Os indicadores de saúde são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Se gerados de forma regular e manejados em um sistema dinâmico, os indicadores são instrumentos valiosos para a gestão e avaliação da situação de saúde, em todos os níveis.
Os indicadores mais utilizados são relacionados a morbidade e mortalidade, como a mortalidade infantil e o coeficiente de mortalidade por doenças específicas. Esses dados refletem principalmente a falta de acesso à saúde, ou seja, os indicadores mais empregados se referissem à ausência de saúde.
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Guia metodológico de avaliação e definição de indicadores : doenças crônicas não transmissíveis e Rede Carmem / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Análise de Situação de Saúde . – Brasília : Ministério da Saúde, 2007.
REDE Interagencial de Informação para a Saúde Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações / Rede Interagencial de Informação para a Saúde - Ripsa. – 2. ed. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2008.
https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_conte...:health-indicators-conceptual-and-operational-considerations-section-2&Itemid=0&showall=1&lang=pt