SóProvas


ID
2685661
Banca
IESES
Órgão
TJ-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

É certo afirmar:

I. Com o falecimento de Fidel Castro em 25 de novembro de 2016, sucedeu-lhe no governo de Cuba o seu irmão Raúl Castro, adotando o regime algumas reformas de perfil liberalizante, flexibilizando o comunismo que há mais de cinco décadas vigora no país.
II. A Rússia, o Irã e a milícia libanesa Hezbollah são os principais aliados do governo comandado por Bashar al-Assad na guerra civil que assola a Síria.
III. Em 2017 completou-se trinta anos do processo que culminou como o fim do apartheid na África do Norte, a política segregacionista que restringiu direitos sociais, políticos e econômicos dos negros e que vigorou por quarenta e quatro anos no país.
IV. A Venezuela enfrenta a pior crise econômica de sua história, com inflação galopante, recessão e aumento da pobreza. Faltam itens básicos nos supermercados, como alimentos, produtos de higiene e remédios. A dependência do petróleo e o controle do Estado sobre os preços e o câmbio são algumas das razões da crise.

Analisando as proposições, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • ERRADA:

    I) FIDEL CASTRO, passou oficialmente o poder do País ao seu irmão Raúl Castro, no ano de 2008, ou seja, bem antes de sua morte;

    III) Em 1994, o Apartheid, oficialmente chegou ao fim na ÁFRICA DO SUL.

     

  • A toda essa recriminação com a população africana de cor escura deu-se o nome de apartheid. Período que durou até 1990.

  • Africa do NORTE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • GAB B

  • ALTERNATIVA B)

     

    > Díaz-Canel é o novo Presidente de Cuba e pela primeira vez em 60 anos, Cuba será governada por uma pessoa de fora da família Castro. Raul Castro, que foi presidente do País entre 2008 e abril de 2018, continuará atuando como secretário geral do Partido Comunista de Cuba até 2021, além de seguir como Deputado Nacional e líder das Forças Armadas.

    > Os principais apoiadores do Governo Macri são Rússia, Irã e a Milícia Hezbollah, enquanto a Turquia, os Eua e a Arábia Saudita apoiam os rebeldes.

    > Em 2017 completou-se 24 anos do fim do Apartheid, um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.

    > Umas das consequências dessa crise econômica na Venezuela foi o crescente fluxo de migrantes e refugiados no Brasil.

  • O Apartheid durou de 1948 a 1994.

  • Causa da crise da Venezuela é basicamente o socialismo... Nada de crise econômica.

  • I. De fato, com o falecimento de Fidel Castro em 25 de novembro de 2016, sucedeu-lhe no governo de Cuba o seu irmão Raúl Castro. Raúl, no entanto, é apontando como um continuísta das políticas econômicas do seu irmão, motivo pelo qual não podemos dizer que ele adotou reformas de perfil liberalizante ou que flexibilizado o comunismo que há mais de cinco décadas vigora no país. ITEM INCORRETO.

    II. Item correto e que ainda será estudado em nosso curso. Mas, de pronto, devemos saber que a guerra que se arrasta na Síria tem apoio, também, da Rússia, do Irã e do Hezbollah. ITEM CORRETO.

    III. A definição de Apartheid está correta, mas o item erra ao dizer que foi uma política segregacionista da África do Norte – foi da África do Sul. O item também erra ao dizer que o fim desta política completou 30 anos em 2017, quando o correto seria 24 anos. Como se trata de questão muito datada, não está em nossa parte teórica, mas, como sempre, vale a leitura. ITEM INCORRETO.

    IV. O item descreve bem a crise enfrentada pela Venezuela. ITEM CORRETO.

    Resposta: B