REPRESENTAÇÃO PRIMÁRIA DO CONHECIMENTO:
- Refere-se a representação feita pelos autores no momento da expressão dos resultados de seus pensamentos, estes derivados de observações metódicas da natureza e dos fatos sociais, utilizando-se das linguagens disponíveis no contexto da produção e comunicação de conhecimentos.
- Registro do pensamento em um suporte documental, incluindo as etapas de percepção, identificação, interpretação, reflexão e codificação;
- Ato de se conhecer um novo ser ou coisa, ou aprofundar-se no conhecimento de um ser ou uma coisa já conhecida.
- Os seres expostos ao processo de conhecimento, ou seja, os seres sobre os quais se pensa, sobre os quais se enuncia e sobre os quais se constrói um conceito, integram a essência do campo que os filósofos denominam de ontologia: universo de todos os seres concretos e abstratos existentes.
- Os produtos finais são constituídos de conceitos sobre os seres, formando o conhecimento, conceitos mais ou menos intensamente detalhados, codificados através de uma linguagem simbólica.
REPRESENTAÇÃO SECUNDÁRIA DO CONHECIMENTO:
- Deriva da representação primária.
- Ocorre quando, após produzidos, os registros de conhecimentos constantes de documentos passam a integrar acervos de arquivos, bibliotecas, serviços ou centros de documentação/informações, sendo então novamente representados, visando-se à sua inclusão em sistemas documentais referenciais.
- Tem por objeto prioritário não o acervo da ontologia, das coisas e seres existentes, mas o acervo de conhecimentos sobre essas coisas e seres, objetos da epistemologia.
- Na representação secundária, prática essencial nos sistemas de informações documentais, esses mesmos conceitos constantes dos registros primários são sucintamente identificados em seus elementos constitutivos fundamentais, escolhendo-se os pontos de acesso fundamentais que garantem a representação desse conhecimento (documento) para fins de futura recuperação.
Informações extraídas do texto: "REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EM TEMPO E ESPAÇO DIGITAIS."
A questão aborda conceitos ligados à representação do conhecimento.
A representação do conhecimento é tradicionalmente dividida na literatura da área em duas categorias: primária e secundária.
A representação primária é aquela envolvida na produção dos documentos, originária do pensamento do autor e registrada em um formato documental particular. O conhecimento neste formato se aproxima mais de uma estrutura ontológica, com relações múltiplas não determinadas necessariamente por uma hierarquia, mas sim pelos diversos aspectos e facetas do conceito desenvolvido.
A representação secundária, por sua vez, consiste na organização do conhecimento produzida na representação primária. É a integração do conhecimento dentro um acervo ou coleção de uma unidade de informação na qual ele será representado utilizando uma metodologia própria (catalogação, indexação, classificação, descrição, etc) de acordo com a finalidade da unidade.
A epistemologia é a base para esta representação, visto que são considerados todos os aspectos e relações do conhecimento produzido do ponto de vista científico.
Logo, a representação primária não está ligada a epistemologia e sim a ontologia.
Gabarito do Professor: ERRADO .