SóProvas


ID
2684401
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na demonstração das variações patrimoniais, serão consideradas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    as receitas e despesas, efetivas. 

  • As receitas correntes, na sua maioria, estão relacionadas com as modificações quantitativas do patrimônio (aumentam a situação patrimonial), ao contrário das receitas de capital que, em sua maioria, estão relacionadas modificações qualitativas do patrimônio, pois decorrem de fatos contábeis permutativos.

     

                  A abordagem patrimonialista da receita orçamentária faz a diferenciação entre receita efetiva e receita não efetiva.

     

                   As receitas efetivas são representadas pelos ingressos de recursos financeiros de natureza orçamentária, em que percebemos o aumento no patrimônio líquido público. Nesse caso, os conceitos da ciência contábil e os da Lei nº 4.320/64 coincidem, por serem as receitas oriundas de fatos modificativos aumentativos, tais como: a receita tributária, serviços, juros etc.

     

                   As receitas não efetivas são representadas pelos ingressos de recursos financeiros de origem orçamentária, que não provocam elevação do patrimônio líquido, por serem oriundos de fatos permutativos. Apesar disso,  a Lei nº 4.320/64 relaciona-os entre as receitas públicas orçamentárias, como por exemplo: receita de operações de crédito, receita de amortização de empréstimos concedidos etc.             

  • Complementando:

     

    Mutações Ativas e Passivas


    Como o próprio nome indica, as mutações ativas e passivas são fatos permutativos decorrentes da execução da despesa e receita. Segundo a doutrina, temos os seguintes conceitos:
     

    Mutação Ativa: representa a incorporação de itens do ativo em decorrência da aquisição de bens e direitos ou a desincorporação de itens do passivo em decorrência do resgate de dívidas, ambas vinculadas à execução do orçamento da despesa não efetiva.

     

    Mutação Passiva: representa a desincorporação de itens do ativo em decorrência da venda de bens e da conversão em espécie de direitos, bem
    como a incorporação de itens do passivo em decorrência da realização de operações de crédito, ambas vinculadas à execução do orçamento da receita não efetiva.
     

     

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Registro dos fatos que afetam o patrimônio público segundo o regime de competência: as variações patrimoniais aumentativas (VPA) e as variações patrimoniais diminutivas (VPD) registram as transações que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido, devendo ser reconhecidas nos períodos a que se referem, segundo seu fato gerador, sejam elas dependentes ou independentes da execução orçamentária.

  • Conforme o MCASP 8ª e Lei 4.320/64

    "Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício". 

    Mas não basta ser receitas orçamentárias e independentes da execução orçamentária. Devem ser efetivas, impactando o PL.

    "Receita orçamentária efetiva é aquela em que os ingressos de disponibilidade de recursos não foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes.

    Impactam o PL positivamente".

    "Despesa orçamentária efetiva é aquela que, no momento de sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade".

    Resolução:

    Portanto, letra A. Os demais itens (B, C, D e E) representam situações como receita ou despesa orçamentária/extraorçamentária que não impactam o PL. Portanto, são fatos permutativos.

    Gabarito A