o abuso do poder econômico, ressalvada a competência dos órgãos integrantes do sistema nacional de defesa da concorrência.

III. Deve definir tarifas que assegurem o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos, independentemente da modicidade tarifária.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Art. 22.  São objetivos da regulação:

    I - estabelecer padrões e normas para a adequada prestação dos serviços e para a satisfação dos usuários;

    II - garantir o cumprimento das condições e metas estabelecidas;

    III - prevenir e reprimir o abuso do poder econômico, ressalvada a competência dos órgãos integrantes do sistema nacional de defesa da concorrência;

    IV - definir tarifas que assegurem tanto o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos como a modicidade tarifária, mediante mecanismos que induzam a eficiência e eficácia dos serviços e que permitam a apropriação social dos ganhos de produtividade.

  • GAB C:

    III. Deve definir tarifas que assegurem o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos, independentemente da modicidade tarifária.

    conceito de modicidade das tarifas: "o princípio que permite,ao longo do prazo de execução de um contrato,que os usuários possam compartilhar com as concessionárias os ganhos econômicos, de produtividade, bem como aumentos adicionais de receitas obtidos pelos empreendimentos em concessão".


ID
1404193
Banca
FUNCAB
Órgão
INCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O diagnóstico precoce do câncer do colo do útero por meio do exame preventivo (Papanicolaou) está relacionado com o seguinte nível de prevenção:

Alternativas

ID
1404220
Banca
FUNCAB
Órgão
INCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O marco da produção de conhecimentos do planejamento em saúde foi a multiplicação de investigações sobre a:

Alternativas
Comentários
  • O planejamento em saúde é sempre ascendente, do município para cima, daí a importância da municipalização e do fortalecimento da atenção básica, de onde saem as informações para o planejamento do cuidado em cada região.


ID
1404286
Banca
FUNCAB
Órgão
INCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Em linhas gerais, o processo de planejamento em saúde consiste em definir os procedimentos de avaliação que permitirão o monitoramento:

Alternativas

ID
1485196
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

São controlados pelos serviços de vigilância sanitária, como medidas de garantia de saúde da população:

I. Alimentos.
II. Medicamentos.
III. Saneantes.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativas(s)

Alternativas
Comentários
  • ALIMENTOS, MEDICAMENTOS, PRODUTOS DE INTERESSE À SAÚDE.

    Os produtos, sua classificação e a vigilância sanitária – Saneantes: como
    comprar, usar e armazenar; o que fazer em caso de acidente – Cosméticos:
    cuidados, acidentes que podem provocar – Alisantes: cuidados na hora de
    comprar e de utilizar – Insulina: glicosímetro; como aplicar – Termômetro: o
    que fazer quando quebrar – Camisinha: quando, por que e como usar.

  • letra A

    LEI 9782 ART. 8 

    § 1º  Consideram-se bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária pela Agência:

    I - medicamentos de uso humano, suas substâncias ativas e demais insumos, processos e tecnologias;

    II - alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares, limites de contaminantes orgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários;

    III - cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes;

    IV - saneantes destinados à higienização, desinfecção ou desinfestação em ambientes domiciliares, hospitalares e coletivos;

    Bons estudos


ID
1493305
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Parnarama - MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Uma das competências do fiscal sanitário é garantir que produtos, serviços e bens estejam adequados ao uso. Assinale abaixo os bens e produtos que NÃO são submetidos ao controle e fiscalização sanitária.

Alternativas

ID
1493350
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Parnarama - MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A transmissão de um agente infeccioso através da água pode ocorrer pela ingestão, pelo contato com a pele durante o banho, na preparação de alimentos, ou pelo consumo de alimentos lavados com água infectada, por isso o tratamento dos esgotos sanitários torna-se importante, pois pode evitar doenças como:

Alternativas
Comentários
  • Principais Doenças Relacionadas com a Água

    Por ingestão de água contaminada:. Cólera. Disenteria amebiana. Disenteria bacilar. Febre tifóide e paratifóide. Gastroenterite. Giardise. Hepatite infecciosa. Leptospirose. Paralisia infantil. Salmonelose

    Por contato com água contaminada:. Escabiose (doença parasitária cutânea conhecida como Sarna). Tracoma (mais frequente nas zonas rurais). Verminoses, tendo a água como um estágio do ciclo. Esquistossomose

    Por meio de insetos que se desenvolvem na água:. Dengue. Febre Amarela. Filariose. Malária. Cólera, febre tifóide e paratifóide são as doenças mais frequentemente ocasionadas por águas contaminadas e penetram no organismo via cutâneo - mucosa como é o caso de via oral.

    Contaminação da Água A água é um poderoso solvente. Ela dissolve algumas porções de quase tudo com o que entra em contato. Na cidade a água é contaminada por esgoto, monóxido de carbono, poluição, produtos derivados de petróleo e bactérias. O cloro utilizado para proteger a água pode contaminá-la ao reagir com as substâncias orgânicas presentes na água, formando os nocivos trialometanos.

  • leptospirose e gastroenterites.


ID
1499551
Banca
IBFC
Órgão
HMDCC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Não se inclui entre medidas de controle da lepstospirose:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Vacinação de animais (caninos, bovinos e suínos)

    https://sites.google.com/site/tudosobreleptospirose/medidas-de-controle-contra-leptospirose

    Bons estudos


ID
1504180
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A lógica dos programas tradicionais de saúde pública, como o de controle da tuberculose, aproxima-se do planejamento

Alternativas
Comentários
  • Planejamento Normativo

    - É um problema técnico, centrado na lógica da  formulação;

    - Planos, programas e projetos expressam o desejável;

    - Definição dos objetivos resulta do diagnóstico;

    - O centro do planejamento é um desenho e se expressa em aspectos específicos da realidade social.

    - O ponto de partida é um modelo analítico que explica a situação/problema, expressa num diagnóstico.

  • Nunca ouvi falar em em planejamento normativo, e a TB sempre fez parte do estratégico, questão deveria ser anulada!

    https://saude.rs.gov.br/componente-estrategico


ID
1527787
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política de Regulação do Brasil na saúde:

Alternativas

ID
1527790
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Regulação da Atenção à Saúde é aplicada para prestadores:

Alternativas

ID
1527793
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Uma das formas de produzir a atenção integral à saúde é o desenho das linhas de cuidado. Estas representam uma estratégia que permite a condução desimpedida e oportuna dos usuários pelas possibilidades de prevenção, diagnóstica e terapêutica, em resposta às suas necessidades. As linhas de cuidado devem garantir às pessoas a produção articulada de ações de atenção, em um fluxo ágil e desembaraçado em cada nível e entre estes, garantindo a referência e a contrarreferência responsáveis, até a recuperação ou ganhos de autonomia no modo de viver daqueles indivíduos.

O que se diz acima descreve uma proposta que depende primariamente de:

Alternativas

ID
1527826
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Relatório Anual de Gestão tem um fluxo que garante o controle social porque precisa de aprovação prévia:

Alternativas

ID
1552144
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Sobre a coleta seletiva, o recolhimento de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) que não devem ser misturados ao lixo comum das residências ou local de trabalho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(     ) Reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou em outro produto.
(     ) Central de triagem é o local onde o material é previamente separado e coletado em residências e comércios; será dividido de acordo com a tipologia para depois ser prensado e, posteriormente, comercializado para as indústrias recicladoras.
(     ) São considerados materiais recicláveis: espelhos, acrílicos e papéis metalizados.
(     ) A reciclagem preserva o meio ambiente, a partir do momento que minimiza a retirada de nova matéria‐prima; também gera riquezas aos catadores de materiais recicláveis.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
1554199
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta somente alguns dos motivos para o surgimento da administração pública gerencial.

Alternativas

ID
1620811
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com o artigo 18, § 1°, do RIISPOA, nos suínos a carcaça pode ou não incluir:

Alternativas
Comentários
  • Art. 18 - Os animais abatidos, formados das massas musculares e ossos, desprovidos da cabeça, mocotós, cauda, couro, órgãos e vísceras torácicas e abdominais tecnicamente preparado, constitui a "carcaça”. § 1º - Nos suínos a "carcaça" pode ou não incluir o couro, cabeça e pés. 


ID
1620814
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

No parágrafo único, do artigo 50, do RIISPOA, estabelece que será automaticamente cancelado o registro do estabelecimento que não fizer o comércio interestadual ou internacional de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 50 - Qualquer estabelecimento que interrompa seu funcionamento por espaço superior a um ano, só poderá reiniciar os trabalhos mediante inspeção prévia de todas as dependências, instalações e equipamentos. Parágrafo único - Será automaticamente cancelado o registro do estabelecimento que não fizer o comércio interestadual ou internacional pelo prazo de 1 (um) ano e do que interromper seu funcionamento pelo mesmo prazo. 

  • Novo RIISPOA.

     

    Art. 35. Qualquer estabelecimento que interrompa seu funcionamento por período superior a seis meses somente poderá reiniciar os trabalhos após inspeção prévia de suas dependências, suas instalações e seus equipamentos, observada a sazonalidade das atividades industriais.

    § 1º Será cancelado o registro ou o relacionamento do estabelecimento que não realizar comércio interestadual ou internacional pelo período de um ano.

    § 2º Será cancelado o registro do estabelecimento que interromper seu funcionamento pelo período de um ano.


ID
1620817
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Artigo 102, item 4, do RIISPOA, sobre as obrigações das firmas, sobre a realização de quaisquer trabalhos nos estabelecimentos sob inspeção federal permanente, mencionando sua natureza e hora de início e de provável conclusão, dar aviso antecipado de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 102 - Ficam os proprietários de estabelecimentos obrigados a: 1 - observar e fazer observar todas as exigências contidas no presente Regulamento. 2 - fornecer pessoal necessário e habilitado, bem como material adequado julgado indispensável aos trabalhos de inspeção, inclusive acondicionamento e autenticidade de amostras para exames de laboratório; 3 - fornecer até o décimo dia útil de cada mês, subseqüente ao vencido, os dados estatísticos de interesse na avaliação da produção, industrialização, transporte e comércio de produtos de origem animal, bem como as guias de recolhimento da taxa de inspeção sanitária, devidamente quitadas pela repartição arrecadadora. 4 - dar aviso antecipado de 12 (doze) horas, no mínimo sobre a realização de quaisquer trabalhos nos estabelecimentos sob inspeção federal permanente, mencionando sua natureza e hora de início e de provável conclusão;

  • CAPÍTULO III

    DAS OBRIGAÇÕES DOS ESTABELECIMENTOS

    Art. 73.  Os responsáveis pelos estabelecimentos ficam obrigados a:

    VI - comunicar ao SIF, com antecedência mínima de setenta e duas horas, a realização de atividades de abate e outros trabalhos, mencionando sua natureza, hora de início e de sua provável conclusão, e de paralisação ou reinício, parcial ou total, das atividades industriais, troca ou instalação de equipamentos e expedição de produtos que requeiram certificação sanitária;

    Seção I

    Da inspeção ante mortem

    Art. 85.  O recebimento de animais para abate em qualquer dependência do estabelecimento deve ser feita com prévio conhecimento do SIF

    Seção II

    Do abate dos animais

    Art. 102.  Nenhum animal pode ser abatido sem autorização do SIF.

    Fonte: DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017


ID
1620820
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Artigo 114, § 2°, as fêmeas que abortarem só podem ser abatidas, desde que não sejam portadoras de doença infectocontagiosas, caso em que são julgadas, de acordo com o que prescreve o presente regulamento, no mínimo, com quantos dias depois do aborto:

Alternativas
Comentários
  • Art. 114 - As fêmeas em gestação adiantada ou de parto recente, não portadoras de doença infecto-contagiosa, podem ser retiradas do estabelecimento, para melhor aproveitamento. § 1º - As fêmeas de parto recente só podem ser abatidas no mínimo 10 (dez) dias depois do parto, desde que não sejam portadoras de doença infecto-contagiosas, caso em que são julgadas de acordo com o que o presente Regulamento prescreve. § 2º - As fêmeas que abortarem só podem ser abatidas no mínimo 10 (dez) dias depois do aborto, desde que não sejam portadoras de doença infecto-contagiosas, caso em que são julgadas de acordo com o que o prescreve o presente Regulamento.


ID
1620823
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo artigo 118, do RIISPOA, um bovino que apresenta anasarca, extenso e generalizado deverá ser:

Alternativas
Comentários
  • Art. 118 - São condenados os bovinos atingidos de anasarca, quando apresentem edema extenso e generalizado. § 1º - Quando o anasarca não for generalizado, o animal é abatido em separado. § 2º - Bovinos nas condições do parágrafo anterior podem ser separados para tratamento.

    a·na·sar·ca 

    substantivo feminino

    [Medicina]  Inchação proveniente da acumulação de serosidade no tecido celular subcutâneo. = HIDROPISIA

    "anasarca", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/anasarca [consultado em 04-10-2015].


  • O novo RIISPOA - DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017 não menciona carcaças com ANASARCA.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA o RIISPOA 2017 não preconiza a respeito de "Anasarca".


ID
1620826
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O que acontece com uma ave que na inspeção ante mortem apresentou um quadro de hipotermia de acordo com o artigo 124, do RIISPOA:

Alternativas
Comentários
  • Nova redação sobre hipertermia e hipotermia no novo RIISPOA

     

    Art. 96. Os animais de abate que apresentem hipotermia ou hipertermia podem ser condenados, levando-se em consideração as condições climáticas, de transporte e os demais sinais clínicos apresentados, conforme dispõem normas complementares.

  • Letra E, mesmo com a nova redação a resposta se mantém mesma


ID
1620829
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com o artigo 182, § 2º, do RIISPOA, as empresas:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o novo RIISPOA, DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017, Art. 153. Os fetos procedentes do abate de fêmeas gestantes devem ser condenados.

  • Alterar o gabarito conforme novo RIISPOA

  • ALTERNATIVA C

    RIISPOA 2020 - DECRETO Nº 10.468, DE 18 DE AGOSTO DE 2020

    Seção III

    Dos aspectos gerais da inspeção post mortem 

    Art. 153. Os fetos procedentes do abate de fêmeas gestantes devem ser condenados. 


ID
1620832
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Instrução Normativa 62, de 29 de dezembro de 2011, item 6.3, na pasteurização, devem ser fielmente observados os limites quanto à temperatura e ao tempo de aquecimento de 72°C a 75ºC por 15 a 20 segundo. Na refrigeração, subsequente, a temperatura de saída do leite não deve ser superior a:

Alternativas

ID
1620835
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O RIISPOA, em seu artigo 439, § 2º, entende-se por pescado “resfriado” o pescado devidamente acondicionado em gelo e mantido em temperatura entre:

Alternativas
Comentários
  • Art. 439 - O pescado em natureza pode ser:

    1  - fresco; 

    2  - resfriado; 

    3  -congelado. 

    § 1º - Entende-se por "fresco" o pescado dado ao consumo sem ter sofrido qualquer processo de conservação, a não ser a ação do gelo. 

    § 2º - Entende-se por "resfriado" o pescado devidamente acondicionado em gelo e mantido em temperatura entre -0,5 a -2ºC (menos meio grau centígrado a menos dois graus centígrados).

  • Questão desatualizada, o RIISPOA  2017 não menciona mais qual é a temperatura de refrigeração 

     

    Art. 334. Para os fins deste Decreto, pescado resfriado é aquele embalado e mantido em temperatura de refrigeração. (RIISPOA 2017)


ID
1620838
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com o artigo 176, do RIISPOA, uma carcaça com infestações intensas pelo “Cysticercus bovis” ou quando a carne é aquosa ou descorada, deverá:

Alternativas
Comentários
  • Art. 176 - Cisticercoses ("Cysticercus bovis") - Serão condenadas as carcaças com infestações intensas pelo "Cysticercus bovis" ou quando a carne é aquosa ou descorada.

  • NOVO RIISPOA 

    Art. 185. As carcaças com infecção intensa por Cysticercus bovis (cisticercose bovina) devem ser condenadas.
    GAB: A

  • RIISPOA 2017

     

    Art. 185. As carcaças com infecção intensa por Cysticercus bovis (cisticercose bovina) devem ser condenadas. 
    § 1º Entende-se por infecção intensa quando são encontrados, pelo menos, oito cistos, viáveis ou calcificados, assim distribuídos: 

    I - dois ou mais cistos localizados, simultaneamente, em pelo menos dois locais de eleição examinados na linha de inspeção (músculos da mastigação, língua, coração, diafragma e seus pilares, esôfago e fígado), totalizando pelo menos quatro cistos; e 
    II - quatro ou mais cistos localizados no quarto dianteiro (músculos do pescoço, do peito e da paleta) ou no quarto traseiro (músculos do coxão, da alcatra e do lombo), após pesquisa no DIF, mediante incisões múltiplas e profundas. 

    § 2º Quando forem encontrados mais de um cisto, viável ou calcificado, e menos do que o fixado para infecção intensa, considerando a pesquisa em todos os locais de eleição examinados na linha de inspeção e na carcaça correspondente, esta deve ser destinada ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, após remoção e condenação das áreas atingidas. 
    § 3º Quando for encontrado um cisto viável, considerando a pesquisa em todos os locais de eleição examinados na linha de inspeção e na carcaça correspondente, esta deve ser destinada ao tratamento condicional pelo frio ou pela salga, após a remoção e a condenação da área atingida. 
    § 4º Quando for encontrado um único cisto já calcificado, considerando todos os locais de eleição examinados, rotineiramente, na linha de inspeção e na carcaça correspondente, esta pode ser destinada ao consumo humano direto sem restrições, após a remoção e a condenação da área atingida. 
    § 5º O diafragma e seus pilares, o esôfago e o fígado, bem como outras partes passíveis de infecção, devem receber o mesmo destino dado à carcaça. 
     § 6º Os procedimentos para pesquisa de cisticercos nos locais de eleição examinados rotineiramente devem atender ao disposto nas normas complementares. 

     

    Obs.: não encontrei nada sobre  "carne aquosa ou descorada", no RIISPOA 2017, portanto esse item não é mais preconizado no decreto atual. 

  • Letra A, mesmo com a nova redação

  • RIISPOA ATUALIZADO:

    Art. 185. As carcaças com infecção intensa por Cysticercus bovis (cisticercose bovina) devem ser condenadas.

    § 1º Entende-se por infecção intensa quando são encontrados, pelo menos, oito cistos, viáveis ou calcificados, assim distribuídos:

    I - quatro ou mais cistos em locais de eleição examinados na linha de inspeção (músculos da mastigação, língua, coração, diafragma e seus pilares, esôfago e fígado); e (Decreto 10.468, 2020).

    II - quatro ou mais cistos localizados no quarto dianteiro (músculos do pescoço, do peito e da paleta) ou no quarto traseiro (músculos do coxão, da alcatra e do lombo), após pesquisa no DIF, mediante incisões múltiplas e profundas.

    § 2º Nas infecções leves ou moderadas, caracterizadas pela detecção de cistos viáveis ou calcificados em quantidades que não caracterizem a infecção intensa, considerada a pesquisa em todos os locais de eleição examinados na linha de inspeção e na carcaça correspondente, esta deve ser destinada ao tratamento condicional pelo frio ou pelo calor, após remoção e condenação das áreas atingidas. (Decreto 10.468, 2020).

    § 5º O diafragma e seus pilares, o esôfago e o fígado, bem como outras partes passíveis de infecção, devem receber o mesmo destino dado à carcaça.

    § 6º Os procedimentos para pesquisa de cisticercos nos locais de eleição examinados rotineiramente devem atender ao disposto nas normas complementares.


ID
1658773
Banca
IDECAN
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

“Determinantes sociais são fatores que impactam diretamente na incidência de diversas doenças. Doenças crônicas e infecciosas são ligadas a esse fator de forma veemente."
Sobre os fatores sociais que são considerados determinantes de doenças, analise.
I. Renda.
II. Educação.
III. Desenvolvimento infantil.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas
Comentários
  • A questão fala do lucro líquido apurado, e não do lucro realizado.

  • Lucas, o comentário do Júlio Cesar está correto.

    A conta Lucro a Realizar será utilizada para guardar o excedente do LLE - Lucro Líquido do Exercício.

    Atenção!

  • A parcela que ultrapassar PODERÁ ser lançada na conta reserva de lucros a realizar. Muito cuidado com isso.


ID
1658776
Banca
IDECAN
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

“Determinantes sociais são fatores que impactam diretamente na incidência de diversas doenças. Doenças crônicas e infecciosas são ligadas a esse fator de forma veemente."

É considerada doença associada com maior relevância à determinação social implicada à falta de saneamento básico:


Alternativas
Comentários
  • MOLEZA

  • Jamais se esqueça que a Ascaridíase é:

    • DTA = doença transmitida por água e alimentos contaminados com Ascaris lumbricoides
    • DTN = doença tropical negligenciada


ID
1701865
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

No tocante aos instrumentos de democratização da gestão e do controle da saúde, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra D. lei 8142, art. 1°, § 1°.


ID
1701985
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

No tocante aos instrumentos de democratização da gestão e do controle da saúde, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

            Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

            I - a Conferência de Saúde; e

            II - o Conselho de Saúde.

            § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.


ID
1708588
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Intervenções em saúde geram custos e benefícios que podem ser mensurados em análises econômicas. São tipos de custos diretos advindos da adoção de determinada tecnologia em saúde, EXCETO:

Alternativas

ID
1708594
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Economia da Saúde é a disciplina que integra as teorias econômicas, sociais, clínicas e epidemiológicas a fim de estudar os mecanismos e os fatores que determinam e condicionam a produção, a distribuição, o consumo e o financiamento dos bens e dos serviços de saúde (Glossário Temático Economia da Saúde, MS, 2005)

Com relação a esse tema, é correto afirmar que: 


Alternativas

ID
1708597
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Considerando o contexto da presença dos agentes econômicos (famílias, empresas e governo, organizados sob a forma de produtores e consumidores), entende-se por demanda a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir a um determinado preço. Já a elasticidade pode ser entendida como uma medida de sensibilidade bastante utilizada pelos economistas. Portanto, pode-se afirmar que a elasticidade pode ser aplicada:

I para verificar o grau de sensibilidade dos consumidores em relação à demanda de um determinado produto em resposta às variações da renda. Nesse caso, tem-se o conceito de elasticidade-renda da demanda.

II para verificar como a variação no preço de um bem provoca alterações na quantidade e qualidade demandadas de outro bem. Nesse caso, tem-se o conceito de elasticidade-preço cruzada da demanda.

III para verificar o grau de sensibilidade dos consumidores às alterações de preço. Nesse caso, tem-se o que os economistas conceituam de elasticidade-preço da demanda.

Assinale a alternativa que aponta somente a(s) afirmativa(s) pertinente(s).

Alternativas

ID
1708600
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Estudos dos custos e consequências relacionados à incorporação de tecnologias em saúde são um dos principais métodos de análise utilizados na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). Existe uma gama de possibilidades para analisar economicamente o uso de determinada tecnologia.

É correto afirmar que a Análise de Minimização de Custo:

Alternativas

ID
1708606
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Para Bittar , é um dos indicadores de economia da saúde:

Alternativas

ID
1708609
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

São indicadores hospitalares de qualidade:

Alternativas

ID
1708612
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Marcador Balanceado (Balanced Scorecard ) e o Benchmarking são metodologias para:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Balanced Scorecard (BSC) , em português seria traduzido como "Indicadores Balanceados de Desempenho", é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida em 1992 pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton. https://www.google.com/search?q=balanced+scorecard&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b-ab

    Benchmarking é uma comparação do desempenho de uma empresa com a performance de outras no mesmo setor ou com empresas classificadas como competidores de classe mundial. Robert Camp define benchmarking como a procura por melhores práticas que levam a um desempenho superior, conforme titulo de seu livro, (The search for industry best practices that lead to superior performance).

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/benchmarking-comparando-a-medida-de-desempenho-de-operacoes/27134/

     


ID
1708615
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

São atributos necessários na elaboração de indicadores:

Alternativas

ID
1708624
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

São práticas de controle/disciplinamento das práticas da rede hospitalar contratada, EXCETO: 

Alternativas

ID
1708627
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Como estratégia de controle do consumo excessivo do “sistema" por parte dos usuários as operadoras utilizam os seguintes mecanismos, EXCETO:

Alternativas

ID
1708630
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

É um dos indicadores de produtividade em serviços de saúde:

Alternativas

ID
1708633
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

São indicadores de estrutura:

Alternativas

ID
1708639
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo Campos (1998) , a organização do trabalho, constituída por “unidades de produção" compostas por equipe multidisciplinar para cada área de atuação, pode ser expressa pelo termo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Fica fácil Campos Colegiada rs


ID
1726336
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

No âmbito de suas atribuições, o Ministério Público e os Conselhos de Saúde são exemplos de instituições públicas que:

Alternativas

ID
1726339
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Dentre as questões sobre direito sanitário em saúde pública, é correto afirmar que a detenção administrativa é uma medida que:

Alternativas

ID
1746463
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A frequência de óbitos por uma determinada doença, entre os indivíduos que apresentam esta doença, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Letalidade - o maior ou menor poder que tem uma doença em provocar a morte DAS PESSOAS QUE ADOECEM POR ESTA DOENÇA (entre os indivíduos que apresentam esta doença). Permite avaliar a gravidade de uma doença, considerando as variáveis idade, sexo e condições socioeconômicas da região onde ocorre.

  • Muito obrigada! Sucinto e objetivo. Ajudou bastante.

  • Cirúrgico no comentário!

  • muito obrigado , ajudou muiito !!!


ID
1855798
Banca
IBEG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo o boletim epidemiológico ano 5 nº 6, de 28 de dezembro de 2005, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, no Brasil, no período de 1999 a 2004, foram identificados 3.737 surtos de doenças transmitidas por alimentos, incluindo a ingestão de água. Sobre o tema marque a opção correta.

Alternativas

ID
1856485
Banca
IBEG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O exercício das funções de regulação dos serviços públicos de saneamento deve atender a alguns princípios. Dentre as alternativas abaixo dispostas, qual delas NÃO representa um destes princípios?

Alternativas

ID
1859368
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A destinação de resíduos industriais requer maior cuidado devido ao seu potencial poluidor. Para garantir o transporte e destinação correta destes resíduos, é necessário obter uma autorização através de cadastro específico, denominado

Alternativas
Comentários
  • CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) é um documento emitido pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final.

     

     

    Referência: http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/bid/334573/o-que-cadri-e-qual-a-sua-utilidade


ID
1876684
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Betânia - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Quais são os públicos que o Calendário Nacional de Vacinação abrange e estão disponíveis no Sistema Único de Saúde, para as imunizações de rotina?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D


ID
1884316
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Acerca do disposto na Lei nº 8.142/1990, analise as afirmativas a seguir.

I. A Conferencia de Saúde atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

II. A elaboração do Plano de Saúde é um dos critérios estabelecidos para que os Municípios, os Estados e o Distrito Federal recebam os recursos relacionados à cobertura das ações e serviços de saúde.

III. O Conselho Nacional de Saúde deve se reunir a cada quatro anos para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Os itens I e III estão trocados, ou seja, o I refer-se ao Conslho de Saúde e o III à Conferência de Saúde.


ID
1893895
Banca
SEGPLAN-GO
Órgão
SEAP-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

São inúmeras as funções da Vigilância Epidemiológica, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    São funções da vigilância epidemiológica:

    • coleta de dados;

    • processamento de dados coletados;

    • análise e interpretação dos dados processados;

    • recomendação das medidas de controle apropriadas;

    • promoção das ações de controle indicadas;

    • avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas;

    • divulgação de informações pertinentes.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/funasa/guia_vig_epi_vol_l.pdf

  • Letra E.

    Complementando a respota da colega: intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde é relacionada a Lei nº. 8080/90 que definiu os objetivos, as atribuições e as competências do SUS. O entendimento de que a Vigilância Sanitária seja um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde.

     

    Já a  Vigilância Epidemiológica é definida, pela mesma lei, como “um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”.


ID
1894663
Banca
SEGPLAN-GO
Órgão
SEAP-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regulação em saúde é definida como:

Alternativas

ID
1926700
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O controle sanitário dos alimentos e bebidas é compartilhado pelos setores da saúde e da agricultura. Competem ao setor da saúde o controle sanitário e o registro dos produtos alimentícios industrializados, com exceção dos produtos de origem animal. As regras jurídicas básicas de alimentos no setor saúde estão contidas no Decreto-Lei nº 986/1969, da época do governo militar no Brasil. Com relação a esse Decreto-Lei, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Decreto lei 986 de 1969

    a - Art 2º/ V - Alimento dietético: todo alimento elaborado para regimes alimentares especiais destinado a ser ingerido por pessoas sãs;

    b - Art 34. Da análise fiscal será lavrado laudo, do qual serão remetidas cópias para a autoridade fiscalizadora competente, para o detentor ou responsável e para o produtor do alimento.

            § 1º Se a análise fiscal concluir pela condenação do alimento a autoridade fiscalizadora competente notificará o interessado para, no prazo máximo de 10 (dez) dias, apresentar defesa escrita.

            § 2º Caso discorde do resultado do laudo de análise fiscal, o interessado poderá requerer, no mesmo prazo do parágrafo anterior, perícia de contraprova, apresentando a amostra em seu poder e indicando o seu perito.

            § 3º Decorrido o prazo mencionado no § 1º dêste artigo, sem que o infrator apresente a sua defesa, o laudo da análise fiscal será considerado como definitivo.

    Art 35. A perícia de contraprova será efetuada sôbre a amostra em poder do detentor ou responsável, no laboratório oficial de contrôle que tenha realizado a análise fiscal, presente o perito do laboratório que expediu o laudo condenatório.

            Parágrafo único. A perícia de contraprova não será efetuada no caso da amostra apresentar indícios de alteração ou violação.

            Art 36. Aplicar-se-á à perícia de contraprova o mesmo método de análise empregado na análise fiscal condenatória, salvo se houver concordância dos peritos quanto ao emprêgo de outro.

            Art 37. Em caso de divergência entre os peritos quanto ao resultado da análise fiscal condenatória ou discordância entre os resultados desta última com a da perícia de contraprova, caberá recurso da parte interessada ou do perito responsável pela análise condenatória à autoridade competente, devendo esta determinar a realização de nôvo exame pericial sôbre a amostra em poder do laboratório oficial de contrôle.

            § 1º O recurso de que trata êste artigo deverá ser interposto no prazo de 10 (dez) dias, contados da data da conclusão da perícia de contraprova.

            § 2º A autoridade que receber o recurso deverá decidir sôbre o mesmo, no prazo de 10 (dez) dias, contados da data do seu recebimento.

            § 3º Esgotado o prazo referido no § 2º, sem decisão do recurso, prevalecerá o resultado da perícia de contraprova.

    c -CORETA

    d - 6º Ficam dispensados da obrigatoriedade de registro no órgão competente do Ministério da Saúde:

            I - As matérias primas alimentares e os alimentos in natura ;

            II - Os aditivos intencionais e os coadjuvantes da tecnologia de fabricação de alimentos dispensados por Resolução da Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos;

            Ill - Os produtos alimentícios, quando destinados ao emprêgo na preparação de alimentos industrializados, em estabelecimentos devidamente licenciados, desde que incluídos em Re solução da Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos.

  • e -     Parágrafo único. Só será permitido, nos estabelecimentos de venda ou consumo de alimentos, o comércio de saneantes, desinfetantes e produtos similares, quando o estabelecimento interessado possuir local apropriado e separado, devidamente aprovado pela autoridade fiscalizadora competente.

  • Gab C

    complementando comentário abaixo do colega:

    letra e = art 47 parágrafo único

    __________

    Achei mais 2 questões em outro site sobre esse decreto lei, segue abaixo:

    fonte: https://www.estudegratis.com.br/questoes-de-concurso/materia/legislacao-decretos/assunto/decreto-lei-n-986-1969-institui-normas-basicas-sobre-alimentos

    _____________

    Legislação decretos - Decreto-Lei nº 986/1969 - Institui normas básicas sobre alimentos. - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006 - Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE - Nutricionista

    O Decreto-Lei nº 986, de 21/10/1969, em seu Capítulo

    I, Artigo 2º, considera I. Alimento: toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer outra forma adequada, destinada a fornecer ao organismo humano os elementos normais à sua formação, manutenção e desenvolvimento.

    II. Matéria-prima alimentar: toda substância de origem vegetal ou animal em estado bruto, que, para ser utilizada como alimento, precisa sofrer tratamento e/ou transformação de natureza física, química ou biológica.

    III. Alimento in natura: todo alimento de origem vegetal ou animal, para cujo consumo imediato se exija, apenas, a remoção da parte não comestível e os tratamentos indicados para a sua perfeita higienização e conservação.

     IV. Alimento enriquecido: todo alimento que tenha sido adicionado de substância nutriente com a finalidade de reforçar o seu valor nutritivo.

     V. Alimento dietético: todo alimento elaborado para regimes alimentares especiais destinado a ser ingerido por pessoas sãs.

    É (são) falso(s)

    A.apenas o V.

    B.apenas o V e o IV.

    C.apenas o IV e o III.

    D.apenas o II e o III.

    E.Nenhum.

    ___________________

    Legislação decretos - Decreto-Lei nº 986/1969 - Institui normas básicas sobre alimentos. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004 - ANVISA - Especialista em Regulação Sanitária

    Julgue o item a seguir, relativo às regras básicas de alimentos fixados no Decreto-lei n.º 986/1969 e à participação do setor saúde no controle das águas de consumo humano.

    O controle sanitário de alimentos e bebidas é partilhado pelos setores da saúde e da agricultura, e o das águas minerais, com o setor de minas e energia. Compete ao setor de saúde o controle sanitário e o registro dos produtos alimentícios industrializados, inclusive os de origem animal, a participação no controle das águas de consumo humano e o controle do sal quanto ao teor de iodo.

    C.Certo

    E.Errado

    resposta com base no enunciado de Q642231= O controle sanitário dos alimentos e bebidas é compartilhado pelos setores da saúde e da agricultura. Competem ao setor da saúde o controle sanitário e o registro dos produtos alimentícios industrializados, com exceção dos produtos de origem animal.


ID
1926808
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

É correto afirmar que, nas áreas de atuação da vigilância sanitária, estão inseridas ações relacionadas ao controle de riscos sanitários

Alternativas
Comentários
  • Acertei simplesmente por fugir da palavra "exclusivamente", onde só tinha restado a alternativa A


ID
1941091
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
HRTN - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Sobre a Regulação Médica das Urgências, descrita na Lei 2.048/2002, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me esclarecer porque a alternativa A é a incorreta, sendo que na Portaria 2048/2002 no Artigo 1º alínea 2 diz:

    § 2º Este Regulamento é de caráter nacional devendo ser utilizado pelas Secretarias de Saúde dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na implantação dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, na avaliação, habilitação e cadastramento de serviços em todas as modalidades assistenciais, sendo extensivo ao setor privado que atue na área de urgência e emergência, com ou sem vínculo com a prestação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde.


ID
2037139
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A União, no estabelecimento de sua política de saneamento básico, observará as seguintes diretrizes, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro está no exclusive, que significa "sem inclusão"
  • Esse "exclusive" forçou a barra!kkkk

  • BANCA: MOURA  MELO. KKKKKKKK MELHOREM 

    a)Prioridade para as ações que promovam a equidade social e territorial no acesso ao saneamento básico. CERTO ART.48 I

     b)Adoção da bacia hidrográfica como unidade de referência para o planejamento de suas ações. CERTO ART. 48 X

     c)Estímulo ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de equipamentos e métodos economizadores de água. CERTO ART. 48 XII

     d)Garantia de meios adequados para o atendimento da população rural dispersa, exclusive mediante a utilização de soluções compatíveis com suas características econômicas e sociais peculiares. ERRADO ART. 48 VII - INCLUSIVE