SóProvas


ID
2683807
Banca
FGV
Órgão
TJ-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“O paisagista pinta tranquilo porque a paisagem defronte não se pode aproximar do quadro para ver se está parecida” (Ramón Gómez de La Serna).


O conceito de boa pintura que essa frase revela está presente em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - LETRA A

  • Me poupe fgv

  • acertei, mas não entendi nada!!

  • Misericórdia... 

  • Quando a FGV vai contratar gente melhor pra fazer prova de português?

  • Já tive oportunidade de ver pessoalmente alguns desses quadros e "não se pode aproximar do quadro para ver se está parecida", o quadro da Monalisa é tão pequeno e tem tanta gente na frente, que não dá pra ver direito.

    Mas, que tipo de questão é essa?

  • Errei também. A única linha de raciocínio que pra mim pode fazer algum sentido é que a Monalisa é a única das obras em que se prima pela reprodução ideal e mais objetiva da realidade. Analisando novamente a frase, temos:

     

    “O paisagista pinta tranquilo porque a paisagem defronte não se pode aproximar do quadro para ver se está parecida"

     

    Enfim... Deus nos proteja dessa banca!

  • Gabaritar português? Não com a FGV

  • Esse é o tipo de questão que você precisa dar aqueeeeela viajada pra conseguir responder. Fiquei alguns minutos observando os quadros procurando lógica... até que pensei: a paisagem atrás da Monalisa tá super distante, nem daria pra ver se o pintor foi fiel à realidade. hahahaha enfim... Deus nos defenderay

  • Laís Becker, o pintor é que não consegue ver se está parecida e não quem vê o quadro! " O paisagista pinta tranquilo porque a paisagem defronte não se pode aproximar do quadro" Está no presente, no momento em que ele pinta ("Não se pode"! Caso contrário, ficaria "não se poderá"!

  • Verdaaade, Madruga Concurseiro! Agora entendi a lógica! Obrigada!

  • Eu errei porque meu raciocínio foi "uma paisagem da natureza jamais vai poder criticar e opinar se ficou parecida ou não", e então escolhi o quadro do Van Goh por ser o que mais possuía "natureza" e "paisagem", já a mulher retratada em "Monalisa" poderia, depois que visse o quadro, julgar-se diferente.

    Todavia o que a banca queria era que encontrássemos o único quadro que poderia trazer a sensação de tranquilade ao pintor pelo fato de que seja lá o que estiver REPRODUZINDO, não está julgando seu trabalho no momento em que está sendo feito. Os outros quadros, todos, representam arte abstrata, nesse caso não precisaria haver uma preocupação do pintor em ser fiel às formas reais. Mas, no caso de "retratos" de pessoas, o artista precisa pintar "parecido" com a pessoa.

    De qualquer forma, se eu tivesse feito a prova, interporia recurso, pelo fato de que o candidato poderia ser levado a erro, já que a paisagem retratada pelo Van Goh, ainda que na forma abstrata, foi inspirada em uma paisagem real, não recordo de onde.

  • Gabarito: A

     

    Questão astuta, exige uma sagacidade do candidato que obviamente muitas vezes não temos. Errei, assinalei B, mas gosto de acompanhar os comentários para ver se alguém pegou o feeling da questão, pois preciso e quero entender a lógica da banca a apontar determinado gabarito que inicialmente é incompreensível pra mim.

     

    Acredito que a  Nathaly Santos captou a essência. O enunciado fala em "Conceito de boa pintura", então objetivamente falando digo se determinada pintura é boa quando, ao tentar reproduzir o retrato de alguém, o pintor o faz fidedignamente, com seus traços e características.

     

    As demais assertivas revelam quadros abstratos (aquele jogo de encontrar o que uma alternativa tem de diferente das demais) assim como enfatizou a Nathaly: "Os outros quadros, todos, representam arte abstrata, nesse caso não precisaria haver uma preocupação do pintor em ser fiel às formas reais. Mas, no caso de "retratos" de pessoas, o artista precisa pintar 'parecido' com a pessoa".

     

    Pensar como a banca esse é o jogo.

  • O trecho reproduzido deixa implícito que o pintor não precisa se preocupar com a paisagem e que por isso pode pintar tranquilo. O fato de ele não precisar se preocupar com a paisagem não significa que esta não esteja reproduzida em tela, mas sim que o foco da obra não é essa. A única alternativa que mostra um retrato é o quadro da Monalisa, a qual está em primeiríssimo plano. O destaque da tela é ela, e só ela. A paisagem ao fundo é tão somente um detalhe complementar e, por isso mesmo, não necessita ser fiel à realidade, o que proporciona ao pintor maior tranquilidade no que toca à produção de semelhança face à paisagem real.

  • na verdade o examinador queria que soubessemos quando na verdade entao aí sim seria possível a realidade defronte a paisagem outrora invisivel e semelhante existente!!!

    questão mole!!! kkkkkkkkkkkk

  • Laís Becker disse tudo: uma viajada boa, sendo que, além disso, direcionar para a matéria correta: raciocínio lógico, logo, recurso , pois não constava do edital ,rs

  • Kkkkkkkkkkkkk que questão é essa gente 

  • Pessoal, conversando aqui hoje com minha chefe que, inclusive, estuda letras, ela me trouxe um pensamento interessante e quis compartilhar. No dizer dela, seria como pensássemos no caso do Titanic, quando o Jack pinta sua amada desnuda. Ele diz que ela fique imóvel , por quê? Para que saia uma boa pintura e o conceito de boa pintura, dentre as assertivas, a única que poderia se aproximar pra ver se tá indo tudo bem seria um ser humano, mas se viesse, não mais sairia uma boa pintura. Interpretação de  texto muito bem elaborada pela FGV, caso seja por esse lado a leitura. As demais são artes abstratas. 

  • Quero conhcer o avaliador pessoalmente, deve ser muito louco!!!

  • Fiquei no "conceito de boa pintura", só pode ser a Monalisa!!! As outras são meio "doidas demais", não são tão "boas" assim. hahahahaha ;D

    Que loucura galera! Vamo que vamo. Força.

  • Já imaginou ser desclassificado por um tipo de questão assim? É de surtar mesmo.

  • essa questão se relaciona com qual matéria?

  • A única pintura realista é a da Monalisa, todas as outras fazem representações simbólicas através da distorção da realidade. É essa a base e até dava pra responder, tudo bem. De toda forma, não creio que a frase do enunciado implique juízo a respeito do que é boa arte e do que não é.

  • Mermãoo...Mermãoooo...Deixa eu quieto que é melhor!

  • Fui na única "imagem" que tem uma paisagem... kkkkkkk

  • Jesus Amado.... vai na fé kkkk

  • Ao meu ver o examinador estava,então, referindo-se à paisagem atrás do retrato da Monalisa, que pela perspectiva estava distante. Única explicação, para mim.

    Não sou nenhuma entendedora de arte, tão pouco sou capaz de dizer o que é ou não uma boa pintura. Mas, no meu humilde conhecimento, nunca ouvi falar que uma pintura de um retrato possa ser chamada de paisagem. Além do que, poderíamos de fato eliminar Guernica e o Grito, pois são pinturas específicas e que não retratam exatamente uma paisagem.

    Agora, a questão não fala de técnicas de pintura... O autor da frase diz que o paisagista pinta tranquilo pq a PAISAGEM não pode ser aproximada... Se analisarmos a pintura de Van Gogh, noite estrelada, poderíamos perfeitamente entender ser esse, pois o céu é distante e não há como aproximar para precisar se está bem pintada ou não. Ainda, o quadro de Salvador Dali é exatamente uma paisagem que retrata um cenário, um contexto... o que poderia deixar em dúvida pois o autor se refere a uma paisagem.

    Enfim, estou só desabafando, não interpretem como mimimi. FGV não tem lógica e não mede o conhecimento dos candidatos. É uma pena pois é uma grande banca.

  • Ta de brincadeira. A monalisa não poderia pedir pro da vinci pra dar uma olhadinha, deixa o narizinho dela mais reto, ou pelo menos ver se a mão dela não tava deformada? 

  • Típica questão do ENEM.
    O conceito de paisagem lá da Geografia consiste "aquilo que o olhar alcança" e não, necessariamente, uma paisagem do tipo jardim de flores ou congênere.

    Eu analisei, humildemente, que o enunciado estava solicitando a figura/quadro que demonstrasse simetria, técnica, detalhe e realidade. Os autores Munch, Gogh, Picasso e Dalí distorcem a "paisagem" para transmitir o modo como veem "a coisa". Da vinci se diferencia na medida pinta a paisagem tal como ela é - busca a perfeição - não a distorce.

    Minha análise pode não fazer sentido, mas acertei a questão com esse raciocínio.

  • Vou compartilhar meu pensamento para verem se tem lógica. Eu não me dou nem um pouco com as provas de Português da FGV, e sinceramente são pouquíssimas as questões que consigo acertar de primeira. Esta é uma dessas exceções.

     

    Primeiro, a relação da questão com o assunto "Interpretação de Texto", é estreita, já que texto é tudo aquilo que transmite uma mensagem. Assim, até uma placa de trânsito pode ser um texto, passível de interpretação, assim como as pinturas desta questão.

     

    De outro modo, a questão traz a seguinte afirmação de Ramón Gómez de la Serna: “O paisagista pinta tranquilo porque a paisagem defronte não se pode aproximar do quadro para ver se está parecida

     

    Ora, convenhamos, dentre as imagens apresentadas na questão, a única em que se poderia exigir que o desenho estivesse parecido com a realidade, é a pintura da Monalisa, já que é a única imagem que se propõe a retratar a realidade. Observando as outras, percebe-se claramente que não se poderia nunca verificar se elas se parecem com a realidade, já que seus autores, propositalmente, desvirtuam a realidade para dar representatividade às suas imagens, com o intuito de transmitir a mensagem daquilo que eles querem que a gravura represente.

     

    Ou seja, excluindo-se o retrato da Monalisa, nenhuma das demais buscar representar a realidade, de forma que, mesmo se alguém pudesse se aproximar para ver se está parecida, não lograria êxito em exigir que tal realidade permanecesse igual às pinturas, já que os autores, independente de qualquer coisa, deturpariam intencionalmente a realidade para dar representatividade às suas pinturas.

     

    Sendo assim, a única em que se exige que a gravura esteja parecida com a realidade, é a da Monalisa.

     

    Letra A, portanto.

  • A única que temos certeza que tem uma paisagem defronte é a monalisa, pois sabemos que Da vinci estava pintando uma retrato de uma paisagem real, e reproduzindo a realidade, as demais são todas fruto do pensamento e da inspiração. De fato, enquanto está a ser pintada monalisa não poderia se aproximar do quadro caso contrário comprometeria a reprodução fiel da paisagem, e mesmo que após o termino do retrato ela se aproxime para vê-lo ela não pode julgar se a paisagem estava igual porque não teria como ela saber como ela realmente estava no momento em que estava sendo pintada por Da vinci, o único que tem a visão da paisagem é ele.

  • Não faz sentido!

    Essas questões deveriam ser anuladas, pois exigem do candidato um conhecimento prévio das obras.

  •  

    O conceito de boa pintura   ESTÁ NA QUALIDADE DOS ARTISTAS QUE SÃO BASTANTE CONCEITUADOS  !!

    POREM, NA FRASE

     

    A LETRA  D  É A UNICA RESPOSTA !! 

    OBSERVEM QUE O MESTRE PICASSO FAZ UM BOCADO DE GARRANCHO.SOSSEGADO. NÃO TÁ NEM AÍ !

     

    IMAGENS QUE NÃO ESTÃO PRESENTES  NAS PAISAGENS NATURAIS

     

    AS OUTRAS IMAGENS REPRESENTAM UMA REALIDADE E O PINTOR PODE SE "APROXIMAR" PRA VER SE ESTÁ PARECIDO (embora faça garrancho também).

     

     

     

     

     

    PRA FRENTE E PRO ALTO !!

  • Galera, entendi da seguinte maneira (talvez o pensamento não tenha sido o que a banca queria mas me fez acertar a questão):

    A afirmação “O paisagista pinta tranquilo porque a paisagem defronte não se pode aproximar do quadro para ver se está parecida” (Ramón Gómez de La Serna), coloca a paisagem como uma possível observadora da própria tela, como se fosse uma pessoa observando uma obra de arte e fazendo um julgamento sobre a fidedignidade da paisagem.

    Se repararem bem, a única obra que possui uma "verdaeira" paisagem é a da Monalisa. As outras são de paisagens abstratas.

    Espero poder ter ajudado.

    Bons estudos.

  • A questão é meramente interpretativa. Você precisava entender bem a citação. 

     

    Traduzindo a frase: O cara que pinta paisagens não precisa ser perfeccionista como o cara que pinta retratos de pessoas, pois as paisagens nunca vão chegar nele pra dizer "ei cara, que doideira foi essa ai que tu fez?" Nas fotos a gente percebe nitidamente que os pintores paisagistas deram suas próprias percepções de paisagem, pintando a paisagem com deturpações que são fruto de questões pessoais suas. Porém, na imagem de Monalisa existe a perfeição que faz com que a imagem possa facilmente ser confundida com uma foto. Isso porque o cara que pinta retratos tem que ser o mais fiel possível à realidade, já que as pessoas podem ficar putas da vida com ele. 

  • Quem quiser defender essa questão, td bem. Mas é inadmissível uma questão tão subjetiva quanto essa. Temos que ter em mente que não é pq acertamos a questão que temos que dar argumentos defendendo o que ela quer trazer. Acertei, mas continuo achando inadmissível uma questão dessas...

  • Errei e tô revoltada, primeiro que a frase não fala de "boa pintura", segundo que há rumores de que a Monalisa é um autoretrato do Da Vinci e de acordo com a frase "a musa"  pode verificar o resultado da obra", entre os demais o único que é uma paisagem "real" é o  quadro Guernica de Picasso, logo, é o que corresponde ao  que afirma a frase.

    Que saco.

  • paisagista não pinta paisagem?

  • Essa nem a Monalisa acertaria.. kkkkk

  • Adoro ler os comentários!

    e.e

    Mesmo errando, dou muita risada, sempre!
     

  • Até pensei em marcar Monalisa, mas o enunciado fala em "paisagista" e "paisagem", termos que não podem ser confundidos com retrato. 

  • Letra A porque porque a paisagem defronte não se pode aproximar do quadro para ver se está parecida se o fizer o pintor perderá a tranquilidade. Foi dificil, mas acertei.

  • O beija flor consegue bater as asas 70 vezes por segundo. Qual o peso do planeta terra?

     

  • Errei, mas acho que entendi o raciocínio da questão.

    “O paisagista pinta tranquilo porque a paisagem defronte não se pode aproximar do quadro para ver se está parecida” (Ramón Gómez de La Serna).

    Eu acho que ele quer dizer que ninguém vai ficar comparando se a pintura vai ficar perfeita, parecida com a paisagem, por isso o paisagista pinta tranquilo... despreocupado com a perfeição.

    Assim, no conceito dele, uma boa pintura, seria a que não revele uma paisagem.

    Nesse caso, a Monalisa.

  • hhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahah

  • ahahahahaah só acertei porque já fui no Museu do Louvre e lembrei que a Monalisa fica em um espaço que não tem como chegar perto e nem tocá-la para ver tão de perto hahahahaha ai que idiota, mas deu certo

  • Hahaha adorei os comentários!! Essa nem Da Vinci conseguiria responder!

     

    A interpretação que mais fez sentido pra mim foi a do Thiago Luca, mas de todo modo, ter uma questão dessa em uma prova de Português é inadmissível. Caberia todos os recursos do mundo, só que a gente sabe que não adiantaria de nada. Paciência e segue o barco!

  • Eu esta convencido de Assinalar a alternativa A, mas assinalei a B e deu ruim hahaha

    .

    Eu entendi que como um paisagista pinta a natureza, paisagens imensas (montanhas, céu, nuvens) não teria como o observador aproximar a tela do objeto e comparar a semelhança.

    .

    Não assinalei a da Monalisa por o observador poderia (teoricamente) colocar a musa e a tela lado a lado e comparar a semelhança.

    .

    Na alternativa B Van Gogh pintou o céu estrelado, o qual não poderia aproximar a tela do céu e das estrelas para comparar.

    .

    Mas da FGV nunca sabemos o que esperar.

  • A interpretação que tive desta questão é justamente que deveriamos buscar a subjetividade e alteração do mundo em que o artista percebeu esta imagem, e não uma literalidade. Achei que a do Van Gogh era correta pois ele de fato se baseava em paisagens para pintar e, tirando a Monalisa, todas as outas obras sairam da cabeça de seus criadores, em mundos "abstratos", dentro de suas imaginações.

    A frase se refere justamente a viagem que é você pintar uma obra e ela sair diferente do mundo real. Ao colocar que a Monalisa seria o correto, a FGV parece não ter percebido justamente o sentido da frase, já que a Monalisa é exatamente como Da Vinci via aquela pessoa. Algo real, que provavelmente pode de fato ver a imagem do outro lado enquanto era pintada e até dar pitacos, já que foi uma obra "paga".

  • A única imagem que está defronte ao pintor é a monalisa. E ela realmente não pode ir olhar o que está sendo pintado, deve ficar imóvel para ser pintada e deixar o pintor calmo.

    Todas as outras pinturas vêm da criatividade e pensamento do artista, não foram um retrato do que está a sua frente.

    Então teria que ir iliminando, "essa não uma paisagem/ não traz tranquilidade", sobraria apenas a monalisa.

    Pelo menos essa é a interpretação da banca, o que acho um pouco forçado.

     

    Para mim, só ao ler a frase (sem conhecimento nenhum de arte, q nem poderia ser cobrado), interpretei essa frase do paisagista como aquele que pinta a natureza, algo realmente imóvel, que não se aproximaria do quadro para ver como está ficando, mesmo que o retrato da paisagem fosse subjetivo, interno do artista, então minha ultima opção seria a monalisa.

  • Só Jesus na causa.

  • Como assim?? Monalisa é paisagem????

  • A questão é tão fácil que fica difícil.

    Ramón Gómez de La Serna quiz dizer que quem pinta paisagem não precisa fazer uma boa pintura, mas quem pinta retrato tem que fazer, pois a pessoa pode reclamar. Então a resposta é a monalisa.

  • FGV sendo o lixo que é sobretudo em Lingua portuguesa.

  •  

    “O paisagista pinta tranquilo porque a paisagem defronte não se pode aproximar do quadro para ver se está parecida” (Ramón Gómez de La Serna).

    FUI ASSIM E ACERTEI:

    LOGICAMENTE, SOMENTE UMA PESSOA PODERIA SE APROXIMAR DE UM QUADRO PARA VER SE ESTÁ PARECIDA COM A PINTURA FEITA DELA, vendo as opções, somente monalisa se enquadra em um ser que, se estivesse vivo, poderia ver se a imagem pintada se parecia com ela na vida real.

  • Em qual livro de português posso estudar sobre interpretação de quadros?

  • excelente explicação da nova professora

  • O avaliador usou muitas dorgas. 

  • Essa questão é quase de raciocínio lógico. O que ele quis dizer foi que havendo paisagem o pintor não precisa necessariamente pintar bem, porque a mesma não tem como refutar sobre a similaridade, porém quando há uma pessoa no retrato ela pode criticar e dizer que não ficou parecido, logo o pintor tem que necessariamente pintar bem.

  • Olha, já vi de tudo nas questões da FGV, mas essa tá de parabéns

  • ?????????????

  • Cara que questão podre!!!!

    Duas respostas certas, A e B

    A primeira, porque a modelo não pode se mexer em nenhum momento durante a confecção do quadro.

    A segunda, que seria até a mais logica das respostas, já que o que se pintou foi uma paisagem, que claramente não se pode mexer para consultar o resultado.

    E as demais erradas, por se tratarem de cenários ficticios que só existem devido a exteriorização da criatividade dos seus pintores. Com exceção da letra C que é uma expressao das vitimas de um bombardeio na Segunda Guerra   

  • Misericórdia !!!

  • Misericórdia!!
  • Meus Deus!! aí prof. difícil hen!!! pensar assim como vc falou vou acabar a prova em 2025.

     

  • questão lixo, zero objetividade, permite múltiplas interpretações do comando da questão

  • Quando  penso  Q a FGV não  pode mais piorar as questões. ...surge das profundezas esse tipo de questão. 

  • “O paisagista pinta tranquilo porque a paisagem defronte não se pode aproximar do quadro para ver se está parecida”

    Loucura... o que diabos tem a ver pintar uma paisagem e um retrato, 2 gêneros bem distintos, sendo que por mais fiel que seja a representação da pessoa no retrato ainda terá muita subjetividade e abstração inerente ao estilo do artista?!

    E o que diabos é “conceito de boa pintura”?! Só por esse termo poderia marcar letra a ou b ou c ou d ou e... arrisquei no Van Gogh pq é uma paisagem, ele parou e pintou exatamente como descrito na citação do comando da questão, reproduziu o que viu (se a memória não falha é em algum lugar na França; Arles?!), apesar do seu jeito de ver as coisas resvalar no impressionismo abstrato, mas, ainda assim é uma paisagem próxima do naturalismo sugerido pela citação, algo diferente da letra e (Surrealismo) ou da letra d (Cubismo) ou da letra c (Expressionismo Abstrato) ou da letra a (um retrato da Renascença).

  • Só queria ter a coragem de usar a mesma droga que o examinador da FGV.

  • O vídeo da professora explicando essa questão é um clique imperdível... kkkk

  • Pelo amor de Deus, sinceramente, eu não vejo como o português acrescenta algo de fato importante na vida da humanidade. Isso é ridículo. Atraso de vida.

  • Achei estranho essa questão, não nenhuma logica, envolvendo a matéria.

  • Vi muita justificativa da questão mas nimguem chegando acertivamente na resposta ( nem a pofessora do QC que ignoro o "não" no enunciado da questão )

  • Meu Jesus, socorro!!!

  • Felipe Kopke, gostei do seu raciocínio.... passei meia hora analisando a questão. Fiquei entre a A e B, e logicamente marquei B. kkkk. Questão triste :(

  • Meu Deus que questão é essa. 2h depois consegui extrair esses dois verbos "aproximar" e "ver", partindo da lógica de que somente um "ser vivo, ser humano" pode se aproximar e VER a opção que de fato chega mais próxima é o gabarito "A". Mais não se engane não que eu marquei foi a "B". KKKKKKKK

    Bora pra cima galera!!

  • o que é o tal de " cher "que a professora cita? Será que ela quis dizer "ser"?

  • Forçar uma justificativa para o gabarito é fácil.

  • Imagino o cara da fgv vendo a profa tentando explicar a lombra dele kkkkkk

    Nao tem explicação uma viagem dessa...

  • Oh loco meu

  • Agora a fgv forçou a barra de um jeito meu amigo, essa banca deveria ser processada

  • O problema dessa questão, a meu ver, é o enunciado confuso, mal-escrito. De primeira, tinha entendido que o que estava pedindo era uma pintura em que não houvesse a preocupação do elemento retratado se aproximar e ver se estava parecido, logo, uma paisagem, sem qualquer representação humana (ou parecida com humanos, sei lá o que é aquilo deitado no chão na pintura do Dalí). Show, letra B, só que não...

     

    Depois que você entende que com "boa pintura" o enunciado quer uma pintura que a pessoa retratada olharia e pensaria "nossa, tá igual", ou seja, parecida com a realidade, daí beleza, fica fácil, a Monalisa é a única realista. Mas até aí, haja interpretação... Só lendo dez vezes e olhe lá...

  • Vc perde 6 minutos pra uma explicação nada a ver.

    Primeiro concurso bom que eu passar, nunca mais farei FGV, passarei longe.

  • “O paisagista pinta tranquilo porque a paisagem defronte não se pode aproximar do quadro para ver se está parecida” (Ramón Gómez de La Serna).

    A única paisagem que poderia se aproximar do quadro é a mulher (Monalisa), as outras pinturas são abstratas.

    Bons estudos!

  • Querido diário, sem condições...

  • Acertei a questão, porém eu gostaria muito de saber quais são as substâncias que alguns examinadores desta gloriosa banca ingerem ao formularem as assertivas.

  • O trecho diz “O paisagista pinta tranquilo porque a paisagem defronte não se pode aproximar do quadro para ver se está parecida”.

    E se a Monalisa levantasse para ver como tá? rs

  • QUE "VIAGEM" HEIN

  • Nessa questões da FGV o importante é ter uma imaginação fértil.

    A questão fala sobre paisagem. Paisagem é algo muito natural, as alternativas b,c,d,e não parecem ser naturais, por isso eu fui na a.

    Gab: a)

  • Gabarito da questão = letra A

    Ver explicação Girl Concursista e Natália ;)

  • que isso kkkkkkkk

  • O elaborador é doente kkkkkkkk

  • Ah FGV, vai tomar no *!

  • Acertei num bicudo maior do mundo.

    Vot.

    Regra- Errar caladinho e lê comentários lindos e maravilhosos e ficar com inveja sem saber de nada.

    Deus é mais.

    Vou volta para a politica, melhor, vou fazer discurso, melhor.

  • Se respondesse 10 vezes essa questão, erraria em todas.

  • A alternativa "A" foi a primeira que eliminei kkkkkk

  • Desde quando uma pessoa é paisagem? Todas as críticas desconstrutivas do mundo são pouco para os examinadores de português da FGV, excesso de questões subjetivas, de interpretações várias e muitas, mas muitas vezes mesmo SEM NEM UM SENTIDO.

  • RESUMIDAMENTE E A GROSSO MODO:

    Eu errei, pois não prestei atenção no COMANDO da questão, veja só:

    "O conceito de boa pintura que essa frase revela"

    O que seria uma boa pintura? seria a pintura de um ser humano, o qual NÃO é uma paisagem , PODENDO ASSIM RECLAMAR DEPOIS. Logo, ao pintar alguém e essa pintura for fidedigna e ainda famosa e reconhecida mundialmente, como é o caso da MONALISA, essa sim, será uma boa pintura.

  • Pelo teste toxicológico e psicotécnico dos avaliadores da FGV como pré-requisito para elaboração de questão de prova!

    Alguém concorda?

  • Alguém precisa parar essa banca...

    Socorro... kkkkkkkkkkkj

  • Pelo que entendi, e posso estar errado, Monalisa estava parada e não podia verificar o que estava sendo pintado(e ver se o retrato era fiel) o que se encaixa na frase apresentada. HAHAHAHHA não sei se é esse msm o raciocínio certo, mas acertei a questão. FGV faz umas questões muito loucas!

  • Então, vamos lá

    Todas as outras alternativas não existe a possibilidade de o elemento a ser retratado no quadro, olhar e vê se ficou boa

    A única opção é a letra "a" , Pois permite que a monaliza olhe o resultado

    Bom ese foi meu entendimento pra acertar a questão

  • Mas os quadros não são abstratos, minha gente. São todos figurativos. Não é por esta razão o gabarito.