SóProvas


ID
2683810
Banca
FGV
Órgão
TJ-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 - A Copa do Mundo da Rússia só começa no dia 22 de junho, mas a febre dos álbuns com os jogadores das seleções já se espalhou e chegou até ao plenário de uma assembleia legislativa brasileira. O flagrante de dois assessores trocando figurinhas durante uma sessão foi divulgado pelas redes sociais e a cena se espalhou.

No post, que teve mais de 16 mil compartilhamentos e 26 mil curtidas no Twitter, o internauta chega a especular que seriam deputados, mas a direção da casa esclareceu tratarem-se de assessores. “Votação importante hoje (19/02) e os deputados ao invés de estarem trabalhando e fazendo jus ao salário superior a 25 mil reais, estão trocando e colando figurinha da Copa do Mundo em meio à votação. Se eu falasse, ninguém acreditaria”, diz o post.

Outro post com mais de 40 mil compartilhamentos traz um vídeo mostrando que a troca ocorreu enquanto uma deputada discursava sobre uma proposta.

A direção da casa legislativa confirmou que as imagens foram feitas durante a sessão da quarta feira e esclareceu que elas mostram dois “assessores de deputados” trocando figurinhas durante a sessão. “O comportamento não é justificável. Os gabinetes dos deputados aos quais os assessores pertencem, já foram informados, e cabe aos parlamentares decidir como proceder”. (adaptado)

Considerando as informações do texto 2, na divulgação das redes sociais há um conjunto de informações falsas; a informação verdadeira abaixo é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B. É a única alternativa que não traz uma informação desmentida no texto.

    Erro da alternativa C: a troca não ocorreu durante a votação, ocorreu durante um discurso: "Outro post com mais de 40 mil compartilhamentos traz um vídeo mostrando que a troca ocorreu enquanto uma deputada discursava sobre uma proposta."

     

     

     

  • Fake news!

  • Questão que só se acerta por exclusão 

  • Gabarito: "B"

     

    a) deputados trocam figurinhas numa assembleia legislativa;

    Errado. "o internauta chega a especular que seriam deputados, mas a direção da casa esclareceu tratarem-se de assessores."

     

    b) salário de deputados é de mais de 25 mil reais;

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Me corrijam se estiver errada, mas o fato de direção não ter corrigido a informação do internauta faz com que seja verdadeira. Já que, teoriacamente, tudo o que era falso foi dado uma justificativa.

     

    c) troca de figurinhas ocorre durante votação;

    Errado. . Salvo melhor juízo, foram trocadas durante a sessão.

     

    d) assessores de deputados serão exonerados; 

    Errado. Em que pese o comportamento dos assessores não ser justificado, cabe aos parlamentares decidirem. (Além do mais, no texto, não há nenhuma afirmativa de que os assessores foram exornerados)

     

    e) os assessores trocavam figurinhas para os deputados.

    Errado. A única informação que se tem é que "...o internauta chega a especular que seriam deputados, mas a direção da casa esclareceu tratarem-se de assessores." Ou seja, a troca de figurinhas não era, necessariamente, para os deputados.

  • Na pressa não observei sessão e errei .

  • C) Errada.

    Trecho 1: " O flagrante de dois assessores trocando figurinhas durante uma SESSÃO foi divulgado pelas redes sociais e a cena se espalhou. "

    Trecho 2: "Votação importante hoje (19/02) e os deputados ao invés de estarem trabalhando e fazendo jus ao salário superior a 25 mil reais, estão trocando e colando figurinha da Copa do Mundo em meio à VOTAÇÃO. Se eu falasse, ninguém acreditaria”, diz o post.

    Trecho 3: " Outro post com mais de 40 mil compartilhamentos traz um vídeo mostrando que a troca ocorreu enquanto uma deputada discursava sobre uma proposta. "

    Os dois posts afirmam coisas distintas. O primeiro diz que a troca de figurinhas ocorreu durante a votação. O segundo, por sua vez, afirma que a troca ocorreu enquanto uma deputada discursava sobre uma proposta.

    Assim, não houve consenso, entre os posts, se a troca aconteceu durante a votação (na sessão) ou durante o discurso (na sessão).

    Só uma coisa é certa: ocorreu durante a SESSÃO, pois isso foi confirmado pela direção da casa legislativa. "A direção da casa legislativa confirmou que as imagens foram feitas durante a sessão da quarta feira e esclareceu que elas mostram dois “assessores de deputados” trocando figurinhas durante a sessão".

     

    B) Certa. Como NÃO HOUVE retificação, por parte da direção da casa legislativa, sobre o salário dos deputados, a afirmativa é considerada verídica. E, assim, conforme já nos explicou a colega Malu, isso torna a alternativa correta.

    Gabarito: B.

     

     

     

     

  • Não concordo com o gabarito porque deputados não recebem salários, mas sim subsídios.

    CF/88 - Art. 39 4º. O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI.

     

    Em todo o caso fica a informação do site da ALERJ.

    Quanto recebe um deputado estadual?

    "Os salários (isso deve ter sido redigido por algum estagiário) dos deputados estaduais são fixados por lei de iniciativa da Assembleia Legislativa, limitados a 75% dos salários dos deputados federais, conforme determina o artigo 27 da Constituição Federal." (Atualmente, o valor bruto é de R$ 25.322,25)

    http://transparencia.alerj.rj.gov.br/section/report/56

    Fica a discussão.

  • Noooooossa! Fiquei indignado iniciamente, mas o comentário da Camila trouxe a clareza que me faltou!

     

    Grato!

  • Mas luciano salario/subsidio foi uma informação verdadeira trazida pela internauta, aqui o que vale mesmo é a bufunfa que recebem, outra coisa as outras alternativas estão muito ruins

  • Camila eu fui pelo sentido do verbo: troca de figurinhas ocorre durante votação; esse ocorre da uma ideia de que sempre ocorre essa troca de figurinha independente do dia e da hora, da uma ideia de continuidade, foi pensando assim que acertei

  • Até agora não entendi.

  • Erro da Letra C - durante a sessão e não votação.

    Ler o esclarecimento prestado pela direção da casa legislativa.


    Gabarito B

  • Assim que li as opções ia marcar a letra C, até que percebi que a letra B também poderia ser a resposta, então tentei procurar algo nelas que indicasse erro.


    Ao reler o texto, percebi que o erro da letra C é dizer que a troca de figurinhas ocorreu durante uma votação, o que é possível perceber que não é verdade pelo seguinte trecho: "Outro post com mais de 40 mil compartilhamentos traz um vídeo mostrando que a troca ocorreu enquanto uma deputada discursava sobre uma proposta."

    Ou seja, a troca de figurinhas não ocorreu durante a votação, mas sim enquanto era feito um discurso sobre uma proposta, pelo menos foi assim que eu entendi.

  • Fui pelo Raciocínio Lógico, das alternativas a única que temos certeza é:

    B) - salário de deputados é de mais de 25 mil reais

  • Rapaaaaaaaaaaaaaaz

  • Fantástico o comentário da Jess.

  • FGV me quebra com essas questões kkkkkkk