SóProvas


ID
2686954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à hotelaria hospitalar, julgue o seguinte item.


A terceirização dos serviços hospitalares facilita às unidades de saúde o foco na sua atividade fim. Um dos tipos de terceirização, a desverticalização consiste em passar funções para o fornecedor externo especializado que, atuando em suas próprias instalações, manufatura partes e componentes especificados pelo contratante.

Alternativas
Comentários
  • A desverticalização da gestão das empresas aparece como uma alternativa para dinamizar a atividade organizacional. A revisão dos processos é uma conseqüência natural, assim como as necessidades de alteração no perfil profissional, a relocação de pessoas e a redistribuição de tarefas. A redução de custos com a força de trabalho aparece como uma intenção inicial, porém a gestão horizontalizada vai além das propostas de redução de custos, impacta todo o processo de gestão.



  • PARA QUEM QUISER APROFUNDAR:

    https://youtu.be/ZY7OhfT-Dik?t=103

  • A unidade de processamento da roupa de serviços de saúde é considerada um setor de apoio que tem como finalidade coletar, pesar, separar, processar, confeccionar, reparar e distribuir roupas em condições de uso, higiene, quantidade, qualidade e conservação a todas as unidades do serviço de saúde1. Ela exerce uma atividade especializada, que pode ser própria ou terceirizada, intra ou extras serviço de saúde, devendo garantir o atendimento à demanda e a continuidade da assistência. Um aspecto que atualmente tem influenciado a prática do processamento de roupas refere-se à tendência a se terceirizar esse tipo de atividade. Muitos serviços de saúde têm optado por essa prática abstendo-se, assim, da preocupação com a sua administração, além do ganho de espaço físico para outras atividades relacionadas à assistência direta à saúde.

    Bibliografia Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Processamento de roupas em serviços de saúde: prevenção e controle de riscos / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2009.

    Gabarito do Professor: CERTO .