SóProvas


ID
2686948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à hotelaria hospitalar, julgue o seguinte item.


A unidade terceirizada de processamento de roupas de serviço de saúde pode receber orientações da comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH) desse serviço, podendo, ainda, seguir as orientações da CCIH de algum serviço de saúde a que atenda ou adotar outra opção nesse sentido, conforme definido pela administração.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo. Pois o controle é exercido em toda organização independente do departamento, desde que seja para alcançar o objetivo final da Empresa.

  • GAB CERTO 

     

    Controle

        ----> Estabelece padrões e medição de desempenho;

        ----> Compara o desempenho atingido com o almejado;

        ----> Age corretivamente em caso de discrepâncias entre o resultado atingido e o esperado;

        ----> É aplicado em todos os processos, e nos níveis estratégico, tático, operacional.

     

     

    O controle é um processo cíclico composto de 4 fases:

    1 - Definir padrões de desempenho;

    2 - Monitorar desempenho;

    3 - Comparação do desempenho com o padrão estabelecido;

    4 - Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados.

  • O controle tem uma forte relação com o planejamento.

  • Controle está ligado a resultados; resultados sofrem condicionantes direitos e indiretos. Então pode...

  • A unidade de processamento de roupas está sujeita ao controle sanitário pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), conforme definido na Lei n. 9.782, de 26 de janeiro de 1999, tendo em vista os riscos à saúde dos usuários, trabalhadores e meio ambiente relacionados aos materiais, processos, insumos e tecnologias utilizadas. A unidade de processamento de roupas, quando terceirizada, não poderá funcionar sem o alvará sanitário/licença de funcionamento emitido pelo órgão de vigilância sanitária estadual ou municipal. A unidade de processamento deve desenvolver um trabalho pautado nas orientações de uma Comissão de Controle de Infecção (CCIH). As unidades de processamento de roupas que estão inseridas dentro de um serviço de saúde podem receber orientações da Comissão de Controle de Infecção desse serviço. Já aquelas unidades terceirizadas e que são localizadas extras serviço de saúde podem seguir as orientações da CCIH de algum serviço de saúde a que atende ou outra opção conforme definido pela sua administração.


    Bibliografia Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Processamento de roupas em serviços de saúde: prevenção e controle de riscos / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2009. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9782.ht...


    Gabarito do Professor: CERTO.