-
subsidiar
/si/
verbo
1. transitivo direto dar subsídio a; subvencionar, financiar."o governo deixará de s. o trigo" 2. transitivo direto contribuir com subsídio para; auxiliar, ajudar."s. a campanha contra a mortalidade infantil"
-
Os gestores, em quase totalidade, consideravam que os objetivos dos estudos de usuários seriam subsidiar a educação dos usuários de modo a torná-los capazes de conhecer as suas necessidades de informação, acessar essas informações, avaliá-las criticamente e usá-las com a devida ética e de maneira bem sucedida.
Fonte: CARVALHO, Fernanda Cordeiro de.; AMARAL, Sueli Angélica do. Educação e estudos de usuários em bibliotecas universitárias brasileiras: abordagem centrada nas competências em informação. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). São Paulo: USP, 2008. Acesso em: 14 fev. 2019. Disponível em: http://twixar.me/jnQ3
-
Discordo do gabarito, uma vez que colocar "o objetivo" no singular dá a entender que não existem outros objetivos além desse, como dar subsídios para o desenvolvimento de coleções ou para adequação de serviços, por exemplo.
-
Essa não seria a definição de competência informacional?
-
Complementando Suzane Lima...
Objetivo Geral
Tem como objetivo básico o levantamento de dados relativos a necessidades e deficiências de mercado, antes apenas cogitadas, podendo ser centrado no usuário ou nos serviços oferecidos por uma empresa.
Objetivos específicos
São objetivos específicos de um estudo de usuário:
→ levantar, através de dados e respostas, deficiências ou qualidades de uma empresa;
→ traçar perfis táticos dos usuários dos serviços ou consumidores dos bens de uma instituição;
→ influir, através do relatório de pesquisa, no planejamento tático da empresa;
→ avaliar serviços e bens de consumo junto ao mercado.
(TARAPANOFF, 1995, p. 108).
-
O enunciado traz um dos objetivos do estudo de usuários, relacionado à competência informacional. Por meio da educação dos usuários, é possível torná-los capazes de conhecer as suas necessidades de informação, acessar essas informações, avaliá-las criticamente e usá-las com a devida ética e de maneira bem-sucedida. (comentário da prof. Ana Patrícia)