-
CERTO.
Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas.
Assim, esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis.
As medidas representam o equilíbrio entre os diversos indicadores externos e as medidas internas dos processos críticos de negócios (como a inovação, o aprendizado e o crescimento).
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/3949/o-que-e-balanced-scorecard
-
O Balanced Scorecard é uma medida de desempenho baseada em indicadores, os quais deves estar em equilíbrio.
A sigla BSC pode ser traduzida para Indicadores Balanceados de Desempenho, indicando que a escolha dos indicadores de uma organização não se restringirem unicamente no foco econômico-financeiro, as organizações também se utilizam de indicadores focados em ativos intangíveis como: desempenho de mercado junto a clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovação e tecnologia. Isto porque a somatória destes fatores alavancará o desempenho desejado pelas organizações, conseqüentemente criando valor futuro. É um equilíbrio de indicadores.
Perspectivas sob as quais esse método avalia o desempenho de uma organização:
- Financeira;
- Clientes;
- Processos internos;
- Aprendizado e Crescimento.
-
Correta.
-
Figura adaptada do Kaplan&Norton (1996):
-
Trecho retirado do Livro Administração Geral para Concursos, Prof. Rodrigo Rennó- 2013, página 78, em que ele cita Kaplan e Norton:
Empresas inovadoras estão usando o balanced scorecard como um sistema de gestão estratégica, para gerenciar sua estratégia no longo prazo. Eles estão utilizando o scorecard para realizar estes processos críticos:
1. clarificar e traduzir a VISÃO e a estratégia;
2. Comunicar e ligar os objetivos estratégicos às medidas;
3. planejar, estipular metas e alinhar as iniciativas estratégicas;
4. aumentar o feedback estratégico e o aprendizado.
Definição de missão e visão no mesmo livro:
MISSÃO: É a razão de existir de uma organização. o motivo pelo qual ela foi criada, o que ela veio contribuir ou resolver na sociedade.
VISSÃO: É um destino desejado. Aonde à organização quer chegar.
Na questão fala que traduz a missão e estratégia. Fiquei sem entender.
Por favor alguém poderia explicar, desde já agradeço.
FORÇA SEMPRE
-
Também estudei que, segundo Kaplan e Norton, o BSC compreende a tradução da VISÃO e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho.
-
Eu tbm queria perguntar sobre isso. Não sou da área de ADM, mas pelas aulas que estou tendo, o BSC não tem nada a ver com traduzir a missão da empresa... Errei a questão por isso.
-
Sobre Visão x Missão,
Segundo o prof. Rafael Encinas:
"Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas.
Assim, esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis.
As medidas representam o equilíbrio entre os diversos indicadores externos (voltados para acionistas e clientes), e as medidas internas dos processos críticos de negócios (como a inovação, o aprendizado e o crescimento)."
-
Marquei errado. Mas pensando por outro lado a missão informa à sociedade a razão de ser da organização, qual seu objetivo social. Sendo assim, para oferecer produtos de qualidade aos clientes (um item da missão de várias empresas) a organização deve se preocupar com este cliente e com os processos de produção, onde entrar o BSC. Somente assim consegui enxergar uma ligação.
-
Vejam esse vídeo no youtube Balanced Scorecard na gestão estratégica
https://www.youtube.com/watch?v=YdFRecJv4nQ
-
Ano: 2010
Banca: CESPE
Órgão: MS
Prova: Administrador
O BSC cria um contexto para que as decisões estejam relacionadas com a estratégia e a visão organizacional.
Gabarito: Certo
Aparentemente, baseado nessas duas questões, a CESPE considera que tanto missão quanto visão se relacionam com o BSC.
Sinceramente, eu sou formado em Administração de Empresas e quem cursou essa faculdade sabe que não existem verdades absolutas em administração e que muitos desses conceitos usados mudam de acordo com o o autor que esta vendendo mais livros no momento. Por isso, me causa indignação o fato das bancas usarem indiscriminadamente esses conceitos sem que elas mesmas firmem uma posição, o que torna impossível saber que linha de pensamento elas seguem.
Mas específicamente sobre missão e visão, apesar da teoria dizer que missão é o que a empresa é (faz) e visão é aquilo que ela quer ser, se você de fato ler as missões e visões das empresas, vai ver que muitas vezes elas se confundem. Por isso, a minha dica é que em geral, aquilo que se aplica a missão também se aplica a visão, a não ser que a questão esteja tratando específicamente sobre as diferenças teóricas entre as duas.
-
Complementando.
BSC (Balanced Scorecard): é uma sigla que pode ser traduzida para Indicadores Balanceados de Desempenho. O termo “Indicadores Balanceados” se dá ao fato da escolha dos indicadores de uma organização não se restringirem unicamente no foco econômico-financeiro, as organizações também se utilizam de indicadores focados em ativos intangíveis como: desempenho de mercado junto a clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovação e tecnologia. Isto porque o somatório destes fatores alavancará o desempenho desejado pelas organizações, consequentemente criando valor futuro. Portanto, a partir de uma visão balanceada e integrada de uma organização, o BSC permite descrever a estratégia de forma muito clara, por intermédio de quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento. Sendo que todos se interligam entre si, formando uma relação de causa e efeito.