SóProvas


ID
2683690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que concerne a diabetes melito, julgue o item seguinte.


Recomenda-se a pessoas portadoras de diabetes melito do tipo II e usuárias de antidiabéticos orais a monitorização da glicemia capilar três ou mais vezes ao dia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 36 Diabetes Mellitus.Brasília – DF.2013

     

     

     

    Monitorização da glicemia

     

    É recomendada a monitorização da glicemia capilar 3 (três) ou mais vezes ao dia a todas as pessoas com DM tipo 1 ou tipo 2 em uso de insulina em doses múltiplas (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2013) [Grau de Recomendação B].

     

    Em pessoas com bom controle pré-prandial, porém com HbA1c elevada, a monitorização da glicemia capilar 2 (duas) horas após as refeições pode ser útil.

     

    Em pessoas com DM tipo 2 em uso de antidiabéticos orais a monitorização da glicemia capilar não é recomendada rotineiramente.

  • Somente indicado com uso de insulina, na questão deixa claro que faz uso apenas de medicamento oral, não tendo indicação.

  • ERRADO

    Segundo CAB nº 36

    Monitorização da Glicemia

    É recomendada a monitorização da glicemia capilar três ou mais vezes ao dia a todas as pessoas com DM tipo 1 ou tipo 2 em uso de insulina em doses múltiplas (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2013) [Grau de Recomendação B]. Em pessoas com bom controle pré-prandial, porém com HbA1c elevada, a monitorização da glicemia capilar duas horas após as refeições pode ser útil. Em pessoas com DM tipo 2 em uso de antidiabéticos orais a monitorização da glicemia capilar não é recomendada rotineiramente (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2013). 

    A HbA1c deve ser medida no início do tratamento e a cada três meses, podendo ser realizada duas vezes ao ano para aqueles com bom controle metabólico. Hemólise, sangramentos, anemia e hemoglobinas variantes podem interferir na sua aferição, devendo ser considerados quando a glicemia capilar e a HbA1c não forem compatíveis (DIABETES RESEARCH AND CLINICAL PRACTICE, 2011; AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2012). 

    A pesquisa de corpos cetônicos na urina (cetonúria), precisa ser aferida em pessoas com DM tipo 1 se a glicemia for maior do que 300 mg/dl, se houver estresse agudo ou sintomas de hiperglicemia/cetose (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2012). Não há indicação de seu uso no DM tipo 2.

  • Acho que não foi isso não, o povo que errou, errou por errar mesmo.

  • Foi exatamente isso Tiago.... eu analisei dessa forma também